O Knowledge@CatólicaLisbon é um meio de divulgação do conhecimento científico de excelência, produzido na Business School, com impacto real na sociedade.

Os temas escolhidos dão origem a várias iniciativas que congregarão atuais e antigos alunos, o mundo académico e empresarial, o Estado e a sociedade.

Numa análise inspiradora do panorama económico nacional e internacional, a Católica Lisbon School of Business & Economics desafia os seus stakeholders a falarem sobre as suas expectativas e preocupações com o futuro.

Com base numa premissa de partilha, em vários momentos ao longo do ano iremos identificar, analisar e debater os temas quentes do momento. E, na sequência disso, iremos sensibilizar, orientar e encorajar os líderes económicos, sociais e políticos a tomarem decisões informadas e ponderadas sobre as melhores formas de ultrapassar os desafios com que nos deparamos.

Queremos inovar, queremos criar impacto, queremos fazer parte das soluções e ir mais longe.

Junte-se a nós na construção de um futuro promissor para todos!

Com a pandemia e o facto de termos sido todos forçados a ir para trás dos ecrãs, utilizámos esta iniciativa para entrar na era digital e para nos mantermos U N I D O S com toda a nossa comunidade, onde quer que se encontre no mundo.

Isso uniu-nos como nunca antes! Como sempre, mas agora apenas a um clique de distância, a CATÓLICA-LISBON procura ajudar a compreender os principais tópicos do momento. Fique atento e, se perdeu alguma das nossas conferências, pode vê-las aqui sempre que quiser.

Live Series

keyboard_arrow_up 2019
keyboard_arrow_up # 7 | Center for Responsible Business & Leadership

Lançamento do Center for Responsible Business & Leadership

 

O Professor Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon School of Business and Economics, inaugurou a 7ª edição do ciclo de conferências Knowledge@CatólicaLisbon, onde celebrámos o lançamento do Center for Responsible Business & Leadership (CRB).

O evento realizou-se no dia 27 de junho, às 18h00, no Auditório 511 da CATÓLICA-LISBON, subordinado ao tema "Negócio responsável: agora é a hora".

O orador convidado - Steven Serneels, CEO da European Venture Philanthropy Association (EVPA), apresentou o racional, práticas de negócios e as últimas tendências das empresas que vêm na responsabilidade social o foco da estratégia, alinhando metas de negócios com progresso social. Esta foi uma oportunidade única para aprender e discutir como o Propósito se está a tornar um eixo direcional para a estratégia de negócios e ação corporativa. 

No evento, Nuno Moreira da Cruz, Diretor Executivo do novo Centro, fez a apresentação do mesmo, bem como do seu objetivo e plano de ação. Envolveu também líderes corporativos como Pedro Oliveira (CEO da BP Portugal) e Ângelo Ramalho (CEO da Efacec), bem como alunos de mestrado para discutir o que a sociedade espera das empresas e como estas podem atender a essas expectativas, enquanto fortalecem a sua competitividade.

Para ver a conferência, clique aqui
Mais informações: Conference ProgramPhoto Report

keyboard_arrow_up #6 | Fintech: O Futuro da Banca

O sector financeiro está a transformar-se a um ritmo nunca antes visto, fruto de uma disrupção tecnológica acelerada, de uma alteração do comportamento dos consumidores e do aparecimento de novos concorrentes, os quais estão a tornar-se, cada vez mais, uma séria ameaça aos Bancos incumbentes.

A tecnologia tem contribuído para uma digitalização imparável deste sector, em especial com a adopção massiva do smartphone que colocou definitivamente o balcão nas mãos do Cliente. A transformação digital consequente está hoje a dar apenas os primeiros passos, mas já com impacto transversal a todas as entidades do sector financeiro.

O comportamento dos consumidores também se alterou muito devido às novas tecnologias, reduzindo-se a assimetria de informação entre o Cliente e o Banco, aumentando assim o seu nível de exigência e eliminando as fronteiras nacionais. Tudo isto está a ter como consequência uma redução da fidelização dos Clientes e uma alteração estrutural profunda do ambiente competitivo, em todas as suas dimensões.

Os balcões deixaram assim de ser uma barreira à entrada e permitiram que novos concorrentes, mais especializados, com maior foco na experiência do consumidor e, sobretudo, com menores custos, surgissem em grande número, testando novas ideias, com muitos a ficarem pelo caminho, mas com alguns a tornarem-se uma verdadeira ameaça a todos os incumbentes.

Os Bancos incumbentes estão naturalmente a reagir, tornando-se ainda mais digitais para aumentar o nível de serviço de acordo com a evolução das expectativas dos seus clientes e também para diminuir os seus custos. Assistimos assim ao aparecimento de parcerias com Fintechs e também ao encerramento de 1400 balcões em Portugal nos últimos 5 anos, cerca de 25% da rede. Mas será o seu ritmo actual de transformação suficiente para acompanhar o dinamismo das Fintechs?

Nesta conferência Knowledge@CatólicaLisbon, teremos um painel de oradores de algumas das mais relevantes Fintechs portuguesas, tais como a Raize (Financiamento colaborativo a PMEs), a Drivit (Monitorização da condução automóvel), a Bankonnect (Open Banking), a Netinvoice (Invoice Trading) e a Parcela Já (Crédito no ponto de venda).

Para ver a conferência, clique aqui
Mais informações: Conference ProgramPhoto Report

keyboard_arrow_up 2018
keyboard_arrow_up #5 | O Futuro da Moda e do Retalho

O universo da Moda e do Retalho está a passar por mudanças profundas derivadas da globalização, novas tecnologias e novos intervenientes.

A tecnologia sempre existiu na moda e a máquina de tecelagem da revolução industrial é frequentemente considerada como o primeiro computador. Mais tarde, o conceito “fast fashion” revolucionou o retalho e posteriormente todo o processo de fabricação. Hoje, o universo da moda assiste à transformação da sua cadeia de valor, da criação à fabricação, ao retalho, incluindo modelos de negócios. Isto é visível através da utilização de tecnologia para os processos de criação (Computer – Aided Design), de manufatura (impressão 3D ou impressoras digitais de tecidos) e retalho, onde a Amazon se tornou o fornecedor número um de vestuário (com oito marcas próprias) em 2016 -2017, posicionando-se à frente dos fornecedores tradicionais. Além disso, o e-commerce está a abrir portas para novos players, como a plataforma Farfetch. O modelo tradicional de negócios está a ser posto em causa por novos intervenientes, como os influenciadores, que substituem as revistas de moda de forma muito mais segmentada e eficiente. A moda também está a entrar em novas indústrias, como a saúde, através dos dispositivos vestíveis (wearables).

O retalho tradicional está a viver o “apocalipse de retalhe” e a estratégia omnichannel parece ser a única opção, pois as fronteiras entre on-line e off-line estão a diluir-se. A Amazon oferece a solução Amazon Go, que pode tornar os operadores de caixa obsoletos. Ao mesmo tempo, alguns players digitais como a Farfetch estão a investir no retalho tradicional (através da aquisição da Brown em 2015 e no projeto loja do futuro).

Nesta conferência Knowledge@CatólicaLisbon, temos o prazer de apresentar um painel muito diferenciado de oradores, que conta com Filipa Neto da Farfetch,  Joana Rafael da Sensei (uma tecnologia para acompanhar melhor os clientes na loja), com Sabine Seymour e o projeto Supa (que recolhe dados biométricos através de dispositivos vestíveis), bem como Nuno Ribeiro da Fabernovel, que apresentará um estudo aprofundado da Amazon na indústria da moda.

Para ver a conferência, clique aqui
Mais informações: Conference Program

 

Professora Céline Abecassis-Moedas entrevistada por Portuguese Shoes - APICCAPS, sobre o futuro do retalho.

keyboard_arrow_up #4 | Smart Cities - Oportunidades e desafios

Num futuro próximo 75% da população mundial viverá nas cidades

No âmbito da iniciativa Knowledge@CatólicaLisbon, teve lugar no passado dia 26 de setembro, um debate subordinado ao tema “Smart Cities – Oportunidades e desafios”, que contou com a presença e organização de René Bohnsack, Professor Auxiliar da CATÓLICA-LISBON e Diretor do Smart City Innovation Lab que desafiou os seus convidados a conversar sobre as suas expectativas e as suas inquietações à volta deste tema tão atual, partilhando as melhores práticas e as ferramentas que lhes permitirão dar vida à sua visão do que será a cidade do futuro.

Perante uma plateia composta por estudantes e antigos alunos e convidados, o debate começa com uma intervenção por parte do Professor René sobre o conceito de smart cities, quais os principais desafios, entraves e oportunidades.

Este é um tema que está na ordem do dia, já que se prevê que dentro de um futuro próximo, perto de 75% da população mundial viva nas cidades.

Presentes neste debate estiveram também, a falar das suas experiências e projetos, e a responder às questões colocadas pela assistência: Nuno Santos, Associate Partner at Deloitte; Chistina M. Bidmon, Researcher at Aarhus Univertsity, José Teixeira, Founder of MediaPrimer e Carlos Luíz, Business Development Director at Município.

Nesta conferência foi também apresentado Smart Cities Program – A Major Revolution, um programa da Executive Education, cuja 1ª edição terá lugar no final do mês de novembro.

 

Para ver a conferência, clique aqui
Mais informações: Program

keyboard_arrow_up #3 | Center for Technological Innovation and Entrepreneurship

A 3.ª edição do ciclo de conferências no âmbito da iniciativa Knowledge@CatólicaLisbon realizou-se no dia 8 de maio, com o lançamento do CATÓLICA-LISBON Center for Technological Innovation and Entrepreneurship (CTI&E), com o apoio da Fundação Patrick e Lina Drahi.

Center for Technological Innovation and Entrepreneurship (link) baseia-se na profunda e ampla experiência do corpo docente da Escola nos domínios da inovação, gestão de tecnologia e empreendedorismo para responder ao alto nível de interesse de estudantes, empresas, ecossistema de empreendedorismo e inovação e da sociedade em geral.

Neste evento contámos com a presença de Patrick Drahi, filantropo e empreendedor, Nuno Fernandes, Dean da CATÓLICA-LISBON, Céline Abecassis-Moedas, Diretora Académica do Center for Technological Innovation and Entrepreneurship, os alunos selecionados para apresentar as melhores Teses de Mestrado e Projetos de Empreendedorismo nesta área, selecionados pelo CTI&E e foi brilhantemente encerrado por Isabel Capeloa Gil, Reitora da Universidade Católica Portuguesa.

