Os episódios do podcast “Negócios com Impacto”, parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença, continuam a surpreender. No episódio de hoje, conhecemos João Caiado, fundador da Mirage Virtual Reality, uma empresa dedicada às experiências 3D hiper-realistas para o setor imobiliário. 

João nasceu com uma veia criativa e, ao crescer no seio de uma família de artistas e empreendedores, rapidamente descobriu que poderia, a partir de uma Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas na CATÓLICA-LISBON, ver realizado um dos seus maiores sonhos: criar uma empresa que pudesse oferecer inovação, no caso da Mirage Virtual Reality, através de experiências imersivas por meio de simulações tridimensionais interativas. 

Foi em 2020 que nasceu a Mirage Virtual Reality, ano em que a pandemia de COVID-19 se instalou. Após concluir a licenciatura na CATÓLICA-LISBON e depois de um mestrado internacional CEMS em Barcelona, João Caiado executou um Business Plan para uma empresa que oferecia experiências personalizadas e imersivas em 3D para a venda de promoções imobiliárias, permitindo aos clientes interagir com espaços idealizados antes da construção. Esta ideia, refere João “surgiu ao observar as dificuldades na venda de projetos da empresa de arquitetura do meu pai, a Contacto Atlântico. Percebi que associar uma excelente imagem e uma experiência imersiva à confiança no projeto facilitava a venda”. 

Hoje, João atribui parte do sucesso à sua sólida equipa que conta com 7 colaboradores, entre gestores de projeto, artistas 3D e programadores. “É uma equipa muito jovem, muito envolvida no que é o mercado do gaming, que ao mesmo tempo está envolvida no mercado da arquitetura. Eu acabo por ser o estratega e business developer, assim como o nosso outro gestor.”, explica João Caiado. 

Inicialmente os projetos adquiridos provieram diretamente da Contacto Atlântico que foram como uma rampa de lançamento para projetos nacionais e internacionais.  Primeiramente associada à Contacto Atlântico como uma subsidiária, João conta agora que a Mirage se tornou numa sinergia da mesma e explica que são atualmente “duas empresas que vivem independentemente uma da outra e se ajudam mutuamente porque estão altamente correlacionadas”.  

Oferecendo experiências únicas aos seus clientes, a Mirage Virtual Reality conta com um portfolio internacional de projetos e assume que é no mercado estrangeiro que está a sua maior receita, mais precisamente no Canadá, Estados Unidos, Dubai e Arábia Saudita. Ainda assim, quando questionado pelo projeto de que mais se orgulha, João Caiado responde sem hesitar que “um dos projetos que nós mais gostámos foi o projeto do Quarteirão do Rossio, o Rossio Pombalino, um edifício com mais de 300 anos, onde era a Pastelaria Suíça e a Manteigaria União, um projeto da Contacto Atlântico. É um projeto antigo, uma reabilitação do edifício altamente interessante. E nós criámos o edifício totalmente dentro da realidade virtual, para que tanto os clientes como a Câmara Municipal e a população pudessem experienciar e ver como é que o edifício ia ficar”. 

E quando se fala em orgulho, João Caiado relembra que “não tenho qualquer dúvida que se não tivesse sido a Católica, eu não estaria onde estou hoje. Pelo conhecimento, pela diversão e pelas pessoas que conheci, colegas e professores. Sem a Católica, a Mirage sem dúvida não existiria.” Além disso, o seu melhor amigo, também alumnus da CATÓLICA-LISBON, integra a equipa de gestão da Mirage. 

É com o lema de vida “If you cannot measure it, you cannot manage it” que João leva seu projeto avante e deixa um conselho para os jovens empreendedores: “apoiem-se nas vossas relações, apoiem-se nas pessoas que estão à vossa volta porque sozinhos não vão a lado nenhum.”. 

Sediada no Estoril, a Mirage Virtual Reality, segundo João Caiado orgulha-se de saber que o produto que criou, proporciona maior segurança ao cliente final e facilita o processo de aquisição de imóveis, ao permitir a visualização 3D de casas ou escritórios ainda em fase de construção.