António Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca, encerra 2.ª temporada do Family Business Talks

CATÓLICA-LISBON
Terça, Julho 29, 2025 - 15:15

No oitavo episódio da 2.ª temporada do Family Business Talks, um videocast produzido pelos alunos da unidade curricular Mastering Family Businesses da CATÓLICA-LISBON, recebemos António Soares Franco, Co-CEO da José Maria da Fonseca. Fundada em 1834, é a mais antiga produtora de vinho de mesa em Portugal ainda em atividade e um exemplo paradigmático de continuidade e sucesso na gestão empresarial familiar ao longo de sete gerações.

Após concluir a licenciatura em Gestão de Empresas na CATÓLICA-LISBON, António Soares Franco iniciou a sua carreira na Procter & Gamble, onde desenvolveu competências-chave nas áreas de marketing, vendas e liderança de equipas. Com a clara intenção de integrar, a médio prazo, o negócio da família, optou por aprofundar a sua formação com um MBA na Columbia University, em Nova Iorque, uma experiência que lhe permitiu alargar horizontes, consolidar uma visão global e adquirir ferramentas estratégicas para aplicar na liderança da José Maria da Fonseca.

Ao longo da conversa, o Co-CEO da José Maria da Fonseca, que também assume o pelouro das áreas de Marketing e Vendas, sublinha a importância do planeamento da sucessão e da formalização de processos dentro das empresas familiares.

Em 2020, assumiu oficialmente o cargo de Co-CEO, numa transição bem estruturada entre a sexta e a sétima geração, apoiada por um protocolo familiar que definiu as regras de governação e os valores partilhados entre a família e a empresa.

A ligação entre tradição e inovação é um eixo central da estratégia da empresa familiar, e foi evidenciada por vários exemplos discutidos no episódio. Entre eles, destaca-se o lançamento de um vinho sem álcool, um produto pioneiro em Portugal e alinhado com tendências globais de consumo consciente, e a criação da própria empresa de distribuição, uma decisão que permitiu à empresa aumentar as vendas no mercado nacional ao longo de uma década e aproximar-se dos seus consumidores finais.

A José Maria da Fonseca foi também a primeira empresa em Portugal a engarrafar vinho, no século XIX, uma inovação disruptiva na altura, que continua a refletir o ADN empreendedor e inovador da marca. Como refere António Soares Franco, “a nossa tradição é inovar”. Este equilíbrio entre o respeito pelos valores e o espírito de vanguarda é um dos fatores que sustenta a longevidade e o posicionamento da empresa no mercado global.

Este episódio, já disponível aqui, assinala o término da segunda temporada do Family Business Talks, uma iniciativa que dá voz às empresas familiares portuguesas, explorando os seus desafios, dinâmicas e especificidades de gestão.

Ao promover o diálogo entre gerações e partilhar exemplos reais de liderança, esta série contribui ativamente para a formação de líderes capacitados para gerir negócios familiares com visão estratégica, sentido de responsabilidade e compromisso com a continuidade.