Para ver a conferência, clique aqui

Mais informações: Conference ProgramPhoto Report

 


Foram defendidas 220 teses na CATÓLICA-LISBON, das quais 20 com nota superior a 17, no domínio da Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Tecnologia. Essas 20 teses foram avaliadas por um júri composto por três professores do CTI&E (Raffaele Conti, Geraldo Cerqueiro e Céline Abecassis-Moedas) que selecionaram de forma independente os dois melhores finalistas:

“Arts Entrepreneurship: How to become a successful Visual Arts Entrepreneur?” por Beatriz Kol

“How Perceptions influence Actions – Gender differences in Entrepreneurial Decisions” by Jeanne-Marie Wittelsburger (Tese Vencedora)

Relativamente aos Projetos de Empreendedorismo, foram igualmente selecionados os três melhores para serem apresentados neste evento:

Dish to Wish, por Clarissa Pasik, Roy Schjølberg Brevik, Sebastian Prasil, Maria Sarter, Carlos Betancourt, Federica Badiali.
Este projeto apresenta uma solução / App para adultos com restrições alimentares específicas que tenham pouca disponibilidade de tempo para escolherem o prato perfeito.

Fresh Fill, por Sarah Lorenz, Ricardo Pereira, Joséphine Vermersch, Sara Manne, Elisabeth Kuijf, Simone Toniolo.
Uma proposta de acesso fácil a água de qualidade sem desperdício de plástico, pela metade do custo.

Find a Farm, por Tobias Kummle e Karolina Stochlak.
Este projeto liga os consumidores com consciência ambiental através de uma plataforma para encontrar vegetais de qualidade dos agricultores locais (Equipa Vencedora

 

 

keyboard_arrow_up #2 | Golden Generation vs Ageing Population

A 2.ª edição do ciclo de conferências no âmbito da iniciativa Knowledge@CatólicaLisbon, sob o tema “Golden Generation vs. Ageing Population”, que decorreu a 10 de abril, debateu o desafio atual de conjugar a geração mais preparada de sempre com a geração mais madura de sempre, a trabalhar lado a lado num mundo global, competitivo e em constante mudança.

A conferência contou com a participação de Isabel Viegas, coordenadora de Programas na Formação de Executivos da CATÓLICA-LISBON, de Tatiana Marques, Researcher na CATÓLICA-LISBON, de Marta Fortunato, da The Navigator Company, de Nuno Troni, da Randstad, de Vítor Norinha, do Jornal Económico, e dos alunos da CATÓLICA-LISBON, Emília de Abreu, Hanna Nikanorova, Felix Olenhusen e Gagan Gupta.

Golden Generation vs. Ageing Population” debateu o envelhecimento da população e a forma como o mercado de trabalho está a aprender a lidar com as diferenças geracionais nas empresas.

Na perspetiva dos recrutadores é essencial manter os trabalhadores mais velhos e mais experientes motivados, apesar das alterações e adaptações a que as empresas têm sido obrigadas.

“Desenvolver para crescer”, é nesta linha de pensamento que Marta Fortunato defende a necessidade de garantir a retenção do conhecimento que vem dos mais jovens, ao mesmo tempo que lhes é permitido o reconhecimento da sua experiência e do valor que acrescentam às empresas.

Por outro lado, Marta Fortunato não esquece os trabalhadores mais velhos, bem como a importância que têm, enquanto mentores e formadores dos mais novos. A The Navigator Company tem desenvolvido o Projeto Sombra (learning center), no qual os funcionários mais antigos passam o seu conhecimento aos estagiários e juniores, através de mentoring.

Nuno Troni, da Randstad, que lida diariamente com o desafio de aproximar a procura à oferta de trabalho, entende que o desenvolvimento de soft skills é cada vez mais importante no mercado laboral. O diretor da recrutadora realçou que hoje em dia as empresas já não baseiam os seus processos de seleção de candidatos apenas através de anúncios de emprego, mas sim através denetworking, pois vivemos numa sociedade em que “toda a gente sabe quem é quem no mercado de trabalho”.

Para além das perspetivas apresentadas pela The Navigator Company e pela Randstad, a conferência contou também com uma visão científica e académica do tema, apresentada por Tatiana Marques.

A researcher da CATÓLICA-LISBON, que tem desenvolvido vários estudos sobre o impacto do envelhecimento da população no mercado de trabalho, começou por frisar que existem muitos estereótipos negativos relativos aos trabalhadores mais velhos, tais como: o serem menos competentes, menos produtivos e menos motivados que os mais jovens, o que não passam de mitos, de acordo com os diversos estudos já realizados sobre o tema. Tatiana Marques defende que, apesar de os mais novos terem um desempenho, por norma, superior enquanto estão em formação, os trabalhadores mais velhos tendem a ter menos comportamentos contraproducentes e a ser menos conflituosos, bem como a ser mais fieis à empresa e a permanecer por longos períodos de tempo.

Para Isabel Viegas da CATÓLICA-LISBON, o sucesso das empresas está inteiramente ligado à capacidade de lidar com quatro gerações que hoje em dia trabalham em conjunto, pois só desta forma estas serão sustentáveis.

A conferência “Golden Generation vs. Ageing Population” contou ainda com a partilha de experiências e inquietações de quatro alunos da CATÓLICA-LISBON.

Sob uma premissa de partilha, repartida em vários momentos ao longo do ano, iremos identificar, analisar e debater os principais desafios para Portugal, no âmbito da iniciativa Knowledge@CatólicaLisbon. E como consequência, alertar, orientar, auxiliar os responsáveis económicos, sociais e políticos a tomarem decisões informadas e ponderadas sobre a melhor forma de superar os desafios que se nos colocam. 

Para ver a conferência, clique aqui

Mais informações: Conference ProgramPhoto Report

 


“De futuro, as empresas que souberem gerir o tema da diversidade de idades serão as vencedoras, que vão continuar por muitos anos.”

Isabel Viegas, Coordenadora de Programas na Formação de Executivos da CATÓLICA-LISBON.

“Não existem diferenças significativas entre os mais novos e os mais velhos relativamente ao desempenho da tarefa. Uma pessoa nova vai sentir-se bem com a variedade de tarefas, quer um trabalho com muito significado, quer mentoring e receber bastante feedback; enquanto que os mais velhos preferem usar as suas competências, consideram importante ver resultados e relacionarem-se com os outros, querem total autonomia e passar feedback.”

Tatiana Marques, Researcher na CATÓLICA-LISBON.

“Os mais novos têm muita vontade de aprender e conhecer coisas novas e os mais velhos têm muita vontade de passar conhecimento.”

Marta Fortunato, The Navigator Company.

“Vai ser cada vez mais importante a capacidade de desenvolver soft skills. As empresas estão a mudar muito a forma de ver o talento e estão a tornar-se cada vez mais preocupadas com as suas pessoas, tanto com as gerações mais júniores como mais seniores.”

Nuno Troni, Randstad

“É essencial que me sinta alinhado com o propósito e os valores da empresa onde venha a trabalhar. Mas eu também quero ser capaz de sustentar a minha futura família, da mesma forma que meus pais o fizeram por mim.”

Felix Olenhusen, Estudante de MSc in Management with Specialization in Strategy & Consulting.

“Tenho medo de entrar no mercado de trabalho e de me arrepender mais tarde da carreira que escolhi. Eu não quero cair na rotina.”

Hanna Nikanorova, Estudante de MSc in Finance.

“Para mim, o mais importante é trabalhar numa empresa onde possa experimentar coisas novas e ser continuamente orientado.”

Gagan Gupta, Estudante de MSc in Management with Specialization in Strategy & Consulting.

“Estou à procura oportunidades de emprego onde possa aprender, aplicar os meus conhecimentos, expressar minhas ideias e onde não me sinta intimidada pela minha idade.”

Emília de Abreu, Estudante de MSc in Management with Specialization in Strategic Marketing.

Agradecimento especial a Vitor Norinha, pela moderação da Conferência.

keyboard_arrow_up #1 | 2018 – Desafios para Portugal

2018 Desafios para Portugal, um ano de reflexão

Numa análise inspiradora ao panorama económico nacional e internacional, a Católica Lisbon School of Business and Economics desafia todos os seus stakeholders a conversarem sobre as suas expectativas e inquietações para 2018. Assim, ao longo do ano, vai ser dinamizado um conjunto de conferências – Knowledge@CatólicaLisbon – com o objetivo de discutir e estudar os principais desafios para o país, selecionados por um painel de 25 mil participantes.

A primeira conferência, que se realizou a 5 de fevereiro, teve como objetivo lançar a iniciativa e desafiar a sociedade civil a unir esforços para construir um futuro promissor para Portugal e para todos nós. Esta conferência contou com a participação de Nuno Fernandes, Dean da CATÓLICA-LISBON, de Ricardo Reis, Diretor do Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica, de João Gomes da Silva, Administrador da Sogrape, de Isabel Guerreiro, Diretora do Banco Santander, de Paulo Pereira da Silva, Presidente da Renova e de Ricardo Gonçalves Pereira, CEO da Yunit Consulting que lançou o desafio Prémios Heróis PME.

Inquérito da CATÓLICA-LISBON determina envelhecimento da população, qualidade da justiça e competitividade como os principais Desafios para Portugal.

Nesta primeira conferência – 2018 Desafios para Portugal – Nuno Fernandes, Dean da CATÓLICA-LISBON, fez uma análise ao panorama socioeconómico nacional e internacional, apresentando os resultados do inquérito que a CATÓLICA-LISBON lançou a uma amostra de 25 mil pessoas da sociedade civil.  Os inquiridos puderam ordenar por grau de importância 15 temáticas, de um conjunto de cerca de 50, representativas dos desafios propostos para 2018. Dos resultados, foi apurado que:

  • Quase 55% dos inquiridos escolhem o envelhecimento da população como desafio, mas a preocupação com este tema é maior entre os mais jovens;
  • 54,3% dos inquiridos referem a qualidade da Justiça como um dos desafios principais;
  • 45,7% dos inquiridos manifestam preocupações com a competitividade das empresas;
  • Quase 40% dos inquiridos preocupam-se com a excessiva burocracia e 37% com a dependência do Estado;
  • Os desafios relacionados com a organização do Estado e a situação política do país não parecem ser a primeira preocupação dos inquiridos (tirando obviamente a situação da Justiça);
  • Os desafios relacionados com situação política externa também são remetidos para uma avaliação marginal (Brexit, situação em Espanha, refugiados, etc).

Os respondentes ao inquérito têm entre os 17 e os 71 anos, sendo que a média de idades é de 34.2. Da amostra, 43% são licenciados, 25% são mestrados, 28% concluíram apenas o secundário, 2% têm doutoramento e 2% apenas o ensino básico. Os respondentes com ensino superior estão maioritariamente no universo da economia e gestão.

