Dia da Mulher: Celebramos e ajudamos a poder ser celebrado

Segunda, Março 8, 2021 - 20:06

Dia da Mulher: Celebramos e ajudamos a poder ser celebrado

Nos últimos anos, no Dia da Mulher comemoram-se as conquistas do ano anterior e sempre que possível, o aumento da paridade de gênero. No próximo dia 8 de Março não há muito que se comemorar.

Com a pandemia, o desemprego mundial disparou afetando principalmente as mulheres. No artigo do New York Times sobre a “Shecession”  é mencionado como fator principal o elevado impacto da pandemia nas indústrias de serviço e de hospitalidade onde há um maior número de mulheres a trabalhar. Acrescentamos as causas externas, a mulher continua a ter mais horas no apoio das atividades domésticas e de apoio aos familiares. Quando estabelecimentos de apoio a crianças foram fechados, as mulheres tiveram maior necessidade de dedicar mais tempo às suas famílias em detrimento de se dedicar a sua atividade profissional.

Com este cenário, ao invés de celebrarmos as conquistas passadas, podemos utilizar o Dia da Mulher para lançar as bases para que em 2022 tenhamos muitas novas razões para comemorar. Como? Apoiando mulheres a se reintegrar no mercado de trabalho.

Um bom exemplo de como isto pode ser feito é o Programa We@Back to Market da Universidade Católica Portuguesa que apoia mulheres que interromperam a sua atividade profissional para apoio à família (ou outros) e que estão com dificuldades em reintegrar o mercado de trabalho, quer seja por falta de uma rede de contactos ou por falta de uma experiência recente no seu CV.

Este programa para as mulheres Alumni da Católica-Lisbon, de acesso gratuito, prevê estas alumni desenvolvam um projeto de consultoria em empresas reais, com o apoio de professores da Universidade, com uma duração aproximada de 12 semanas. O desafio estará sempre relacionado com temas de Gestão.

Espera-se que a 2ª edição se inicie em breve.

As EMPRESAS interessadas em participar no programa, deverão contactar a CLSBE, o CEA ou as Professoras Karen Frisch  ou Rute Xavier.

As MULHERES Alumni Católica deverão enviar o sua candidatura para cea@ucp.pt.