Céline Abecassis-Moedas: “Os programas de inscrição aberta funcionam como ferramenta de fidelização”

Institutional Homepage
Segunda, Novembro 7, 2022 - 16:15

Que principais desafios enfrenta a formação de executivos em Portugal?

O primeiro desafio foi resultante da pandemia. Antes, as empresas tinham um plano de formação muito estruturado; com o contexto pandémico, teve de se repensar o que fazer online ou presencialmente, o que resultou em mais decisões num curto espaço de tempo, complicando em termos de gestão, dos professores, das empresas, das salas… O segundo desafio – e também por causa da pandemia – prende-se com a expansão da quantidade de opções.

Se, antes deste período, havia programas abertos ou customizados, quase todos presenciais, atualmente, existem várias opções: desde o presencial, passando pelo online, até ao híbrido. Para o cliente é ótimo, porque resulta numa maior liberdade de escolha, no entanto, para os formadores, implica uma maior logística.

Como é que a CATÓLICA-LISBON se tem adaptado a estes desafios?

Passámos do presencial ao online em quase todos os casos, durante a pandemia, e agora estamos a tentar encontrar o equilíbrio. Por exemplo, num programa de inscrição aberta, as pessoas podem sempre frequentá-lo online, no entanto, a experiência não será tão enriquecedora como para aqueles que o frequentarem presencialmente. A pessoa é livre de tomar a decisão que mais lhe convier, mas há que informar que a experiência poderá ser menos rica.

Que novidades apresentam na vertente de executive education?

Existem vertentes em que desenvolvemos novos programas – como foi o caso da área de Agribusiness –, mas temos estabelecido também parcerias institucionais, por exemplo com o Instituto Superior Técnico (IST), com o qual temos programas de blockchain, na área de cibersegurança e, ainda, outro na área de digital product management – este último, em parceria também com a consultora Productized.

Para este ano, estamos a avançar para as áreas de corporate governance, corporate innovation, digital sales, e há intenções de incorporar as áreas de change management e de customer experience – duas áreas com necessidade de mercado, para as quais temos professores aptos a ajudar a montar o programa.