Sob uma premissa de partilha, repartida em vários momentos ao longo do ano, iremos identificar, analisar e debater os principais desafios para Portugal. E como consequência, alertar, orientar, auxiliar os responsáveis económicos, sociais e políticos a tomarem decisões informadas e ponderadas sobre a melhor forma de superar os desafios que se nos colocam.

Para ver a conferência, clique aqui

Para mais informações: Conference ProgramPhoto Report

 


Testemunhos

Penso que um dos principais desafios que Portugal enfrenta é a aceleração da digitalização dos processos públicos. Ou seja, o desafio é usar tecnologia para agilizar vários processos públicos que hoje em dia ainda funcionam usando meios tradicionais. Isto pode ser amplamente implementado. Vou dar-vos alguns exemplos. Primeiro, deveria ser possível comprar e gerir online os bilhetes de transportes públicos – como por exemplo o LisboaViva card. Segundo, deveria ser possível solicitar o NIF online ou pedir online uma marcação com o SEF. Terceiro, deveria ser possível acompanhar online a evolução de certos processos (por ex., carta de condução, consultas médicas, etc.). Posso pensar em muitos outros exemplos, mas a ideia é pôr fim a todos os processos que requerem que as pessoas formem longas filas, para preencherem formulários com uma caneta e passarem várias horas fora do local de trabalho para organizarem algo que poderia ser facilmente feito online. Isto porque acredito que o uso da tecnologia para substituir processos tradicionais poderá aumentar a produtividade e a eficiência dos portugueses e tornar Portugal num lugar ainda melhor para se viver.

Ana M. Aranda 
Professora Assistente de Estratégia


Tornar-se num Polo de Talento e Inovação na Europa - As perspetivas económicas de Portugal a longo prazo são terríveis: com uma das populações mais envelhecidas de qualquer país do mundo, uma população ativa a reduzir, baixa produtividade e uma dívida pública e privada elevada, Portugal vai enfrentar desafios económicos e sociais significativos nas décadas futuras. Contudo, 2018 promete um ambiente económico muito benéfico, com baixas taxas de juro, o mais rápido crescimento económico na Europa e a continuação de um boom no turismo, no imobiliário e nas exportações que tiveram início em 2016 em Portugal, levando a um forte crescimento do emprego.

Perante este ambiente benéfico, temos uma oportunidade única em 2018 para reforçar o único posicionamento viável para Portugal: sermos um Polo de Talento e Inovação. Portugal só pode prosperar na economia global se nos tornarmos no lugar mais atrativo na Europa para viver, trabalhar, investir, visitar ou gozar a reforma. Vamos precisar de abraçar a imigração de pessoas qualificadas e o regresso de muitos portugueses talentosos atualmente na diáspora. Precisamos de promover o investimento empresarial internacional (em particular de startups inovadoras e de centros multinacionais de partilha de serviços). Precisamos de garantir uma sociedade inclusiva e coesa, que é segura e acolhedora. Precisamos de fortalecer as atividades culturais, ecológicas, científicas e desportivas que atraem talento global.

A boa notícia é que já estamos a meio deste caminho. Concluí-lo através de um forte alinhamento entre agentes privados e autoridades públicas é a caminho a seguir para Portugal.

Filipe Santos
Professor Titular de Empreendedorismo Social


O principal desafio para Portugal é, ainda, a falta de capital, o problema dominante desde o início do século. Os problemas que causaram a crise financeira continuam remanescentes, não só nos níveis elevados de dívida e baixo crédito, mas também no nível reduzido de poupanças. O investimento líquido foi negativo na maior parte da última década, reduzindo o capital produtivo. A isso acrescentam-se os problemas estruturais com capital humano, não apenas nos níveis educativos, mas também nos dados demográficos. Daqui resulta uma baixa produtividade laboral. O atual crescimento apenas é gerido através da redução do desemprego, sem contribuição do capital e da produtividade. Durante esta geração, Portugal tem sido um país em decréscimo, não apenas físico, mas também em termos económicos. Esta tendência deve ser revertida, o que é muito difícil, uma vez que as orientações políticas e culturais não reconhecem o problema e estão obcecadas com os níveis de consumo.

João Luís César das Neves
Professor Catedrático


Manter a mão de obra qualificada – além de uma baixa taxa de fertilidade, Portugal assistiu à partida em massa de mão de obra qualificada. Para o crescimento futuro, é crucial conseguir atrair e manter trabalhadores produtivos.

Catarina Reis
Professora Assistente


Um desafio a longo prazo: fertilidade - O número de nascimentos em Portugal reduziu em 2017, depois de um pequeno aumento nos dois anos anteriores. Sabe-se agora que o aumento nesses dois anos foi apenas uma compensação transitória por nascimentos adiados durantes os piores tempos da crise económica. À medida que a economia normaliza, voltamos à tendência de declínio nos nascimentos. Enquanto país, um dos nossos desafios mais importantes é reverter esta tendência. Outros países mostraram que as políticas são importantes e está na hora de mudarmos as nossas políticas. O que é que devemos fazer para incentivar as pessoas a terem mais filhos?

Um desafio a curto prazo: turismo - O turismo tem sido responsável por uma parte significativa do crescimento da economia portuguesa nos últimos tempos. Entre as atividades turísticas, o crescimento no alojamento local impulsionado por empresas como a Airbnb tem sido notável. Contudo, esta tendência gerou uma oposição dos inquilinos que perdem com o aumento dos valores do imobiliário e dos vizinhos que suportam algumas das consequências negativas do comportamento dos ocupantes de curta duração. Neste momento há tentativas de regular excessivamente esta atividade e matar efetivamente a galinha dos ovos de ouro. Contudo, a economia básica diz-nos que não deve ser difícil transformar estas oportunidades em situações de ganho mútuo. Como regulamentar o alojamento local para que se extraiam o máximo de benefícios para o máximo de pessoas?

Miguel Gouveia
Professor Associado


Penso que o desafio é atrair e manter trabalhadores excelentes. Muitos portugueses inteligentes e trabalhadores mudam-se para o estrangeiro por causa de oportunidades que remuneram melhor ou têm melhores condições de progresso na carreira. Por comparação, menos estrangeiros com elevado desempenho se mudam para Portugal. Os organismos públicos como o SEF, a Segurança Social, as Finanças e o IMT desperdiçam muito do tempo das pessoas. Pode ser boa ideia tornar estes organismos mais eficientes e eficazes. Pode também ser boa ideia os empregadores garantirem que há uma ligação entre o desempenho de um trabalhador e a remuneração que lhe é paga (em coerência com o conselho do antigo diretor de recursos humanos da Google, Laszlo Bock, de "pagar injustamente"), além de garantir que as promoções são justas e baseadas em definições claras de mérito. Isto é importante porque o custo de vida em Lisboa está a aumentar rapidamente.

Andrew Hafenbrack
Professor Assistente


transformação digital vai ser o maior desafio para Portugal em 2018: os nossos estudos no Smart City Innovation Lab mostram que a transformação digital vai afetar cada vez mais as pessoas, as organizações e a sociedade como um todo. Embora este seja um grande desafio para Portugal, é também uma grande oportunidade para que todos os envolvidos se posicionem e fiquem na pole position da competição (internacional).

René Bohnsack
Professor Assistente

 
 

Digital Series

 

Neste momento difícil de pandemia, mais do que nunca, é importante mantermos a cabeça fria e darmos o nosso melhor a cada uma das pessoas que nos rodeia e à sociedade no seu todo, para que possamos ultrapassar esta situação, sempre unidos.

CATÓLICA-LISBOA preparou assim um conjunto de iniciativas online gratuitas, KNOWLEDGE - Digital Conferences, com o intuito de fornecer as melhores ferramentas a todos os estudantes e profissionais, para os ajudar a enfrentar e compreender melhor alguns dos desafios que estamos a enfrentar.

 
keyboard_arrow_up 2021
keyboard_arrow_up 14 de dezembro | Estarão os Consumidores dispostos a pagar pela sustentabilidade?

Estarão os consumidores dispostos a pagar pela sustentabilidade? 

14 de dezembro | 17:00 –  Conferência Online – Zoom

A preocupação com o planeta é uma prioridade crescente e os consumidores e reguladores exigem produção mais sustentável. As empresas e indústrias estão a preparar-se para garantir padrões de consumo e de produção em conformidade com estas novas exigências. Fica, no entanto, a questão: estarão os consumidores disponíveis para pagarem por essa mesma sustentabilidade que defendem?

Nesta sessão ganharemos uma visão do que as empresas estão a implementar em termos de sustentabilidade, com o exemplo da Unilever FIMA através do seu CEO, António Casanova. Iremos conhecer o que procuram os consumidores na área da sustentabilidade pela voz da Deco Proteste, e iremos compreender como estão as empresas produtoras e retalhistas a desenvolver iniciativas para responder aos objetivos de recolha e reciclagem de materiais, através do Diretor Geral de duas das maiores associações de bebidas em Portugal, partilhando os resultados do estudo piloto do Sistema de Depósito de Reembolso (SDR) e assim como planos de expansão futura.

Esta é uma conferencia digital organizada no âmbito das atividades do CORE – Centre for Consumer Well-Being and Retail Innovation da CATÓLICA-LISBON.

Participantes

Maria Estarreja - Diretora Executiva, Centro Core
António Casanova - CEO, Unilever FIMA
Rita Rodrigues - Diretora, Public Affairs & Media Relations
Francisco Furtado de Mendonça - Diretor Geral, Associação das Águas Minerais e de Nascente de Portugal & PROBEB

keyboard_arrow_up 4 de Novembro | Business and Human Rights: Unchained Value in a Digital World

Business and Human Rights: Unchained Value in a Digital World

November 4th | 5:00pm – Digital Conference via Zoom

Can companies through their business have a positive impact on people´s human rights? Can technology play a relevant role on this?  The goal of the Conference will be to trigger an open dialogue on best practices and promote sharing of experiences – with the aim of raising participants' awareness to the role that companies can (and increasingly should, under the law) have in this area of sustainability, boosting positive social impact through their own commercial operations and relationship with their value chain.

keyboard_arrow_up 26 de Outubro | Strong Language

Os negócios precisam de comunicar em mais canais que nunca.

Em comunicação externa e interna, estes canais são dominados pela linguagem e há a necessidade de estar sempre dentro das tendências. 

Como podem os lideres garantir que a sua linguagem de negócio é consistente, única e flexivel o suficiente para preencher os diferentes canais e momentos? 

Chris West partilha as suas experiências de mais de 20 anos nesta área, incluindo o recente trabalho enquanto consultor do "Alphabet's 'moonshot factory'", marcas LVMH, negócios nacionais e start-ups.

keyboard_arrow_up 21 de Outubro | How to communicate Responsible Business?

Com o crescimento da atenção do publico para com a sustentabilidade e propósito das empresas, os líderes devem estar preparados para serem questionados a um nível nunca antes pensado.

