Programa Geral de Gestão (PGG)

Tânia Sousa

E-mail: tania.sousa@ucp.pt

Tel: (+351) 217 227 801

Edição de 2021 (presencial)
1º intake: início a 9 de janeiro de 2021 (ESGOTADO)
2º intake: início a 16 de janeiro de 2021 (ESGOTADO)
3º intake: início a 6 de fevereiro de 2021 (Últimas candidaturas)

Calendário: disponível aqui

Horário: sábados, 9h-13h e 14h-18h30

Duração: 143 horas

Os participantes poderão optar por uma formação generalista ou por uma especialização em Marketing ou Finanças.

candidaturas a decorrer

O PGG - Programa Geral de Gestão, tal como o PAGE - Programa Avançado de Gestão para Executivos, proporciona uma formação geral em Gestão de Empresas. Diferencia-se, porque se destina a dirigentes e quadros de empresas, de faixa etária, em geral, mais jovem, com elevado potencial e talento, e que pretendem capacitar-se para serem futuros Gestores. É dirigido a profissionais de áreas diversificadas, que não tenham formação em Gestão.

O programa tem uma primeira parte generalista (módulos do Tronco Comum), em que se abordam as áreas fundamentais da Gestão, e uma segunda dedicada a módulos de aprofundamento nas áreas de Marketing e Finanças. Apresenta ainda um conjunto de Fóruns em temáticas atuais e de grande relevância.

Formato compatível com a atividade profissional

O PGG foi concebido num modelo de formação totalmente compatível com uma atividade profissional a tempo completo, envolvendo sessões presenciais, quinzenalmente, aos sábados, e a utilização de uma plataforma online. O programa pode ser iniciado em janeiro, fevereiro, março, abril ou maio.

Um programa modular e flexível

Cada participante deverá frequentar 8 Módulos e 2 Fóruns, sempre com recurso a uma metodologia facilitadora da gestão do tempo e da aprendizagem online.

Principais Benefícios

• Adquirir uma perspetiva integrada das funções de Gestão e do funcionamento das empresas e organizações;
  • Expandir a sua rede de contactos com quadros em ascensão noutras empresas;
  • A metodologia permite compatibilizar uma formação de qualidade com uma vida profissional e pessoal intensa;
  • Poder escolher os módulos que melhor se adequam ao desenvolvimento da sua carreira.

Funcionamento do Programa

O PGG pressupõe a frequência de 8 Módulos, cada um com a duração de duas sessões presenciais na Faculdade, dois sábados em cada mês das 9:00 às 18:30, e um sábado por cada Fórum, sempre com recurso a uma metodologia facilitadora da gestão do tempo e da aprendizagem à distância, o B-Learning.

Flexibilidade na escolha da Especialização

Os participantes poderão optar por uma formação em generalista (Gestão) ou por uma especialização em Marketing ou Finanças.

Formação em Gestão de Empresas: 8 Módulos + 2 Fóruns

Especialização: 4 Módulos do Tronco Comum + 4 Módulos de uma área de Especialização + 2 Fóruns

Formação Generalista em Gestão

Destina-se a quadros que pretendam adquirir uma visão abrangente das várias áreas funcionais de gestão de uma empresa. Envolve uma maior componente de módulos do Tronco Comum.

Especialização em Marketing

Destina-se a quadros ligados à atividade comercial, bem como aqueles que, mesmo trabalhando noutras áreas funcionais, sintam a necessidade de uma melhor compreensão das realidades desta área.

Especialização em Finanças

Destina-se a quem esteja envolvido na tomada de decisões financeiras, quer a nível empresarial, quer no campo mais específico das áreas financeiras.

Metodologia B-Learning

1. Sessões presenciais nas instalações da Faculdade, em Lisboa, onde se desenvolvem trabalhos em grupo, expõem temas, realizam seminários de alto nível, apresentam vídeos temáticos e utilizam jogos de Gestão. É também nestas sessões presenciais que se avaliam os conhecimentos adquiridos, através de exames e trabalhos práticos individuais e grupais;

2. Suporte online permanente, sendo facultado a cada participante o acesso a uma plataforma que permite a comunicação contínua entre participantes e docentes, bem como a consulta de importantes materiais de apoio como as apresentações dos docentes nas aulas, textos de apoio, resolução de exercícios e aplicações interativas;

3. Materiais didáticos desenvolvidos especificamente para este fim, pela equipa de docentes.​

Nuno Constantino

Global Solution Manager
Nokia Siemens Networks