Responsabilidade Social, as Empresas e Saramago - Edition 4

Center for Responsible Business & Leadership
Domingo, Outubro 6, 2019 - 17:00

Responsabilidade Social, as Empresas e Saramago

October 6th - Edition #4

Due to the very specific nature of its content, today's message follows in both languages (Portuguese and English). 

Um mundo onde consumimos “mais Planeta” do que podemos, onde usamos mais recursos do que devemos, com a riqueza profundamente mal distribuída, com milhões a viver acima do que podem e devem, com valores de vida vergonhosamente subvertidos, onde ascensão social e profissional em muitos lugares tem pouco a ver com o mérito, com tanta exploração laboral infantil, com os cenários de pobreza a ser a dura realidade diária para tantas comunidades, onde a corrupção e muitos casos de falta de ética empresarial pululam, digam-me lá num cenário destes se vos perguntassem que resposta eficaz precisaria um mundo destes, se a única resposta possível, séria, realista, “esperançadora”, não seria – “só as Empresas com a força dos seus processos, das suas competências, dos seus recursos, podem iniciar uma enorme transformação, criando Valor para elas e …para a Sociedade”, - pois ela aí está, uma Macro Tendência, chamemos-lhe “maior consciência social e ambiental”, se alguém tiver um nome melhor que diga, o que interessa é que nos entendamos sobre os desafios que temos pela frente, uma Macro Tendência abençoada e imparável, onde um “novo” cidadão e consumidor pede a gritos que esta consciência corporativa desperte definitivamente, porque a consciência destas novas realidades e o reconhecimento da insustentabilidade do planeta estão, em grande medida, globalmente aceites, e os fenómenos da globalização e das novas tecnologias continuarão a incrementar exponencialmente essa consciência, aquelas empresas que ainda não tiverem claro isto…a “claridade” vai chegar, criação de valor no futuro só será sustentadamente obtida quando os interesses de todos os “stakeholders” (empregados, fornecedores, comunidades locais, sociedade, clientes e algum mais que faça parte do ecossistema) relevantes forem tidos em conta, a actual preocupação quase exclusiva com o interesse dos accionistas  “esbater-se-á”, as empresas que não reconheçam hoje esta realidade e se adaptem, terão muita dificuldade em sobreviver no futuro, acredito, e mesmo muito, que, se as empresas não se transformarem em empresas socialmente mais responsáveis porque é o melhor para os mercados onde operam, então devem fazê-lo porque é o melhor para os seus negócios!, e permita ela, esta fantástica Macro Tendência, voltar a um contexto de verdade e aos equilíbrios fundamentais para o funcionamento dos mercados, para o planeta e para a vida das pessoas, porque estes enormes desafios quando entendidos e pensados como oportunidades e não problemas, são uma imensa força aglutinadora de vontades para partir para novos desafios, novos processos, novos paradigmas, novas lideranças, e no fundo, a mensagem subjacente a tudo isto é que duas coisas vão ter de mudar muito, por um lado a relação que todos (países, empresas, cidadãos) temos com a Sociedade e Planeta, e por outro lado, para “fazer acontecer tudo isto”, precisamos cada vez mais, de Liderança Sustentável, os grandes lideres do futuro serão aqueles que hoje sejam capazes de desenhar estratégias baseadas nesta “Macro Tendência”…e já agora que me perdoe o José pelo roubo do estilo para, saramagando, falar de Responsabilidade Social Corporativa…

In a world where we consume “more planet” than we can, where we use more resources than we should, where wealth is profoundly unevenly distributed, where millions live above what they can and should, where life values are shamefully subverted, where the social and professional ladder often has little connection with merit, where there is so much child labour exploitation, where poverty is the tough daily reality for so many communities, where corruption and many cases of lack of business ethics swarm, tell me then, facing such a scenario, should you be asked what effective response such a world would need, would the only possible, serious, realist, “hopeful” response not be that “only Corporates with the strength of their processes, their skills, their resources, may initiate an enormous transformation, thus creating Value for themselves and… for Society”?, well then, there it is, a Macro Trend, let us call it “greater social and environmental awareness”, should anyone have a better name please say it, what matters is that we come to an understanding of the challenges we face ahead of us, a blessed and unstoppable Macro Trend where a “new” citizen and consumer asks, in fact shouts!, for this corporate awareness to definitely awaken because the awareness of these new realities and the acknowledgement of the planet’s limits to sustainability are to a great extent globally accepted, and the phenomenon of globalization and new technologies will continue to exponentially increase that awareness, and those corporates for which this is not yet clear, well… “clarity” will arrive, future value creation will only be sustainably achieved when the interests of all relevant stakeholders (employees, suppliers, local communities, society, clients, and any other that is part of the ecosystem) are taken into consideration, when the current almost exclusive concern with shareholder interest “fades away”, and the corporates that today do not acknowledge this reality and adapt will struggle to survive in the future, I believe, I really do, should these corporates not become more socially responsible companies because it is the best for the markets where they operate, then they should do it because it is the best for their businesses!, and, should this fantastic Macro Trend allow it, return to a context of truth and to the fundamental balances for market functioning, for the planet and peoples’ lives, because these enormous challenges, when understood and thought of as opportunities instead of as problems, are an immense force that gathers wills to set off to new challenges, new processes, new paradigms, new leaderships, and, at the end of the day, the underlying message to all this is that two things are going to have to change deeply, i.e. the relationship we all (countries, corporates, citizens) have with society and the planet, as well as the fact that, in order to “make all this happen”, we more and more need sustainable leadership, as the great leaders of the future will be those who nowadays are capable of designing strategies based on this Macro Trend… and, by the way, I hope José Saramago forgives me for stealing his writing style to talk about Corporate Social Responsibility…


Have a great and impactful week. 

Nuno Moreira da Cruz
 
Center for Responsible Business and Leadership at Católica-Lisbon School of Business & Economics
Executive Director
Affiliate Professor