Passar para o conteúdo principal

Anabela Silva

Marketing, Communication and Advocacy Manager
BP Portugal
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

Conhecer as diferentes dimensões de um negócio responsável em que se descobre uma nova linguagem das empresas que pretendem ter um papel ativo na promoção da sustentabilidade de todo o ecossistema que nos rodeia. Aprender a ser agente da mudança com a plena consciência dos impactos das nossas decisões e descobrir o valor da inovação social. Estas são algumas das reflexões que faço da minha participação num programa que considero ser absolutamente crítico na educação ou reeducação de todos os agentes económicos do presente e com ambição de futuro! Foi ainda uma oportunidade singular de partilha de experiências diversificadas num ambiente muito especial que promoveu um espírito de grupo, único, para todos os que fizeram parte da primeira edição do programa “Responsible Business”! Parabéns ao corpo docente e à Universidade Católica.

Cristina Casais Ribeiro

Técnica Senior
Banco Montepio
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

A 3ª edição do Programa “Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva”, deu-me os fundamentos do atual paradigma da sociedade, na qual as organizações se têm que posicionar para marcar presença nas gerações vindouras.
 
Desde a raiz, o conhecimento da Razão de Existir, o “Purpose”, à sua incorporação no exercício de Liderança, o seu desenvolvimento no desenho do Modelo de Criação de Valor, sem esquecer a imprescindível comparticipação para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas, são exemplos das aprendizagens proporcionadas nesta formação para executivos que, fortemente, recomendo.

Duarte Meirelles

Diretor Relações com Investidores e Responsabilidade Social
José de Mello
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

O sucesso das empresas no presente e no futuro será unicamente garantido por aquelas que assumam como seu propósito as preocupações ambientais, sociais, económicas e éticas, e com uma visão integrada de todos os stakeholders. Foi através do programa Responsible Business : próxima fonte de vantagem competitiva, que aprofundei mais este tema, não só pela excelente equipa docente mas também pela partilha  com colegas provenientes de várias áreas de negócio. Foi um período muito intenso pela riqueza do tema e que provocou um entusiasmo contagiante entre as equipas de trabalho. Recomendo vivamente, a frequência deste programa. Muitos parabéns à Católica – Lisbon por esta iniciativa.

Isabel Martins Silva

Coordenadora de Comunicação | Responsabilidade Social
UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

A participação neste programa abre horizontes para uma abordagem dos negócios em que o impacto representa um fator determinante para a diferenciação no mercado. Depois desta formação, acredito –  mais do que nunca  – que as empresas com propósito irão ditar tendências e estar no centro das escolhas do consumidor.
 
A formação de Responsible Business dá a conhecer uma visão holística das várias componentes de um negócio responsável e destaca-se pela partilha de exemplos práticos de aplicabilidade dos conceitos de sustentabilidade nos negócios.

João Campos

Técnico Superior
EDP, S.A.
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

A crescente preocupação da sociedade com as questões ambientais e sociais leva a que as empresas incorporem cada vez mais a sustentabilidade na sua estratégia de negócio. O programa Responsible Business aborda a responsabilidade social corporativa - ambiental, social, económica e governance - estimulando o debate e a participação dos formandos em torno destes temas. O corpo docente de excelência e o grupo de formandos com diversos backgrounds contribuiu de forma decisiva para o enriquecimento das sessões. Recomendo a todos os que queiram adotar um modelo de gestão e de negócio responsável. 

José Costa Pereira

Diretor Energia
Veolia Portugal, S.A.
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

A melhor forma de definir planos de negócios é projetar como nos verão enquanto empresa no futuro e todos estamos de acordo que não há quem não aspire ser percebido como aquele que faz negócios de forma responsável, ética, onde seja clara a forma como age com respeito pelo ambiente e pelas pessoas.
 
O Prof. Nuno Moreira da Cruz, que tem perfeitamente alinhado o discurso com a ação e com a sua experiência em empresas de topo, conduz-nos de forma clara pelos caminhos da sustentabilidade enquanto estratégia, inspirando, promovendo a troca de experiências e, sobretudo, inquietando-nos.
 
O efeito do programa Responsible Business prolonga-se muito para além do tempo em que decorreu, é um plano de negócios para a vida.

Luísa Manso

Head of Business Development
BYCOM
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

Integrar esta 1ª edição do programa “Responsible Business” foi uma experiência de aprendizagem muito pessoal que transformou profundamente a forma como encaro o papel das empresas e de cada um de nós na sociedade. Aprender como ir ao encontro das expectativas, cada vez mais exigentes, de todos aqueles que nos rodeiam e, fazê-lo de forma continuada, significa conhecermos exatamente quais os nossos valores e qual o propósito implícito em cada ação que praticamos. Esta é a minha definição de sustentabilidade. Sem esta visão estratégica nenhuma empresa poderá alcançar o seu potencial máximo. Muito obrigada. 

