Comunicação e Impacto Interpessoal

E-mail: andreia.hidalgo@ucp.pt

Horário: 3ª e 5ª feiras, das 14H às 18H

Duração do Programa: 5 semanas | total de 46 horas

“You can have brilliant ideas, but if you can’t get them across, your ideas won’t get you anywhere.”
(Lee Iacocca)

De facto, uma ideia brilhante pode não passar à prática se não for comunicada com impacto. Mas fazê-lo não é fácil nem automático, pelo contrário é algo que se treina e aperfeiçoa, num esforço para evitarmos cometer os mesmos erros continuadamente. Não é um mero conjunto de truques, jogadas e manipulações, mas sim o resultado dum trabalho sério, focado e contínuo.

Para termos êxito neste esforço de melhoria é fundamental conhecermos e aplicarmos um conjunto de princípios, estratégias e ferramentas de comunicação, persuasão e cooperação. Tudo isto integrado numa mudança de mindset, em que mais do que querermos ter razão, queremos resolver problemas, mais do que ganhar a conversa queremos garantir o entendimento.

O programa Comunicação e Impacto Interpessoal foi concebido para proporcionar o desenvolvimento de competências comportamentais para operacionalizar esta alteração de paradigma, numa lógica de alavancar os nossos pontos fortes e investir nas nossas áreas de melhoria.

Principais Benefícios

• Perceber o impacto da forma como comunicamos na capacidade de persuadir;
  • Saber verdadeiramente escutar para perceber e não apenas para responder;
  • Conseguir usar a empatia para compreender e transmitir emoções;
  • Saber alavancar a comunicação não-verbal para reforçar a mensagem;
  • Melhorar a forma como comunicamos de forma cooperativa em contexto virtual;
  • Conseguir gerir e resolver conflitos sem criar vencedores e vencidos.

Metodologia

Para desenvolver competências comportamentais é necessário seguir uma metodologia que contemple os seguintes aspetos:

• Compreender os conceitos que estão na base dessa competência;
  • Ter oportunidades para praticar essa competência;
  • Receber feedback;
  • Usar essa competência repetidamente para a adicionar ao reportório individual.

Sendo assim, este programa segue uma abordagem experiencial em que as competências e respetivos conceitos subjacentes são apresentados de forma estruturada e sequencial, proporcionando aos participantes múltiplos cenários de aplicação através de mini-casos, role-plays, vídeos pedagógicos e gamification (p.e. kahoot sessions).

Para complementar e potenciar esta metodologia experiencial, o programa dispõe duma ferramenta de Feedback 360º que os participantes irão utilizar e analisar, nomeadamente numa sessão de Coaching Individual.

Filipa Roldão

Brand Manager
Renova
Leading Brands: Programa de Branding e Gestão de Marcas
"O programa Leading Brands conjuga o melhor dos fundamentos de marketing com a agilidade mandatória em gestão de marca."

Eventos relacionados

Out