Sabendo que ser uma empresa responsável se tornou fundamental para o sucesso económico, como podem as organizações envolver clientes e investidores para mostrar o progresso no impacto nos negócios e nos compromissos de sustentabilidade, alinhando a estratégia com as expectativas das partes interessadas?

Esta conferência pretende promover a discussão sobre como os líderes responsáveis podem comunicar efetivamente o seu propósito empresarial, social e marketing relacionado com causas, iniciativas de sustentabilidade e o seu impacto, dando exemplos compreensíveis e instrumentos que ajudem os lideres de negócio a caminhar para um mundo mais justo e igualitário.

Assista à conferência transmitida em direto na página de Facebook da CATÓLICA-LISBON.

Junte-se a nós!

 
keyboard_arrow_up 30 de Setembro | Digital Transformation - Casos de Sucesso em Portugal

Digital Transformation - Casos de Sucesso em Portugal

30 de Setembro| 17:00 – Conferência Digital via Zoom

O último ano e meio obrigou a generalidade das organizações a “saltar” para o Digital. Analisando a situação hoje, constata-se que foram poucas as organizações que aproveitaram o desafio para fazer uma revisão profunda dos serviços para tirar partido das possibilidades que o digital traz.

Neste webinar vamos ter a oportunidade de ouvir duas empresas que o fizeram, casos de sucesso de Transformação Digital, em Portugal e na Europa! Nuno Vaz Neto e João Ribeiro da Costa vão conduzir uma conversa com Rosa Santa Bárbara do BCP e Ricardo Coelho da TESA Ibéria & Itália para ficarmos a conhecer como estas duas empresas melhoraram processos e a experiência do cliente, tirando partido da Transformação Digital.

keyboard_arrow_up 6 de Julho | Tendências futuras de Consumo e Retalho

No próximo dia 6 de julho, pelas 17h00, a CATÓLICA-LISBON convida-o a participar na  Knowledge Conference sobre Tendências Futuras de Consumo e Retalho, com a intervenção de Paulo Jorge Gonçalves (Head of Marketing Intelligence Grupo Nabeiro) moderado pela Prof. Rita Vale (CATÓLICA-LISBON) para debater o tema “Consumidor do Futuro e Well-Being”, e de Nuno Aguiar (Chief Operating Officer Pingo Doce), moderado pelo Prof. Kyryl Lakishyk (CATÓLICA-LISBON), para refletir sobre o tema “Tendências de Retalho do Futuro”.

Durante a sessão será formalmente lançado o CORE - Center for Consumer Well-being and Retail Innovation da CATÓLICA-LISBON que tem como propósito contribuir para a promoção do bem-estar dos consumidores e prosperidade do setor do retalho, através do desenvolvimento de conhecimento e partilha com empresas numa relação de sinergia e co-construção. Teremos a participação dos Parceiros Fundadores do CORE, Delta Cafés e Grupo Jerónimo Martins e da Diretora Executiva do Centro, Maria Estarreja (CATÓLICA-LISBON).

 

Assista à conferência transmitida em direto na página de Facebook da CATÓLICA-LISBON.

Junte-se a nós!

 
keyboard_arrow_up 29 de Junho | Qual o impacto da pandemia da COVID-19 na pobreza e desigualdade em Portugal? Serão as políticas implementadas eficazes?
keyboard_arrow_up 17 de Junho | A importância do 5G para a Economia Portuguesa

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 17 de junho às 17h00, com o tema "A importância do 5G para a Economia Portuguesa".

O que é o 5G e qual o potencial impacto que ele pode ter na Economia e na vida dos Portugueses?

A velocidade ultrarrápida, a resposta imediata, a capacidade de hiperconexão e a fiabilidade 100 vezes mais rápidas do que o 4G tornarão coisas que, até há bem pouco tempo, eram ficção em realidade.

Para além do potencial de aceleração nos negócios e de inúmeras aplicações ao nível do lazer e da ciência, as próprias cidades vão alterar-se para melhor, tornando-se verdadeiramente inteligentes, capazes de resolver os seus problemas operacionais e tomar as decisões necessárias, de uma forma autónoma quer ao nível da mobilidade, segurança ou gestão de todo o tipo de recursos, melhorando significativamente a vida das pessoas.

Oradores:

- Manuel Ramalho Eanes, Administrador Executivo NOS

- Fátima Barros, Professora CATÓLICA-LISBON

 

Assista à conferência transmitida em direto na página de Facebook da CATÓLICA-LISBON.

Junte-se a nós!

 
keyboard_arrow_up 08 de Junho | Design Thinking: inovar na prática

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 8 de junho às 17h00, com o tema "Design Thinking: inovar na prática".

Inovar, no contexto atual, para além de ser uma necessidade, constitui uma enorme oportunidade. 

Neste webinar, veremos como o design thinking, enquanto metodologia de inovação, ajuda as organizações a ganharem uma capacidade invulgar para se diferenciarem e desenvolverem o seu negócio, desde logo, porque se tornam mais customer-centric.

Discutiremos ainda como esta metodologia nos assegura uma estrutura clara, frameworks específicas e novas formas de trabalhar que catalisam, em nós e nas organizações, a tão desejada mudança que se concretiza em níveis superiores de empatia, de colaboração e de criatividade.

Oradores:

 

Assista à conferência transmitida em direto na página de Facebook da CATÓLICA-LISBON.

Junte-se a nós!

 
keyboard_arrow_up 19 de Maio | Business Automation for the Future of Work: Casos de sucesso em Portugal

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 19 de Maio às 17h00, com o tema Business Automation for the Future of Work: Casos de sucesso em Portugal”.

Numa parceria com a EDP, reunimos neste evento especialistas que nos ajudarão a conhecer casos de sucesso de automatização em empresas, e de aplicabilidade de Robotic Process Automation (RPA), com o objetivo de clarificar sobre o seu impacto nas empresas e, ao mesmo tempo, enquadrar a discussão do futuro do trabalho no momento atual.

Moderação:

Oradores:

  • Misael Viana – NOS
  • Carlos Machado da Silva – CTT Correios de Portugal

 

Para ver a conferência clique aqui

 

keyboard_arrow_up 18 de Maio | Sustainable Finance

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 18 de Maio às 17h00, com o tema Sustainable Finance”.

A fim de alcançar uma transformação sistémica mundial das empresas e economias em direção ao zero líquido, o capital terá de passar de projetos, empresas e produtos de negócios como o habitual para projetos, empresas e produtos sustentáveis. Os decisores e investidores financeiros devem integrar novos fatores ASG (ambientais, sociais e de governação) nos seus processos através de novos e desafiantes quadros normalizados. No dia 18 de Maio às 17h, junte-se a nós numa discussão ao vivo com Filipe Santos, Dean da CLSBE, Elena Philipova, Global Head Sustainable Finance da Refinitiv, uma empresa do London Stock Exchange Group (LSEG) e Miguel Namorado Rosa, Diretor Central da Direção de Suporte Corporativo da CGD, para saber onde estamos e o caminho a seguir em Finanças Sustentáveis. A moderadora será Conceição Lucas, Professora de Sustainable Finance para os Cursos de Mestrado da Universidade Católica.

Moderação:

  • Conceição Lucas - Professora de Sustainable Finance para os Cursos de Mestrado da Universidade Católica

Oradores:

  • Elena Philipova - Global Head ESG Proposition, Refinitiv
  • Miguel Namorado Rosa - Diretor Central da Direção de Suporte Corporativo da CGD

 

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 14 de Maio | Negociação em Ação

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 14 de Maio às 17h00, com o tema Negociação em Ação”.

Negociar é algo que todos fazemos no nosso quotidiano, tanto na nossa vida pessoal como na nossa vida profissional. De facto, as aplicações da negociação não se esgotam na esfera comercial, negociar é acima de tudo uma linguagem para resolver problemas. Como tal, a negociação não é exclusiva deste ou daquele sector, é absolutamente transversal e aplicável a qualquer área económica. Neste webinar queremos conversar com quem usa esta ferramenta no seu dia a dia, focando a nossa atenção em três setores: desporto, agricultura e indústria. Esteja connosco nesta troca de impressões informal com três profissionais destes setores.

Moderação:

Oradores:

  • Paulo Regula, PR 10 – Desporto
  • Micaela Cabral, Bondalti – Indústria
  • Paulo Cavaco, CCM – Agrobusiness

 

Para ver a conferência clique aqui

 

keyboard_arrow_up 28 de Abril | Business Warfare: Strategy in the age of Disruption

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 28 de abril às 17h00, com o tema “Business Warfare: Strategy in the age of Disruption”.

A estratégia é tão antiga como a humanidade. Em particular, a estratégia político-militar tem criado conceitos intemporais que têm tornado tangível a tomada de decisão estratégica. 

No contexto atual, o sucesso nos negócios carece não só de uma visão lúcida sobre os sinais de mudança e os novos cenários competitivos, como também de agir correta e atempadamente. É precisamente aqui que a estratégia militar nos pode ajudar.

Apresentada por Paulo Cardoso do Amaral, diretor e docente de vários programas na Formação de Executivos da CATÓLICA-LISBON, esta conferência online vai trazer para discussão a tomada de decisões nos negócios com base nos modelos político-militares de autores como Sun Tzu, Machiavel e Clausewitz.

Para ver a conferência clique aqui

 

keyboard_arrow_up 22 de Abril | Água: Um recurso fundamental ao sucesso dos negócios

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 22 de abril às 16h30, com o tema “Água: Um recurso fundamental ao sucesso dos negócios”.

Nesta conferência, promovida pelo Center for Responsible Business and Leadership da CATÓLICA-LISBON, será divulgada a nova Research Note: "WATER: A Key Value Driver for Sustainable Growth”.
Assim, pretendemos trazer à discussão a importância do papel da Água para os negócios no seu value-chain, enfatizando como uma gestão eficiente da água se pode converter numa fonte de vantagem competitiva. Teremos um painel com três empresas que irão expor as suas boas práticas na gestão da Água: José Roquette - Esporão, Fernando Ventura - Jerónimo Martins e José Melo Bandeira - Veolia.

O evento marcará ainda a ocasião do anúncio do Pacto para a gestão da Água em Portugal, uma iniciativa conjunta CATÓLICA-LISBON, Jerónimo Martins, SuperBock, Grupo Esporão, Sugal, Grupo Pestana, Veolia, L'Oréal, Fundação Calouste Gulbenkian, LNEC, Águas de Portugal, Beta-i, BGI e Scubic, com o objetivo de alinhar as empresas portuguesas em estratégias ativas de gestão de água.

