Amanhã, dia 8 de novembro, o Center for Responsible Business & Leadership, da Católica Lisbon School of Business & Economics, vai lançar o Pacto para a Saúde Mental em Ambientes de Trabalho, o primeiro pacto global desenhado para promover e acelerar a melhoria da saúde mental nos locais de trabalho. Em parceria com a MindForward Alliance, sob marca MindAlliance Portugal, uma organização sem fins lucrativos que procura transformar a cultura existente em ambientes de trabalho no sentido de promover a saúde mental dos seus colaboradores, o evento irá decorrer no Museu do Oriente, entre as 16h30 e as 19h.

A saúde mental é um tema premente e de extrema importância para a saúde pública. Segundo o Relatório Mundial de Saúde Mental, publicados pela OMS em junho deste ano, em 2019, mil milhões de trabalhadores viviam com uma perturbação mental. O relatório revelou ainda que, no primeiro ano de pandemia, as taxas de depressão e ansiedade aumentaram cerca de 25%. Porém, o investimento em saúde mental não.

O evento conta com a abertura de Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, e do Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes. Segue-se com uma mesa-redonda, moderada por Catarina Furtado, para debater a liderança com Gonçalo Quadros, Chairman Critical Software, João Bento, CEO CTT, João Vieira de Almeida, Senior Partner VdA, e Silvia Barata, CEO BP. Já Sofia Ramalho, Vice-presidente da Ordem dos Psicólogos, fará uma intervenção sobre “O papel da liderança na saúde mental das organizações”. O evento termina com o lançamento da MindAlliance Portugal pela sua responsável, Ana Figueiredo, e com a apresentação do Pacto para a Saúde Mental em Ambientes de Trabalho, por Nuno Moreira da Cruz, do Center for Responsible Business & Leadership da CATÓLICA-LISBON.

 

O evento estará inserido no evento global MindForward Alliance Global Summit, que decorrer entre 8 e 10 de novembro online, com a presença de mais de 70 speakers de múltiplas geografias para debater o tema a nível global.