A Universidade Católica Portuguesa lança plataforma para a internacionalização para apoiar as empresas portuguesas

Sexta, Março 26, 2021 - 16:31

Os desafios da globalização, sustentabilidade e transformação digital, a par do contexto de incerteza e volatilidade agravado pela pandemia Covid-19, obrigam a repensar os modelos de negócio para a internacionalização, a relação com o cliente e a gestão do talento, entre outros temas centrais. Razões pelas quais a Universidade Católica Portuguesa e a Católica Lisbon School of Business & Economics vão lançar uma Plataforma para a Internacionalização, cujo objetivo passa por alavancar a internacionalização e o crescimento das empresas portuguesas. Trata-se de uma iniciativa colaborativa que prevê a partilha de conhecimento e a exploração de sinergias.

A Plataforma para a Internacionalização da Universidade Católica Portuguesa arranca com a participação de três empresas portuguesas de referência no contexto de internacionalização e que fazem parte do núcleo fundador deste projeto: a Sumol-Compal, a Delta e o Grupo Tecnimede. Empresas com experiência internacional sólida, mas que estão abertas a novos modelos de internacionalização. De acordo com Margarida Ramalho, docente-convidada da Universidade Católica Portuguesa e Diretora Executiva para a Iniciativa, “vamos produzir conhecimento a partir da realidade das empresas portuguesas e fazer benchmarking internacional. As empresas do núcleo fundador vão constituir os nossos primeiros casos de estudo e projetos piloto”. Esta iniciativa é de âmbito nacional e multissectorial, dirigida a todas as empresas e, sobretudo, a empresas de média dimensão com elevado potencial de crescimento através da internacionalização.

A Plataforma para a Internacionalização pretende assim, em colaboração com as empresas que já fazem parte do núcleo fundador, criar abordagens apelativas para desenvolver as competências dos atuais líderes empresariais e incentivar as novas gerações de gestores a abraçarem carreiras internacionais em empresas portuguesas.

Miguel Athayde Marques, Vice-Reitor da Universidade Católica, Professor de Gestão e Diretor Académico para a Iniciativa, salienta que “a plataforma foi concebida em prol do ecossistema empresarial português, mas também beneficiará a universidade, cumprindo-se a sua missão formativa e transformadora da sociedade”.

A Plataforma para a Internacionalização - CATÓLICA INTERNATIONAL BUSINESS PLATFORM - vai ser apresentada no próximo dia 30 de março, pelas 17h00, em formato digital, com a presença da SUMOL-COMPAL, da DELTA, e do Grupo Tecnimede.