Formato:
Blended
O atual contexto regulatório europeu impõe novos deveres e novos desafios às empresas, de modo crescente e urgente, relativos ao desenho, à decisão e à aplicação de estratégias de sustentabilidade, bem como ao cumprimento de exigências ambiciosas de reporte de sustentabilidade.
Neste contexto, o programa para executivos "ESG Strategy and Reporting" apresenta-se como um programa inovador em Portugal, que pretende responder de forma prática, complementada com testemunhos concretos, às necessidades de conhecimento aprofundado por parte de líderes, decisores, consultores e operacionais, relativamente às obrigações e aos deveres regulatórios vigentes, incluindo, entre outras, o cumprimento dos deveres de reporte ao abrigo da CSRD (Corporate Sustainability Reporting Directive), a utilização de standards obrigatórios, nomeadamente o ESRS (European Sustainability Reporting Standards), bem como a aplicação da Taxonomia europeia.
Os novos deveres regulatórios europeus comportam um efeito sistémico e transversal. Centram-se na prestação de informação, mas obrigam igualmente a uma definição estratégica. Não afetam apenas as grandes empresas ou empresas financeiras e cotadas, dado que atingem também todas as empresas na cadeia de valor destas, designadamente PME. É preciso, portanto, preparar e capacitar todas as empresas para um novo paradigma estratégico, regulatório e de informação.
O lançamento deste novo programa de executivos procura precisamente contribuir, de uma forma prática, integrada e atual para as respostas das empresas neste novo quadro regulatório de sustentabilidade, cuja preparação deve começar imediatamente. O programa é desenvolvido com o apoio dos melhores profissionais, num quadro interdisciplinar, numa articulação entre a Católica Business School e a Faculdade de Direito no âmbito dos Cursos para Executivos da Universidade Católica Portuguesa.
Inclui colaboração de:
Apoio:
C-Suites – Líderes com capacidade de decisão sobre estratégia, planos de sustentabilidade, reporte financeiro e de sustentabilidade, informação a investidores e reguladores, entre outros;
Membros de órgãos de administração e supervisão, não-executivos (NED – non executive directors)
Diretores – Diretores de sustentabilidade, Diretores de Investor Relations, ESG Officers, gestores de equipas operacionais, com impacto no conteúdo de planos de transição e sustentabilidade e reportes financeiros e de ESG, nomeadamente que sejam focal point de interação com o órgão de administração, com auditores, entidades certificadoras e reguladores.
Consultores/Auditores – Prestadores de serviços na área de ESG, compreendendo designadamente auditores, certificadores, avaliadores, agentes de Rating e outro tipo de consultores ESG.
Compreender o novo quadro regulatório europeu relativo ao ESG, a sua aplicação, calendário, aspetos críticos, e as implicações em termos de recolha e organização da informação e do respetivo impacto no desenvolvimento da estratégia e na governação societária.
Analisar e aprofundar os processos para obtenção de conteúdos de reporte, a definição de estratégias ESG, definição de planos de sustentabilidade e transição, medição de variáveis incluindo emissões, entre outros.
Discutir as melhores práticas, com casos concretos, tendentes a um reporte ESG de elevada qualidade.
Preparar a base dos primeiros reportes e definir o que é crítico para a respetiva continuidade.
Partilhar, em termos presenciais, as experiências profissionais de âmbitos diversos e complementares de adaptação ao novo enquadramento regulatório, num ambiente académico único, no campus da Universidade Católica Portuguesa.
- Formação prática, com exercícios que facultem experiência aplicativa
- Formação de conteúdos maioritariamente em português
- Análise de leading cases
- Acompanhamento permanente e transversal da equipa de direção
- Testemunhos práticos de empresas de referência
- Articulação com Católica Innovation Lab
Andreia Hidalgo