Tiago Gomes da Clarapy Therapeutics: Empreendedorismo e Saúde Mental numa Plataforma Revolucionária

CATÓLICA-LISBON
Quarta, Junho 19, 2024 - 09:45

A parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença continua a trazer histórias inspiradoras ao público através do seu podcast “Negócios com Impacto”. No episódio de hoje tivemos a oportunidade de conhecer Tiago Gomes, que com apenas 24 anos é já fundador da Clarapy Therapeutics, uma plataforma inovadora que democratiza o acesso a psicólogos qualificados, facilitando consultas de saúde mental de forma fácil e conveniente.

Desde cedo, o seu interesse oscilava entre a Medicina e a Psicologia, mas foi a liberdade oferecida pela Psicologia que o atraiu, levando-o a perseguir uma licenciatura nesta área na Universidade Católica Portuguesa. A sua entrada na CATÓLICA-LISBON, uns anos mais tarde para realizar um mestrado, marcou o início da sua jornada empreendedora. Ao perceber a necessidade de uma fusão entre o seu conhecimento em Psicologia e o conhecimento em empreendedorismo e negócios, Tiago deu origem à Clarapy Therapeutics, plataforma esta lançada em setembro de 2023.

Tiago destaca o momento crucial que o inspirou durante os seus estudos de Psicologia: uma aula que começou com a afirmação provocadora de que "a psicologia era para os ricos". Esta observação persistiu na sua mente, alimentando a sua determinação em criar um impacto positivo e acessível na área da saúde mental.

A Clarapy Therapeutics nasceu de um desejo forte de simplificar o acesso à psicoterapia. A plataforma oferece uma gama de serviços, desde consultas de psicologia e psiquiatria até workshops e formações, tudo num único ecossistema digital. O seu algoritmo inteligente faz sugestões personalizadas de psicólogos com base nas necessidades e preferências individuais de cada utilizador.

Desde o seu lançamento, a Clarapy já impactou mais de 200 pessoas, trabalhando em parceria com diversas empresas para oferecer serviços de saúde mental aos seus colaboradores. "O nosso objetivo é estarmos um passo à frente, trazendo eficiência na psicologia em Portugal. Não queremos apenas dar um psicólogo, queremos dar o psicólogo certo." Tiago enfatiza ainda a importância da flexibilidade na oferta de serviços, com consultas disponíveis online através de videochamada, telefone e até mesmo mensagens, para garantir que a terapia seja acessível a todos, independentemente das suas limitações ou preferências.

A pandemia da COVID-19 acelerou a digitalização dos serviços de saúde mental, tornando a visão da Clarapy ainda mais relevante. "A pandemia foi o processo de revolução, teve um grande processo de digitalização. Facilitou bastante o processo de democratização do acesso à saúde mental."

Tiago atribui parte do sucesso da Clarapy à sua formação na CATÓLICA-LISBON, que lhe proporcionou as ferramentas e conhecimentos necessários para construir uma empresa sólida. Reconhece especialmente a influência das cadeiras de empreendedorismo, finanças e marketing, bem como a mentoria contínua dos professores.

Ao finalizar a entrevista, Tiago deixa um conselho para os futuros empreendedores: "Arrisquem. O maior arrependimento não vai ser nunca das coisas que falhámos, mas sim das coisas que não fizemos." Apesar dos desafios do mercado português, Tiago acredita que superar esses obstáculos é o primeiro passo para o sucesso internacional.

A Clarapy Therapeutics continua a impactar positivamente a saúde mental em Portugal, promovendo uma abordagem holística e acessível à terapia. Com a sua visão inovadora e compromisso inabalável, Tiago Gomes está a construir o caminho para um futuro mais saudável e equilibrado para todos os portugueses.

Ouvir aqui