Formato:
Presencial
A adopção de novas soluções tirando partido das tecnologias digitais passou a fazer parte da vida das organizações públicas e privadas e foi acelerada pela pandemia. Controlada a pandemia, quando as organizações consolidavam os desenvolvimentos feitos sob grande pressão, surge o fenómeno chatGPT, que em seis meses passou de ferramenta desconhecida a adoptada por mais de 100 milhões de pessoas, evidenciando que o crescimento exponencial das tecnologias de informação está longe de desacelerar, tornando a “transformação digital” cada vez mais relevante e promovendo-a a processo contínuo de qualquer organização.
Isto significa integrar o digital na visão de negócio da organização, desenvolvendo novos serviços e produtos que ofereçam maior valor e promovam uma economia sustentável, acessível e inclusiva, num roadmap claro, capaz de motivar e mostrar o caminho a toda a equipa.
O propósito deste programa é capacitar os participantes para liderar processos de transformação digital, dotando-os de competências como Design Thinking, Service Design e Agile, essenciais para rever os modelos de negócio e tirar partido do potencial digital, com vista à criação de novas propostas de valor para os clientes e à geração novas fontes de receita.
A Transformação Digital é um caminho, não uma ação ou projeto pontual. Para o fazer é indispensável dotar os responsáveis de competências práticas nas novas áreas de conhecimento do mundo digital. Pela sua natureza, este tipo de metodologias implicam uma imersão no problema e viver a experiência de executar para aprender. Só desta forma, e com esta envolvência, é possível liderar projetos de Transformação Digital.
O programa Digital Transformation foi estruturado com uma forte componente prática e de aplicabilidade ao contexto das organizações, que visam a realização de iniciativas de transformação digital concretas.
A experiência de resolver casos concretos, normalmente das próprias organizações dos participantes, é um pilar essencial na preparação para fazer a Transformação Digital, permitindo a descoberta de novas formas de trabalhar (através do Design Thinking e Agile) e a melhor via para estreitar relações e conhecer casos de sucesso de outras empresas.
Através deste programa terá contacto com a realidade digital de várias organizações em Portugal, quer através dos trabalhos realizados pelos participantes, quer no acompanhamento do percurso de transformação e aceleração digital de grandes empresas.
O programa envolve a realização de um projecto concreto de transformação digital, sendo possível os participantes proporem projectos concretos das suas organizações para realizar em equipa ao longo do programa.
Avaliar os Impactos da Transformação Digital: Adquirir os conhecimentos necessários para avaliar os benefícios da Transformação Digital dentro da sua organização, permitindo que tome decisões estratégicas informadas.
Acompanhar as Tendências Digitais: Identificar as últimas tendências digitais que impactam significativamente a direção estratégica e os modelos de negócio, garantindo que a sua organização permanece na vanguarda do cenário digital, ou que inicia corretamente esse processo.
Melhorar a relação com o Cliente: Compreender como as ferramentas digitais impactam o relacionamento da empresa com os seus clientes, tanto B2B quanto B2C, aprendendo estratégias práticas para otimizar as experiências dos clientes e estabelecer relações significativas.
Impulsionar a Transformação Digital: Adquirir os conhecimentos e competências necessárias para liderar, gerir, implementar e monitorizar programas bem-sucedidos de Transformação Digital dentro da sua organização, tornando-se um agente eficaz da mudança na era digital.
Adotar Metodologias Disruptivas: Utilizar metodologias disruptivas no design, desenvolvimento e implementação de projetos de transformação digital, aprendendo a desafiar o status-quo e impulsionar a inovação.
“A transformação digital é não só um imperativo como também uma oportunidade ímpar para as empresas se reinventarem e construírem novos modelos de negócio e de relacionamento com os seus clientes. É por isso que na José de Mello Saúde abraçamos há já vários anos o desafio digital com entusiasmo e com a determinação de fazermos cada vez mais e melhor. Felicito a Universidade Católica por este programa tão oportuno e importante para o desenvolvimento das empresas.”
Salvador de Mello
Presidente do Conselho de Administração da José de Mello Saúde
“Na Fundação Calouste Gulbenkian, encaramos a transformação digital como um caminho indispensável para desenvolver a nossa atividade nas artes, na educação, na ciência e no desenvolvimento Humano, de forma mais eficaz, com mais impacto na sociedade e mais pertinência para os nossos públicos e beneficiários. A transformação digital é assim um processo de aprendizagem contínua, tendo sempre presente o mesmo objetivo: cumprir a nossa missão de forma mais relevante. Por isso este Programa da Universidade Católica vem não só responder a uma necessidade das organizações, como também desafiá-las a pensar mais longe.”
Isabel Mota
Fundação Calouste Gulbenkian, Administradora
"A IMPRESA é hoje percecionada como um grupo de media inovador e muito comprometido com o seu futuro digital. Soubemos aproveitar as oportunidades e explorar os nossos conteúdos de forma transversal, olhando para os mesmos por si e não pela plataforma em que se encontram. Nesse sentido, continuamos a tirar partido dos benefícios que o processo digital nos permite, seja na criação de novos conteúdos, como o EXPRESSO DIÁRIO, seja para otimização de processos internos com vista à eficácia organizacional. Por acreditar na importância desta função, assinalo a iniciativa da Universidade Católica com a certeza que irá contribuir para a melhoria dos processos de qualquer empresa."
Pedro Norton
Grupo Impresa, CEO
Tânia Sousa