O sexto episódio do videocast Negócios com Impacto, uma parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença, traz-nos a história de uma marca portuguesa que se reinventou com sucesso: Torres Novas. O convidado é Nuno Vasconcellos e Sá, alumni da CATÓLICA-LISBON e um dos fundadores da nova vida da histórica empresa têxtil.
A Torres Novas renasceu em 2020, mas as suas raízes remontam ao século XIX, quando foi fundada a Companhia Nacional de Fiação e Tecidos de Torres Novas. Durante décadas, a marca foi sinónimo de qualidade no setor têxtil português, até encerrar atividade em 2011.
A ideia do relançamento nasceu de uma conversa entre o seu pai e o seu tio-avô, Adolfo Lima Mayer, antigo administrador da companhia e uma figura central na história da marca. Quando Nuno Vasconcelos regressou a Portugal, depois do MBA, sentia que era o momento certo para iniciar um projeto próprio. “Estava à procura de uma oportunidade para empreender e este era um tema que me dizia muito, quer pelo legado familiar, quer pela força da marca”.
O relançamento da Torres Novas foi oficial no final de 2020, em plena pandemia. Apesar dos receios naturais associados ao relançamento de uma marca com um passado de encerramento, os três fundadores — Nuno, Inês e Miguel — optaram por uma abordagem distinta. A antiga companhia era sobretudo industrial e produzia para outras marcas, enquanto o novo projeto se foca exclusivamente na marca Torres Novas, com um modelo de negócio assente na diferenciação pela qualidade, na produção 100% nacional e numa gestão sustentável do produto.
Com a produção assegurada em Portugal, reforçando o compromisso com práticas de fabrico éticas e sustentáveis, a marca apostou numa lógica de crescimento sustentável, com um portefólio pensado para durar, feito com matérias-primas de alta qualidade. “Temos uma preocupação muito grande com a sustentabilidade, mas também com a longevidade. Um bom turco, que se mantém impecável durante anos, é talvez a forma mais autêntica de consumo responsável.” Nuno acredita que o sucesso da Torres Novas se deve em grande parte a esta coerência entre valores, produto e narrativa.
Com cerca de cinco anos de atividade, a marca está presente em mais de 150 lojas espalhadas pelo mundo, desde países europeus até à Venezuela, Líbano ou Cazaquistão, e no canal online.
A Torres Novas renasceu como um verdadeiro negócio com impacto, não só por resgatar uma marca histórica da memória coletiva portuguesa, mas por representar uma nova forma de estar no setor têxtil: mais consciente, mais responsável e mais fiel às raízes do saber-fazer nacional.
O sexto episódio do videocast Negócios com Impacto está disponível para ouvir e ver no Spotify e no YouTube da CATÓLICA-LISBON.