Para ver a conferência clique aqui

 

keyboard_arrow_up 07 de Abril | Business Automation for the Future of Work: Casos de sucesso em Portugal

Esta Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference realizou-se no dia 7 de abril às 14h00, com o tema “Business Automation for the Future of Work: Casos de sucesso em Portugal”.

A discussão à volta do futuro do trabalho tem estado na ribalta, em larga medida associada a previsões catastróficas de desemprego massificado, provocado pela chegada dos ‘robots’ e da Inteligência Artificial.”

Numa parceria com a EDP, reunimos neste evento especialistas que nos ajudaram a clarificar e conhecer casos de sucesso de automatização em empresas e de aplicabilidade de Robotic Process Automation (RPA), com o objetivo de enquadrar a discussão do futuro do trabalho no momento atual. Contámos com a presença dos oradores convidados, Dra. Emídia Martins (Solvay) e Dr. José Vera (José de Mello Saúde), com a moderação dos Diretores do Programa de Formação de Executivos da CATÓLICA-LISBON “Business Automation for the Future of Work”, Dr. Ricardo Henriques (EDP) e Professor João Ribeiro da Costa (CATÓLICA-LISBON).

Assista à conferência aqui

keyboard_arrow_up 30 de Março | Católica International Business Platform

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 30 de março às 17h00, com o tema “Católica International Business Platform”.

Os desafios da globalização, sustentabilidade e transformação digital, a par do contexto de incerteza e volatilidade agravado pela pandemia Covid-19, obrigam a repensar os modelos de negócio para a internacionalização, a relação com o cliente e a gestão do talento, entre outros temas centrais.

Nesta conferência, vamos apresentar a Católica International Business Platform, uma parceria académico-empresarial de impacto para apoiar as empresas, dinamizada pela CATÓLICA-LISBON, onde contaremos com a presença dos CEO de três empresas do núcleo fundador para partilharem a sua experiência connosco - Dr. Rui Miguel Nabeiro (Grupo Nabeiro), Dra. Maria do Carmo Neves (Grupo Tecnimede), Dr. Duarte Lopes Pinto (Grupo Sumol Compal).

LET’S MOVE Portugal Ahead FAST.

 

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 25 de Março | From Portugal, with love: Wine, Food, Luxury and Tourism

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 25 de março às 17h00, com o tema “From Portugal, with love: Wine, Food, Luxury and Tourism”.

Após um ano como o que passou, é tempo de olharmos para o futuro. Que podemos esperar nos setores do turismo, vinhos, restauração e luxo? De que forma estes setores se podem reposicionar internacionalmente? Que desafios irão agora ter para o futuro? 

Neste evento, reunimos especialistas de cada uma destas áreas, que, «à conversa», irão debater a resposta a estas questões. Junte-se a nós e aos nossos oradores convidados, José João Santos (Essencia do Vinho), Patrícia Dias (Chef’s Agency), Mónica Seabra-Mendes (CATÓLICA-LISBON), Luís Araújo (Turismo de Portugal). Esta conferência contará com a moderação da Professora Rita Coelho do Vale, docente da CATÓLICA-LISBON.

Para ver a conferência clique aqui

 

keyboard_arrow_up 18 de Março | Comunicação Interpessoal em Tempos Desafiantes

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 18 de março às 17h00, com o tema “Comunicação Interpessoal em Tempos Desafiantes”.

Comunicar, nos tempos que correm, tem colocado a todos nós inúmeros novos desafios: desde termos passado dos contactos face to face para mask to mask, passando pela distância de segurança que nos é imposta, até às incontáveis horas passadas em conversas online, onde a sala de reuniões encolheu para um pequeno retângulo à nossa frente.

É destes desafios, e de formas de melhor lidarmos com eles, que vamos falar nesta conferência digital, numa conversa entre João Matos, docente da CATÓLICA-LISBON e diretor do novo programa "Comunicação e Impacto Interpessoal", Carla Rocha, apresentadora de programas de rádio e palestrante, e Teresa Oliveira, docente da CATÓLICA-LISBON.

Para ver a conferência clique aqui

 

keyboard_arrow_up 09 de Março | The Crypto Banking Revolution

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 9 de março às 17h00, com o tema “The Crypto Banking Revolution”.

Estamos a assistir atualmente a um aumento crescente da adopção do cripto institucional. Desde grandes gestores de tesouros empresariais como Tesla ou Benfica, a doações e escritórios familiares, o interesse institucional em activos digitais nunca foi tão grande.  Anchorage é o primeiro banco de activos digitais fundado a nível federal. Fundado em 2017 para satisfazer a crescente necessidade de tutela institucional que permite aos investidores deter e utilizar cripto em segurança, Anchorage cresceu e tornou-se uma plataforma financeira de serviço completo e fornecedor de infra-estruturas para o espaço de activos digitais. À medida que o espaço continua a amadurecer e os seus casos de utilização proliferam, há uma procura crescente de uma vasta gama de serviços, que excedem as expectativas das finanças tradicionais.

Para nos orientar com novas perspectivas sobre o futuro da banca, convidámos Diogo Mónica, Co-fundador e Presidente da Anchorage e Fortune's 40 under 40 em Finanças, a partilhar connosco a sua visão de como o cripto irá mudar a expressão dos serviços financeiros, com a moderação dos nossos Coordenadores de Programas de Educação Executiva Blockchain e Fintech, Professor Paulo Cardoso do Amaral e Diogo Lopes Pereira.

Para ver a conferência clique aqui

 

keyboard_arrow_up 03 de Março | Euro Digital e Blockchain: O que vem aí?

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 3 de março às 18h00, com o tema “Euro Digital e Blockchain: O que vem aí?”.

O BCE lançou no final do ano passado uma consulta pública sobre o Euro Digital, apontando data para o seu lançamento. O Euro Digital vem na linha de tecnologias recentes como a Blockchain, os Smart Contracts e as Criptomoedas. O que poderá esta evolução significar para a nossa economia? Quais as potencialidades do Euro Digital?

Descubra as respostas nesta conferência que terá como oradores os Professores Paulo Cardoso do Amaral (CATÓLICA-LISBON) e Miguel Pupo Correia (TÉCNICO+).

A pedido dos oradores esta sessão não foi gravada.

 

keyboard_arrow_up 25 de Fevereiro | Desafios Saúde XXI

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge @CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 25 de fevereiro às 17h00, com o tema “Desafios Saúde XXI”.

Neste evento online, iremos ter a oportunidade de discutir o futuro do SNS pós-pandemia e os desafios a enfrentar, de várias perspetivas distintas, considerando potenciais soluções a explorar, de uma forma holística.

Esta conferência terá como oradores Francisco Velez Roxo e os convidados Rui Raposo e Adalberto Campos Fernandes, no âmbito da Formação de Executivos da CATÓLICA-LISBON na área de Healthcare Management.

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 17 de Fevereiro | Purpose Driven Business: Os Desafios da Implementação

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 17 de fevereiro às 17h00, com o tema “Purpose Driven Business: Os Desafios da Implementação”.

Este será um  momento de discussão proporcionado pelo Center for Responsible Business and Leadership (CRBL) da CATÓLICA-LISBON, em que se abordará o tema do “Purpose”, e como várias organizações o estão a tornar realidade.

Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, abrirá a sessão, a que se seguirá uma apresentação do tema com Nuno Moreira da Cruz e Filipa Pires de Almeida, do CRBL. Contaremos ainda com a presença de oradores representantes de várias empresas, José Melo Bandeira, da Veolia Portugal, Gonçalo Amorim, da aceleradora de Startups BGi e Paula Gomes Freire, da Vieira de Almeida Advogados (VdA), que nos falarão das suas experiências concretas na implementação de “Purpose” nas suas organizações.

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 11 de Fevereiro | Liderar Equipas em Contextos Ágeis: Novos Desafios

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 11 de fevereiro às 18h00, com o tema “Liderar Equipas em Contextos Ágeis: Novos Desafios”.

A liderança de equipas no contexto atual apresenta desafios novos, derivados da incerteza da nossa realidade e de dificuldades acrescidas que o trabalho remoto pode trazer. A realidade atual veio evidenciar ainda mais as limitações das hierarquias de controlo rígidas, centradas no controlo das horas de trabalho ou na microgestão.

Nesta conferência, exploramos formas de mobilizar e empoderar as equipas, no sentido de as tornar mais ágeis e de melhorarem o seu desempenho na resposta aos novos desafios.

Este evento online terá como oradores, Teresa Oliveira, Paulo Nuno Lopes e Hugo Lopes, docentes da Formação de Executivos da CATÓLICA-LISBON da área de Liderança.

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 9 de Fevereiro| 2021: Um Ano sem Princípio

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 9 de fevereiro às 17h00, com a análise da Folha Trimestral de Conjuntura, referente ao 4º trimestre 2020.

Nesta conferência, o Professor João Borges de Assunção partilhará os seus dados, análises e previsões, no acompanhamento da evolução da economia portuguesa e mundial, com enfoque nas perspetivas para o corrente ano.

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 2020
keyboard_arrow_up 17 de Dezembro | Análise do Orçamento do Estado 2021

A conferência deste tópico foi a análise do Orçamento de Estado para o próximo ano. Esta conferência será apresentada pelo Doutor Pedro Afonso Fernandes Economista Sénior do NECEP, com comentários dos Professores de Economia da CATÓLICA-LISBON João Borges de Assunção e João César das Neves e do Dean Filipe Santos.

Além das suas Sínteses Trimestrais de Conjuntura, o NECEP | Católica-Lisboa Forecasting Lab edita ainda Relatórios Temáticos. Em particular, foi publicado no dia 9 de Dezembro um relatório temático anual sobre o Orçamento do Estado de 2021, que pode consultar o sumário aqui e que será apresentado na conferência. Em análise estão os elementos extraordinários no apoio à economia, além dos  elementos de rotina na Função Pública e políticas sociais convencionais, com destaque para a orientação geral de apoio à preservação do emprego e da capacidade produtiva, a meta definida para o défice e outros critérios de avaliação das finanças públicas no atual contexto, e ainda, a estratégia de aplicação dos programas europeus a fundo perdido.

Assista à conferência transmitida em direto na página de Facebook da CATÓLICA-LISBON.

keyboard_arrow_up 10 de Dezembro | Consumo orientado para o Propósito: mudar o diálogo entre empresas e consumidores

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 10 de dezembro às 17:00 horas, com um tema de grande impacto e atualidade: "Consumo orientado para o Propósito: mudar o diálogo entre empresas e consumidores".

O Center for Responsible Business & Leadership (CRB) liderará esta conferência digital com um painel de três grandes empresas retalhistas (IKEA, L'Oréal e Sogrape) partilhando a importância do Propósito na sua relação com os clientes. Durante a conferência, a equipa do CRB lançará uma nova Research Note sobre as principais tendências e inovação no "Consumo orientado para o Propósito".

