Study Trips: as viagens que levam os alunos a conhecer empresas em vários países

CATÓLICA-LISBON
Segunda, Janeiro 23, 2023 - 11:45

O Career Accelerator Lab nasceu com o claro intuito de ajudar os alunos dos Programas de Mestrado a desenvolver competências fundamentais para o mercado de trabalho, fazendo a ligação entre alunos e empresas, potenciando o contacto entre o mundo académico e profissional e contribuindo para o crescimento e empregabilidade dos alunos ao longo da vida.

Ao longo de todo o ano académico, inúmeras empresas vêm ao Campus da CATÓLICA-LISBON ou convidam os nosso alunos a visitar os seus escritórios, num rol de atividades que têm como propósito conhecer os alunos e recrutá-los. Estas são ótimas oportunidades para os alunos de Mestrado reforçarem a sua marca e desenvolverem a sua rede de contactos.

Dentro da grande panóplia de atividades que o Careers & Talent Office (CTO) desenvolve, como simulação de casos reais de trabalho; simulação de processos de recrutamento; organização de vários eventos e feiras ligadas à carreira, o CTO desenvolve também um projeto de visitas internacionais chamado de Study Trips, desenhado especialmente para que os alunos possam visitar várias empresas, em vários pontos da Europa, desenvolvendo assim relações com vários setores e pessoas no mundo laboral.

Study Trips: afinal, que projeto é este?

Há cerca de uma década nasceram as Study Trips, inicialmente desenvolvidas com visitas a Londres, em empresas do setor financeiro e em consultoras, e atualmente já em cidades como Dublin, Madrid, Amesterdão ou Luxemburgo. As Study Trips foram criadas porque acreditamos que visitar uma empresa é uma das melhores formas de ter, realmente, um contacto direto com aquela que é a experiência de trabalho.

Os alunos começam o ano de 2023 em grande, com as suas Study Trips a acontecer na semana de 16 de janeiro em Amesterdão, Berlim, Dublin e Madrid, onde foram visitados unicórnios alemães como a N26, o Solarisbank e a Wefox, e grandes empresas como a Tesla e a Kraft Heinz (Amesterdão) ou o Tik Tok (Dublin) e o Citi (Madrid).

Acreditamos que estas viagens são uma das formas mais positivas de os alunos criarem uma relação com o mundo empresarial e o mercado de trabalho, conhecendo assim a dinâmica destas empresas; aprendendo melhor como funciona o seu setor; entendendo como se vive o ambiente dentro daquela organização e, claro, conhecendo as pessoas e os seus desafios de muito perto.

“Cumpre-se, assim, a nossa missão de aproximar os alunos do mercado de trabalho, seja quando estes já sabem o que querem seguir e, por isso, desejam testar o mercado nessa área ou, pelo contrário, ainda não sabem exatamente que caminho querem e, por isso, ajudamo-los a explorar”, afirma Maria João Santos, responsável pelo CTO.

Internacionalizar a CATÓLICA-LISBON: um passo para tornar o mercado de trabalho mais abrangente

Sendo um dos grandes pontos fortes e missão da CATÓLICA-LISBON internacionalizar a faculdade, promovendo um ambiente e comunidade de excelência para todos os seus alunos, as atividades de carreira passaram obrigatoriamente a ir muito além de Portugal, marcando presença em cada vez mais países e mercados.

Ao internacionalizar a escola, este tipo de visitas deixa de acontecer só em Portugal e passa a incluir também vários outros países e, neste caso, os alunos passam a ter contacto não apenas com a cultura da empresa em si, mas também com a forma como se pode trabalhar e viver no próprio país.

A viagem, enquadrada no âmbito da Study Trips, inclui normalmente a visita a uma empresa de Recursos Humanos, como é exemplo a Michael Page, que oferece aos alunos um panorama do mercado local e é também organizado um jantar com Alumni que estão a trabalhar nesse país ou cidade e que partilham a sua experiência com os atuais alunos.

A escolha dos locais onde as Study Trips se desenvolvem baseia-se nos países onde há mais oportunidades de recrutamento para os nossos alunos, uma vez que a carreira é o objetivo principal do projeto.

Como é que os alunos recebem este tipo de iniciativas?

Para participar nestas Study Trips, os alunos têm de se candidatar, explicando porque é que participar neste evento é importante para eles e como é que esta experiência se enquadra nos seus objetivos. Depois, os alunos são selecionados com base na sua motivação e experiência.

“Estes são projetos muito populares, onde os nossos alunos conseguem combinar tanto a aprendizagem mais prática como a parte social. São experiências impactantes a todos os níveis e que não se esquecem”, defende Maria João Santos, responsável pelo CTO.

Durante este ano letivo, várias serão as atividades que o CTO irá organizar. Fiquem atentos!