Luísa Xavier

Diretora Planeamento e Controlo
Montepio Geral Associação Mutualista
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

Ético, Responsável e Social, três palavras para definir o Programa.
Ético - aborda e discute temas relevantes e atuais como a sustentabilidade ou a aplicação de uma estratégia de sustentabilidade ou como esta pode criar valor a empresa e para o meio ambiente.
Responsável – programa muito bem estruturado assente na troca de ideias e na partilha de experiências entres todos os participantes. Sendo, ainda, de relevar a excelência e a diversidade de experiências do quadro docente.
Social – cria uma rede de dinamizadores de sustentabilidade. Os participantes ganham uma motivação adicional para a implementação de estratégias de sustentabilidade no seu dia a dia, na sua empresa ou na sua região.

Paulo Matias

Business Line Manager
ABB
Responsible Business: a Sustentabilidade como Estratégia

Participar nesta formação de executivos na Católica foi uma decisão de que muito me orgulho: o net-working, os testemunhos dos participantes e convidados e tudo o que se falou ao longo das várias sessões, foram dum enriquecimento pessoal tremendo. O despertar duma consciência (que já tinha de alguma forma, mas que foi amplamente estimulada), recomendo totalmente, quantos mais partilharmos deste conhecimento, melhores serão as empresas onde trabalhamos e, inerentemente, o mundo onde vivemos.

Raquel Henriques

Communication and Sustainability Manager
Rovensa
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

Participar no programa ‘Responsible Business’ foi uma oportunidade para refletir, debater e olhar para a sustentabilidade como ela deve ser vista: ‘com responsabilidade e da responsabilidade de todos’. Todos somos chamados a agir. Inclusivamente as empresas. É chegado o momento em que as empresas são chamadas a assumir um propósito maior: a responsabilidade de gerar valor partilhado para todos os seus stakeholders, desde os seus colaboradores aos seus fornecedores e clientes, e de consequentemente gerarem valor económico para os seus shareholders. Purpose and Profit são à data de hoje conceitos indissociáveis no tecido empresarial. E foi notório, nos diferentes estudos de caso analisados ao longo do programa, que as empresas que têm o forte propósito de ter um impacto positivo no mundo de hoje, incorporando a sustentabilidade no seu modelo de negócio, estão mais bem posicionadas para o amanhã: ‘doing good is a good business’.

Sandra Pombo

Global Brand & Communications Director
Efacec
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

O curso de Responsible Business oferece uma visão clara sobre os desafios que as empresas, assim como a sociedade em geral, enfrentam perante alterações climáticas, cujo impacto prejudica o planeta, as pessoas e os negócios e que requerem obrigatoriamente uma nova forma de atuação, individual e coletiva. Mas mais importante ainda, este curso, que é relevante para todos os setores empresariais e funções, demonstra como uma atuação responsável é o caminho para assegurar a competitividade empresarial e criar geração de valor.

Sofia Karayianni

Media Relations and Marketing
Euronext Lisbon
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

No espaço de tão pouco tempo, a incorporação da sustentabilidade no centro da decisão corporativa passou de side-show filantrópico a must-be. No mercado de capitais, em particular, já não é possível não falar ESG.  Faz sentido enumerar o que se ganha com uma formação em Responsible Business? Claro que sim.  Uma ferramenta valiosa, um programa relevante e atual, que se transporta de forma material para o sector de trabalho de cada um, a partilha de experiências com colegas. Mas o que me marcou realmente foi o que ficou até aos dias de hoje - uma nova rede de pessoas extraordinárias, que me continua a inspirar e a motivar a trabalhar com um novo sentido de propósito: fazer a diferença.

Susana Gonçalves

Chefe de Divisão Municipal de Gestão Integrada e Desenvolvimento Organizacional
Câmara Municipal do Porto
Responsible Business: Próxima Fonte de Vantagem Competitiva

Um corpo docente de comprovada qualidade, uma experiência recompensadora que recomendo a todos aqueles que busquem aprofundar a sua formação na área.
 
Aprendemos a estar mais conscientes e preparados para os desafios que surgem nas nossas organizações, nomeadamente na área da sustentabilidade, encontrando novos caminhos, pensando em conjunto criando novas estratégias, redes e laços que nos ajudem a prosseguir com a nossa missão.

Contactos

Formação de Executivos - Programas de Inscrição Aberta

Andreia Hidalgo

E-mail: andreia.hidalgo@ucp.pt

Tel: (+351) 215 906 000

 

 

ALTA DIGITAL