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 3 de Dezembro | Angola: Reformas Estruturais para o Crescimento Económico

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 3 de dezembro às 17:00 horas, com um tema da maior relevância e atualidade: "Angola: Reformas Estruturais para o Crescimento Económico".

Com a diminuição do peso do sector petrolífero, Angola desenvolve uma estratégia de diversificação que implica reformas económicas profundas e o crescimento do sector empresarial com estímulo ao investimento privado, interno e externo, que nos serão apresentadas por dois dos seus protagonistas, a Dra. Vera Daves, Ministra de Finanças de Angola, e o Dr. António Henriques da Silva, Presidente da AIPEX - Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações.

Para ver a conferência clique aqui

 

keyboard_arrow_up 25 de Novembro | Proteção de Dados como Ativo das Organizações: Um Novo Paradigma

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatólicaLisbon Digital Conference, em parceria com a Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Univerdidade Católica Portuguesa, que se realizará no dia 25 de novembro às 15h00, com o tema “Proteção de Dados como Ativo das Organizações: Um Novo Paradigma”.

 

A proteção de dados deixou de ser vista como uma mera questão de conformidade legal. Passou a ser um elemento condicionante de muitas atividades económicas, do ADN das organizações, da proteção e um ativo fundamental do mundo digital e, acima de tudo, dos valores que os clientes valorizam.

Esta conferência contará com a presença de diversas personalidades de renome nesta área, que partilharão a sua visão sobre o tema.

PROGRAMA

Painel 1 | Os impactos da proteção de dados nas atividades económicas: a visão dos reguladores
- Filipa Calvão (Presidente da CNPD)
- Margarida Matos Rosa (Presidente da Autoridade da Concorrência)
- João Cadete Matos (Presidente da ANACOM)

Painel 2 | Data protection and Companies’ core values
(As intervenções deste painel serão todas em inglês)
- Lanah Kammourieh Donnelly (Public Policy Manager, Google)
- Alexis Kateifides (Privacy Counsel, OneTrust)
- Nuno Moreira da Cruz, (Executive Director of the Center for Responsible Business & Leadership, CATÓLICA-LISBON)
- Todd Jewett (Senior Legal Counsel and Business Privacy Leader, GE Digital)
- Renee Lloyd (Senior Counsel and co-Privacy Leader, GE Digital)

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 20 de Outubro | The Purpose-Driven Corporation

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 20 de Outubro às 17:00 horas, com um tema da maior relevância e atualidade: "The Purpose-driven Corporation".

O tema "The Purpose-driven Corporation" está hoje fortemente presente na mente dos líderes empresariais e é central para a estratégia empresarial. Além disso, as recentes dificuldades enfrentadas pela economia portuguesa e global desafiam cada um de nós e as organizações que conduzimos a ultrapassar-nos a nós próprios no apoio à sociedade. Há muita discussão sobre o papel dos governos e do Estado mas, após o choque inicial da pandemia, o papel das empresas privadas, empresários, fundações, universidades e organizações sociais será crítico para o processo de recuperação e de construção de resiliência.

Porquê e como pode ser implementada uma agenda para o efeito? Quais são os desafios de gestão para as empresas orientadas para fins específicos? Qual é o futuro de um capitalismo centrado em objetivos?

Esta conferência contará com a presença do Professor Filipe Santos – Dean da CATÓLICA-LISBON e Líder Global no pensamento de Inovação Social, Professor Nuno Moreira da Cruz - Diretor do nosso Center for Responsible Business & Leadership, com o convidado especial Dr. António Casanova - Vice-Presidente Executivo da Unilever, uma das empresas globais pioneiras na adoção de uma agenda purpose-driven.

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 13 de Outubro | Previsões Económicas do NECEP para 2020

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 13 de outubro às 17h00, com a análise das mais atuais estimativas para a Economia Portuguesa para o terceiro trimestre de 2020.

No passado dia 7 de Outubro, o NECEP | Católica-Lisboa Forecasting Lab publicou a sua análise trimestral da Economia Portuguesa. As estimativas, baseadas nos últimos dados até 6 de Outubro, representam uma diminuição de 12,5% para o PIB do 3º trimestre em comparação com o mesmo trimestre de 2019. Os nossos economistas do NECEP mantêm a sua previsão central emitida em Março de uma diminuição do PIB em 2020 de 10% devido à pandemia, com um intervalo provável entre 9% e 12%. A recuperação para o próximo ano deverá ser suave, com um crescimento esperado de 2,5% a 3%. Isto é mais pessimista do que as recentes previsões oficiais do Governo e do Banco de Portugal, mas o NECEP tem um historial notável (e vencedor de prémios globais) de previsão do PIB português.

Nesta conferência, o Professor João Borges de Assunção partilhará os seus dados, análises e previsões, cumprindo a responsabilidade da CATÓLICA-LISBON de fornecer conhecimentos e perspetivas relevantes aos líderes empresariais.

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 6 de Outubro | O Potencial do Robotic Process Auto

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 6 de outubro às 17h00, com o tema “O Potencial do Robotic Process Automation na Transformação das Empresas”.

Robotic Process Automation (RPA) consiste numa tecnologia disruptiva que permite às empresas rever e automatizar processos usualmente realizados por pessoas, com grandes impactos na eficácia e eficiência das organizações.

Nesta conferência teremos a oportunidade de saber mais sobre a sua aplicação concreta em Portugal, através das experiências de empresas líderes na sua implementação, tendo como oradores convidados, José Ferrari Careto da EDP, Nuno Martins da Caixa Geral de Depósitos, Rui Fonseca da UiPath, com moderação e comentários de João Ribeiro da Costa, da CATÓLICA-LISBON.

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 1 de Outubro | Cibersegurança: desafios das empresas num ambiente de dependência tecnológica crescente

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatólicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 1 de outubro às 17h00, com o tema “Cibersegurança: desafios das empresas num ambiente de dependência tecnológica crescente”.

Se a dependência tecnológica crescente é visível, tal não acontece com a sofisticação dos ataques e com o ambiente de Ciberguerra em curso.

Esta conferência foi criada no âmbito do curso de Cibersegurança, que resulta de uma parceria entre a CATÓLICA-LISBON e o Técnico+, com o objetivo de discutir os principais riscos e desafios que os gestores devem considerar nos dias de hoje, com análise de alguns exemplos concretos e comentários dos Professores Paulo Cardoso do Amaral, da CATÓLICA-LISBON, e Miguel Pupo Correia, do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

A pedido dos oradores, a sessão não foi gravada.

keyboard_arrow_up 23 de Setembro | Inovação Farmacêutica em Tempos de Pandemia

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon Digital Conference que se realizará no dia 23 de setembro às 17h00, com o tema “Inovação Farmacêutica em Tempos de Pandemia”.

Os tempos que correm são demasiado rápidos para a ciência.

Os tempos em que desejamos soluções para os problemas pandémicos são demasiado lentos para a sociedade.
Dos fármacos às vacinas, há um espaço de debate crescente sobre a urgência e a segurança.
Como pode a inovação farmacêutica conciliar estas duas dimensões de vida para construir um futuro da saúde e bem-estar pós-pandemia?

Esta conferência contará com a participação de dois oradores de renome, o Professor Hélder Mota Filipe - Professor associado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa - e a Dra. Paula Martins de Jesus - Diretora médica da MSD, vice-presidente do Medical Council da MSD e presidente da Associação dos Profissionais de Medicina na Indústria Farmacêutica - com moderação dos Professores Francisco Velez Roxo e  Joana Santos Silva, da CATÓLICA-LISBON.

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 21 de Julho | Saúde e Desafios no Contexto Digital

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon Digital Conference, que se realizará no dia 21 de julho, às 17h00, com o tema “Saúde e Desafios no Contexto Digital”.

A resposta dos Sistemas de Saúde à pandemia COVID-19 tem colocado muitos, novos e renovados desafios na resposta aos doentes e na evolução tecnológica e humanista do futuro da sociedade, da saúde e do bem-estar. Num contexto de transformação digital, os desafios são sobretudo de otimização e de desenvolvimento holístico e integrador, com vista a rápidas e melhores respostas para a complexidade dos problemas da saúde e sociais.

Esta conferência será apresentada pelo Professor Francisco Velez Roxo e pela Professora Joana Santos Silva, da CATÓLICA-LISBON, com comentários do Dr.  Ricardo Batista LeiteDeputado à Assembleia da RepúblicaPorta-voz Nacional do Partido Social Democrata para a SaúdeMédico e coordenador científico de Saúde Pública no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa.

Para ver a conferência clique aqui

 

 

keyboard_arrow_up 16 de Julho | COVID-19: Impacto e Futuro no Setor dos Vinhos

A recente conjuntura veio trazer impactos à escala global. E o setor dos vinhos não está imune a este tipo de «ambiente incerto».

Neste contexto, a CATÓLICA-LISBON e a Escola Superior de Biotecnologia do Porto (UCP) pretendem promover o debate de temas impactantes para o setor dos vinhos, procurando esclarecer e encontrar as melhores soluções e medidas de superação.

Junte-se a nós e ao painel de representantes do setor, na conferência online “COVID-19: Impacto e Futuro no Setor dos Vinhos”, que irá realizar-se no dia 16 de julho, às 18h.

Para ver a conferência clique aqui

 

keyboard_arrow_up 16 de Julho | Inteligência Artificial e Digitalização: Oportunidades a partir de uma nova realidade global

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon Digital Conference, em parceria com a Câmara de Comércio Portugal-EUA, no dia 16 de Julho às 15h00, com um tema da maior relevância e atualidade "Inteligência Artificial e Digitalização: Oportunidades a partir de uma nova realidade global".

 

Conheça o painel de oradores:

Prof. Manuela Veloso: Head JPMorgan Chase AI Research, Professor at Carnegie Mellon University
Miguel Noronha: Executive Vice President North America, United Kingdom, Portugal & Global Accounts at Altitude Software
Nuno Guerreiro: Head of Industry, Search Ads 360 at Google US
Rui Teixeira: CEO EDP Generation and Member of the Board of Directors of EDP
João Ribeiro da Costa: Head of Digital Transformation at CATÓLICA-LISBON, Non-Exec Board Member Claranet and Guestcentric (Moderador)

​A pedido dos oradores, a sessão não foi gravada.

keyboard_arrow_up 14 de Julho | Consumo Pós-pandemia: Desafios e Oportunidades

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon Digital Conference, que se realizará no dia 14 de julho, às 17h00 com a Professora Rita Coelho do Vale sobre o tema dos desafios e oportunidades do consumo pós-pandemia.

