University of San Diego distingue Rita Alexandre da CATÓLICA-LISBON com Prémio de Excelência

CATÓLICA-LISBON
Sexta, Agosto 9, 2024 - 13:00

Rita Alexandre, alumna da CATÓLICA-LISBON foi distinguida com o Prémio de Excelência pela Universidade de San Diego (USD) com honras departamentais nos dois cursos que frequentou, Finanças e Negócios Internacionais.

A formação sólida recebida na CATÓLICA-LISBON foi apontada por Rita Alexandre como um fator determinante para o sucesso. Assim como os professores dedicados e as bases académicas oferecidas pela CATÓLICA-LISBON que lhe proporcionaram uma vantagem significativa na USD, permitindo a Rita destacar-se entre os demais.

Durante o percurso académico, Rita Alexandre evidencia organizações como a business fraternity da USD por lhe oferecer uma rede de apoio e impulsionar o seu desenvolvimento. “Muita gente não sabe, mas a maioria das empresas recusam considerar alunos internacionais pela complicação do processo de obter um visto de trabalho. Mas (…) com muito networking e muitas candidaturas, consegui destacar-me a ponto de as empresas ignorarem essa “regra”. Fui a única aluna internacional a conseguir um estágio na minha área numa empresa de investimentos em San Diego e uma das poucas a obter uma oferta de trabalho após a graduação como Analista de Investimentos.”

A adaptação ao sistema académico americano, mais prático e focado na avaliação contínua trouxe uma nova dinâmica ao seu percurso. Rita reconhece que esta abordagem permitiu que participasse em eventos extracurriculares e desenvolvesse competências que seriam valiosas para o mundo do mercado de trabalho. A comparação entre os sistemas de ensino da CATÓLICA-LISBON e da USD mostrou a complementaridade entre uma formação teórica robusta e a prática aplicada, o que enriqueceu a sua experiência académica e profissional.

O impacto do prémio e da experiência internacional é inegável na carreira de Rita Alexandre que decidiu agora ficar na Carolina do Norte a trabalhar numa empresa de investimentos que gere fundos de pensões, fundações e patrimónios elevados.

"When in doubt, do what scares you the most" é como a alumna resume a sua experiência neste Double Degree. “Mudar-me para o outro lado do mundo não foi uma decisão fácil, mas permitiu-me sair da minha zona de conforto e crescer. (…) Quero aprender ao máximo para, um dia, levar esse conhecimento para Portugal.”

Para futuros alunos interessados no programa Double Degree, o conselho é claro: “não hesitem”. O tempo adicional investido no programa pode ser um grande impulsionador na carreira, proporcionando uma experiência enriquecedora. “Para quem já está decidido a candidatar-se ao programa, diria para se envolverem ao máximo nas organizações do campus e desenvolverem competências de networking”, reforça Rita Alexandre.

O prémio de excelência e a experiência internacional evidenciam a qualidade da formação da CATÓLICA-LISBON e o impacto positivo que pode ter na preparação dos alunos para o sucesso internacional no mercado de trabalho.