No período de enorme incerteza económica em que nos encontramos é relevante analisar como irão os consumidores ativar os seus padrões de consumo no período pós-pandemia, de modo a que as empresas possam reinventar estratégias de atuação e de abordagem de mercado.  

Nesta conferência serão apresentados os resultados de um estudo realizado junto de 500 participantes do Painel de Estudos Online da CATÓLICA-LISBON, durante o período de desconfinamento. Dados indiciam que iremos observar uma ativação de padrões de consumo bastante distintos, pelo que urge às empresas entenderem estas alterações de modo a conseguirem alavancar consumo tanto de produtos como de serviços. Resultados apontam para quatro tipos de consumidores distintos que devido ao seu perfil sociodemográfico irão exibir diferenças de consumo díspares. À semelhança de resultados do estudo anterior, realizado no início do período de confinamento, este estudo indica que atributos como a sustentabilidade e origem dos produtos irão ser cada vez mais valorizados pelos consumidores.

Para ver a conferência clique aqui

 

 

keyboard_arrow_up 2 de Julho | Negociar em Posição de Desvantagem

É com enorme prazer que o convidamos a participar na próxima conferência digital no âmbito da iniciativa Knowledge@CATÓLICA-LISBON, “Negociar em Posição de Desvantagem”, que será apresentada pelo Professor João Matos, no dia 2 de julho às 17:00 horas.

Negociar em posição de desvantagem nunca foi agradável, mas nos tempos que correm tornou-se especialmente complicado e complexo.

Quais são as premissas de uma negociação em posição de desvantagem?

O que significa estar em desvantagem numa negociação?

Devemos limitar-nos a aceitar as condições que nos impõem?

O objetivo desta conferência é fornecer ferramentas e estratégias negociais que promovam o reequilíbrio da balança do poder negocial.

Para ver a conferência clique aqui

Mais informações: Presentation

 
keyboard_arrow_up 30 de Junho | A evolução da epidemia e os anos de vida perdidos pelos Portugueses

É com grande prazer que o convidamos a participar na próxima conferência digital " A evolução da epidemia e os anos de vida perdidos pelos Portugueses ", no âmbito da iniciativa Knowledge@CATÓLICA-LISBON, no dia 30 de junho às 17:00 horas.

Nesta conferência teremos, numa primeira parte, a apresentação do nosso orador convidado, Jorge Buescu, Professor Associado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, sobre Matemática, Modelos e Pandemia, onde será feita uma descrição breve do que é um modelo matemático para uma epidemia, relacionando-a com os dados recentemente observados em Portugal.

O segundo momento da conferência contará com a apresentação de Miguel Gouveia, Professor Associado da CATÓLICA-LISBON, e aborda o tema de como medir o efeito da epidemia na saúde da população. O número de mortos é apenas um ponto de partida. Serão apresentados resultados para indicadores como os anos de vida perdidos, ou “anos de vida perdidos ajustados pela qualidade”. Estes indicadores são mais adequados para encontrar as melhores políticas públicas, em particular as mais custo-efetivas.

Para ver a conferência clique aqui

Mais informações: Presentation 1Presentation 2

keyboard_arrow_up 23 de Junho | O futuro do Turismo

The past months introduced us to a new global paradigm. Around the world, people changed their consumption habits, life and work routines, but also the way they feel and think about traveling on leisure.

Tourism companies now face that great uncertainty regarding the «new consumer» mindset and needs. To guide us with new perspectives about the future of tourism, we invited several international and national experts who will talk about their approaches and insights for this economic sector.

It is with great pleasure that we send you this invitation to the webinar “The Future of Tourism”, which will take place on June 23, between 3 pm and 4:30 pm (WEST - Lisbon).

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 9 de Junho | Construir uma Carreira Global num Mundo Digital

É com grande prazer que o convidamos a participar na próxima conferência Knowledge@CATÓLICA-LISBOA no dia 9 de Junho às 17:00 horas. Pedro Pina fará uma apresentação inspiradora sobre como construir uma carreira global num mundo cada vez mais digital, e participar numa conversa animada com o Dean Filipe Santos sobre empresas digitais globais, inovação, diversidade e o futuro que se avizinha.

BIO DO ORADOR

Pedro Pina é um marketer Português que viveu e trabalhou fora de Portugal durante os seus mais de 20 anos de carreira. Juntou-se à Google em 2013 como Global Client Partner, liderando uma equipa espalhada pelo mundo, dedicada a gerir o profundo envolvimento da Google com alguns dos maiores gigantes da publicidade como a Unilever, L'Oréal, Nestlé, LVMH, VW ou BMW. Também supervisiona a equipa criativa premiada da Google - também conhecida como The Zoo - uma equipa interna de tecnólogos criativos, especialistas em produtos, planeadores estratégicos e produtores de tecnologia.

Para além do seu trabalho, Pedro lidera o capítulo LGBTQ+ na Google em toda a Europa, Médio Oriente e África, e é também o Patrocinador Executivo da estratégia de Diversidade e Inclusão da Região, tendo recebido vários prémios internacionais pelo seu trabalho neste domínio.

Antes de se juntar à Google, Pedro foi EVP e Global Brands Director na McCann Worldgroup. A sua carreira começou na P&G, seguida de 5 anos nos EUA e no Brasil a trabalhar para a PepsiCo.

O Pedro é licenciado pela Católica Lisbon School of Business and Economics e tem um MBA pelo INSEAD.

Para assistir à conferência, veja o vídeo.

 

keyboard_arrow_up 4 de Junho | Quem arcará com os custos da crise covid-19: Análise de empregos em risco em Portugal

Novo relatório e lançamento do centro PROSPER da CATÓLICA-LISBON

Professor Filipe Santos, Professora Joana Silva,
Professor Francisco Lima, Exma. Reitora Professora Isabel Capeloa Gil

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon - Digital Conference, que se realizará no dia 4 de junho, às 17h00.

PROGRAMA DA CONFERÊNCIA

- Lançamento do CATÓLICA-LISBON Center of Economics for Prosperity (PROSPER),
Professor Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics

- Apresentação do Estudo: Quem arcará com os custos da crise covid-19: Análise de empregos em risco em Portugal”,
Professora Joana Silva, Diretora do CATÓLICA-LISBON Center of Economics for Prosperity

- Comentário pelo Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE)
Professor Francisco Lima

- Encerramento pela Exma. Reitora da Universidade Católica Portuguesa
Professora Isabel Capeloa Gil

 

Para assistir à conferência, veja o vídeo

keyboard_arrow_up 2 de Junho | As Marcas e os seus Clientes num Mundo em Transformação

KNOWLEDGE | As Marcas e os seus Clientes num Mundo em Transformação

Edla Pires (CUF), Marco Nanita (DELTA Cafés), Carlos Pedro Pereira (GALP),
Maria Estarreja (SUPER BOCK Group) e Inês Drummond Borges (WORTEN)

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon - Digital Conference, que se realizará no dia 2 de junho, às 17h00, onde será debatida a forma como as marcas de consumo estão a adaptar a sua proposta de valor à situação de confinamento e às novas tendências de consumo.

O Covid-19 mudou de repente todos os paradigmas das nossas vidas. As marcas, que têm reconhecido a relevância dos seus clientes e que começaram realmente a preocupar-se com estes, viram-se obrigadas a repensar tudo. Um mundo diferente e uma vida diferente levaram as pessoas a alterar os seus padrões e processos de análise, de valorização, de seleção, de decisão, de satisfação, de compra, de consumo. As marcas acompanharam, ajustando produtos para dar resposta a novas necessidades, revendo canais de compra e de entrega, e chegando onde as pessoas estão, adaptando preços em função de novas propostas de valor e desenvolvendo novos mecanismos de contacto e as suas promessas.

Esta conferência, moderada pela Diretora de Programa da CATÓLICA-LISBON, Maria do Rosário Pinto Correia, com comentários da Professora Rita Coelho do Vale, contará com a participação de gestores de topo das principais marcas, partilhando as suas experiências e inovações.

Para assistir à conferência, veja o vídeo

keyboard_arrow_up 28 de Maio | Qual é o principal desafio estratégico associado a um choque sem precedentes?

 com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima Knowledge@CatolicaLisbon - Digital Conference, que se realizará no dia 28 de maio, às 17h00 com o Professor Ilídio Barreto sobre o tema dos desafios estratégicos que os líderes empresariais enfrentam para se adaptarem a choques profundos, como aquele provocado pelo COVID-19.

Tendo em consideração diversas evidências passadas sobre como as empresas (incluindo os líderes da indústria global) lutaram para fazer face a choques sem precedentes, e recorrendo às ciências cognitivas e a literaturas associadas, o Professor Ilídio Barreto partilhará nesta conferência a sua visão sobre quais os maiores desafios dos gestores nestas situações e como podem mitigar este desafio.

O Professor Ilídio Barreto ensina Estratégia, Criatividade e Empreendedorismo Estratégico (que são também os seus domínios de investigação científica) a todos os graus de ensino na CATÓLICA-LISBOA. Publicou artigos em revistas científicas de topo na área da Gestão. Desde há vários anos, é membro dos conselhos editoriais do Journal of Management Studies e do Journal of Business Venturing. Em 2020, passou a integrar o Editorial Review Board da Academy of Management Journal.

​A pedido dos oradores, a sessão não foi gravada.

keyboard_arrow_up 26 de Maio | Recuperação Económica para Portugal e Europa

É com enorme prazer que o convidamos a participar na próxima conferência digital Knowledge@CATÓLICA-LISBON, que se realizará no dia 26 de maio, às 17h00. Vamos receber o Professor Manuel Rodrigues, ex-Secretário de Estado das Finanças de Portugal e especialista em finanças públicas e privadas. Ele fará uma análise das perspetivas e opções para a recuperação económica em Portugal e na Europa.

Biografia do Orador: Manuel Rodrigues é Professor de Gestão Financeira no King's College London. Foi Secretário de Estado das Finanças do XIX e XX Governo Constitucional de Portugal. Foi Deputado até 2017 e presidiu à Comissão Interparlamentar Portugal - Reino Unido. É doutorado pela Faculdade de Gestão da Universidade de Cranfield no Reino Unido, especializado em finanças. Anteriormente, licenciou-se em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em Portugal, seguido de um MBA na IESE Business School em Espanha e na Kellogg School of Management nos EUA.

Para assistir à conferência, clique aqui

keyboard_arrow_up 19 de Maio | Perspectivas para a economia global na época da COVID-19

É com enorme prazer que o convidamos a participar na próxima conferência digital da CATÓLICA-LISBON, que se realizará no dia 19 de maio, às 17h00 no âmbito da iniciativa Knowledge - Digital Conferences.

O Professor Sérgio Rebelo partilhará as suas opiniões sobre o impacto da COVID-19 na economia global e o que podemos esperar nos próximos meses, ao mesmo tempo que combatemos uma crise sanitária global e uma recessão económica.

O Professor Sérgio Rebelo é um dos economistas portugueses mais conhecidos do mundo. Actualmente é o Professor do Banco Tokai na Kellogg School of Management, onde tem sido Presidente do Departamento de Finanças. Fez várias publicações sobre macroeconomia e finanças internacionais, e ganhou inúmeros prémios de investigação e ensino, incluindo o Prémio de Professor do Ano da Kellogg. Foi consultor do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional, do Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal, do Banco Central Europeu, do McKinsey Global Institute e do Global Markets Institute da Goldman Sachs. Obteve o doutoramento em Economia na Universidade de Rochester. É licenciado em Economia pela Católica Lisboa School of Business & Economics, onde foi membro do corpo docente e Director do programa de MBA em Finanças. Foi distinguido com o prémio CATÓLICA-LISBON'S Career Award em 2007.

​A pedido dos oradores, a sessão não foi gravada.

keyboard_arrow_up 14 de Maio | COVID-19 e os Portugueses: Resultados do Estudo da Universidade Católica e os desafios para a Economia Portuguesa | PARTE 2

É com enorme prazer que o/a convidamos a participar na próxima conferência digital da CATÓLICA-LISBON, que se realizará no dia 14 de maio, às 17h00 no âmbito da iniciativa Knowledge - Digital Conferences.

Nesta sessão, partilharemos os resultados da 2º fase do estudo da Universidade Católica Portuguesa sobre os impactos sociais e económicos da pandemia no País. Este estudo foi realizado durante os últimos cinco dias, pelo CESOP, pelo que será o retrato mais atualizado dos portugueses nos tempos do COVID-19.

Para assistir à conferência, clique aqui
Mais informações: Presentation 

keyboard_arrow_up 06 Maio | ​Subitamente remotos: Desafios e Oportunidades na gestão de equipas remotas

É com enorme prazer que o convidamos a participar na próxima conferência digital da CATÓLICA-LISBON, que se realizará no dia 6 de maio, às 17h00 no âmbito da iniciativa Knowledge - Digital Conferences.
 

Nesta sessão faremos um resumo do estado do trabalho remoto no mundo e partilharemos dados do impacto do confinamento atual na motivação e bem-estar dos colaboradores. Abordaremos algumas das principais questões que os líderes de equipas devem ter presentes neste momento, com propostas concretas de ações quick-win para as endereçar. 

Para assistir à conferência, clique aqui

Mais informações: Presentation 

keyboard_arrow_up 05 de Maio | Que tipo de mundo queremos depois do Covid19: o papel-chave dos ODS

É com enorme prazer que o convidamos a participar na próxima conferência digital da CATÓLICA-LISBON, que se realizará no dia 5 de maioàs 17h00 no âmbito da iniciativa Knowledge - Digital Conferences.

Em tempos profundamente afetados por uma pandemia global inesperada, a incerteza quanto ao futuro e aos efeitos da depressão económica global estão a suscitar alarme a nível governamental, empresarial e dos cidadãos. A crise está a empurrar milhões de pessoas para a pobreza, para o desemprego e para condições de saúde preocupantes. Neste contexto, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) emergem, como nunca antes, como a luz orientadora do caminho mais seguro das empresas para um futuro incerto, onde uma coisa é certa: o bem-estar da nossa sociedade é crucial para o sucesso empresarial. O mundo pós-COVID precisa de abraçar o espírito dos ODS e a sua nobre missão de "não deixar ninguém para trás".

Para assistir à conferência, clique aqui
Mais informações: Presentation

keyboard_arrow_up 28 de Abril | Os Portugueses nos seus Planos Pessoais de Emergência

É com enorme prazer que o convidamos a participar na próxima conferência digital da CATÓLICA-LISBON, que se realizará no dia 28 de abril, às 17h00 no âmbito da iniciativa Knowledge - Digital Conferences.

Com a iminente e depois efetiva declaração do estado de emergência, os portugueses alinharam nas necessárias reações de contingência. Cada um edificou o seu Plano Pessoal de Emergência [PPE] mobilizando recursos em duas frentes – Sobrevivência e Funcionamento. Esta sessão pretende dar um retrato geral do consumidor que sobrevive e funciona mas, principalmente, explorar as principais interrogações que este tempo de exceção e de perturbação coloca num contexto de pré-retorno ao mundo lá fora. Perceber a morfologia e as estratégias subjacentes a estes Planos será fundamental para perceber como voltarão os Portugueses ao “seu mundo lá fora”!

Para assistir à conferência, veja o vídeo aqui.
Mais informações: Presentation

keyboard_arrow_up 27 de Abril | Innovation in times of COVID

É com enorme prazer que o convidamos a participar na próxima conferência digital da CATÓLICA-LISBON, que se realizará no dia 27 de abril, às 17h00 no âmbito da iniciativa Knowledge - Digital Conferences.

A crise do Coronavírus forçou drasticamente os consumidores a mudarem os seus hábitos e levou a sociedade a uma paralisação. No entanto, o espírito humano não pode ser confinado e várias inovações interessantes surgiram por necessidade.

Nesta conferência, o professor René Bohnsack apresentará o Business Model Design Lab da CATÓLICA-LISBON, que visa capacitar as empresas a capitalizarem na inovação de modelos de negócios e Rita Romão, partner da AKA Group - uma empresa de Consultoria em Estratégia e Branding - apresentará algumas das empresas mais criativas e soluções que nasceram da crise do COVID-19.

Para assistir à conferência, veja o vídeo aqui

Mais informações: Presentation

keyboard_arrow_up April 23, 2020 | The Impact of COVID-19 pandemic on the Portuguese Society: Assessment of multiple indicators

The Observatory of Portuguese Society of Católica-Lisbon has conducted in the last few days of March one of its regular studies, this time focusing on analyzing several indicators related with the health crisis we are all experiencing. The purpose of this study was to assess the impact of current situation in multiple indicators like Happiness, Well-Being, Consumption Behaviors, and Economic Impact, as also to assess multiple indicators related to what the Portuguese are expecting to happen in the next few months. Findings suggest many significant differences depending on citizen’s current economic conditions, as also depending on their current employment status, shedding some light on the different realities experienced by Portuguese.

The main objective of the observatory consists in describing and characterizing the Portuguese society by studying specific phenomena of interest. In particular, the observatory measures and monitors aspects related to Portuguese society, such as well-being, quality of life, happiness, health, life satisfaction, and security. In order to understand specific or underlying concepts of Portuguese society, the observatory collects relevant data using both direct data collection, through the Online Research Panel of CATÓLICA-LISBON, and indirect data collection provided by national and international entities (e.g., socioeconomic, demographic and health statistics). This set of activities is helpful to understand the impact of specific economic and psychosocial issues in the Portuguese Society.

To watch the conference, clickhere
More information: Presentation

keyboard_arrow_up 22 de Abril | Economia em tempos de peste

É com enorme prazer que o convidamos a participar na próxima conferência digital da CATÓLICA-LISBON, que se realizará no dia 22 de abril, às 17h00 no âmbito da iniciativa Knowledge - Digital Conferences.

Com o título "Economia em Tempos de Peste", este evento será apresentado pelo Professor João César das Neves, que irá analisar os dados atuais relativos à evolução da economia, bem como os possíveis cenários que poderão acontecer nos próximos meses.

Para assistir à conferência, veja o vídeo aqui

Mais informações: Presentation

keyboard_arrow_up 21 de Abril | 2020: A Odisseia da Economia Portuguesa no Grande Confinamento

É com enorme prazer que o convidamos a participar na próxima conferência digital da CATÓLICA-LISBON, que se realizará no dia 21 de abril, às 17h00 no âmbito da iniciativa Knowledge - Digital Conferences.

O NECEP – Núcleo de Estudos de Conjuntura para a Economia Portuguesa (Católica-Lisbon Forecasting Lab) - publicou a 23 de Março a primeira análise do impacto da crise COVID-19 na Economia Portuguesa. Neste seminário, o coordenador do NECEP, Professor João Borges de Asunção, apresentará os dados e estimativas mais recentes do impacto económico da pandemia em Portugal, informação muito relevante para decisores políticos e empresariais.

Para assistir à conferência, veja o vídeo aqui

keyboard_arrow_up 14 de Abril | COVID-19 e os Portugueses

É com enorme prazer que o convidamos a participar no próximo evento Knowledge - Digital Conferences, no dia 14 de abril, às 17h00, onde partilharemos os resultados do estudo da Universidade Católica Portuguesa sobre as mudanças atuais na vida dos Portugueses e a economia do País. Este estudo foi realizado a uma amostra de 1.700 Portugueses, durante a primeira semana de Abril, e é representativo da população.
Iremos também refletir sobre o que os dados nos dizem relativamente à situação económica do país e a melhor forma de agir para relançar a Economia.

Para assistir à conferência, veja o vídeo aqui
Mais informações: Presentation

keyboard_arrow_up 07 de Abril | Responsible Business Leadership: Desafios de uma Crise Global

Para ver a conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 06 de Abril | Economia em tempos de Peste

Neste momento difícil de pandemia, mais do que nunca, é importante mantermos a cabeça fria e darmos o nosso melhor a cada uma das pessoas que nos rodeia e à sociedade no seu todo, para que possamos ultrapassar esta situação, sempre unidos.

CATÓLICA-LISBOA preparou assim um conjunto de iniciativas online gratuitas, KNOWLEDGE - Digital Conferences, com o intuito de fornecer as melhores ferramentas a todos os estudantes e profissionais, para os ajudar a enfrentar e compreender melhor alguns dos desafios que estamos a enfrentar.

Assim, é com enorme prazer que o convidamos a participar na primeira edição desta iniciativa, sob o tema "Economia em tempos de peste", apresentada pelo Professor João César das Neves.

Este evento online terá lugar no dia 6 de Abril, pelas 11h, com a duração prevista de 1h30. Após a palestra haverá um período para perguntas e respostas.

Para assistir à conferência clique aqui

keyboard_arrow_up 2022
keyboard_arrow_up 20 de janeiro | Deep Learning
keyboard_arrow_up 24 de fevereiro | Modelo de internacionalização do Grupo Nabeiro e Desafios pós-pandemia
keyboard_arrow_up 8 de março | Um mundo pós-confinamento e a economia portuguesa
keyboard_arrow_up 19 de abril | Achieving consumer well-being: what matters the most?
keyboard_arrow_up 26 de abril | Conformismo não joga com Ambição – A Sumol Compal em Moçambique
keyboard_arrow_up 5 de maio | Quando negociar, Quando lutar
keyboard_arrow_up 2 de junho | Parcerias e alianças para a internacionalização – estratégia do Grupo Tecnimede