Sustentabilidade é a Estratégia: O Novo Imperativo dos Negócios Responsáveis

"Either we have a sustainable and responsible business or we will not have a business at all."​

Há um reconhecimento generalizado de que ser um “Responsible Business” se transformou numa macrotendência imparável, existindo ainda uma aceitação global da importância de que as empresas incorporem cada vez mais aspreocupações sociais e ambientais na definição das suas estratégias de negócio.

Se é certo que sem sustentabilidade económica dificilmente haverá sustentabilidade social e ambiental, é também cada vez mais certo que sem preocupações sociais e ambientais por parte das empresas, dificilmente poderão preservar a sua sustentabilidade económica. Não existem estratégias de sustentabilidade. Sustentabilidade é A estratégia.

“Responsible Business” vai muito para além do Ambiente, sendo um tema que cobre desde Ética a Comunidades Locais, desde a forma como se tratam os Empregados até à Diversidade, das discriminações por género e raça até à forma como os Fornecedores tratam os seus próprios empregados, da interação com Media, até à forma como se tratam os Clientes.

A gestão correta e equilibrada de todos estes “stakeholders” constituirá a próxima fonte de vantagem competitiva para as empresas e o “business case for action” é cada vez mais evidente. Este programa irá assim dotar os participantes de ferramentas que lhes permitirão definir as melhores estratégias para responder a estes desafios.

Principais Benefícios:

Entender que o "business case" é inegavel e não há já outra forma de estar no mercado para as empresas que almejam o sucesso.

Entender o desafio da Sustentabilidade como algo holistico que afeta todas as dimensões da empresa: estratégia, marketing, operações e Recursos Humanos.

Conhecer os processos que podem conduzir à definição dessas estratégias.

​Testemunhos:

Estrutura do Programa

Descubra os módulos de aprendizagem e liberte todo o seu potencial.

keyboard_arrow_up I. Retreat imersivo: Os fundamentos de uma Estratégia Sustentável (13h)
1) Porquê a Sustentabilidade como Estratégia num mundo em mudança?  
2) A Estratégia: Fundamentos da vantagem competitiva sustentável
3) A Sustentabilidade como negócio: argumentos para os negócios de futuro
4) Do Purpose à liderança de mercado: Como definir uma estratégia alinhada com os stakeholders? 
5) O reporte de sustentabilidade e a diligência devida: estratégia ou compliance?
6) Como as finanças sustentáveis vão mudar o mundo dos negócios
keyboard_arrow_up Leadership expedition (2h)
A importância da Liderança Responsável num mundo fraturado
keyboard_arrow_up II. Sustentabilidade na prática: um plano de implementação para o meu negócio (11,5h)
1) Como definir uma estratégia sustentável vencedora
2) Estratégia sustentável: passo a passo - sessão de trabalho prático I & II
3) A Dupla Materialidade: como implementar?
4) Imersão na realidade: partilha de boas práticas ambientais corporativas
5) Imersão na realidade: partilha de boas práticas sociais corporativas
6) Como gerar negócio com a sustentabilidade? Aplicação na prática 
keyboard_arrow_up Leadership expedition (2h)
A Governance como pilar de um negócio Sustentável
keyboard_arrow_up III. Acelerar a sustentabilidade no meu negócio (3,5h)
1) Como "vender" a sustentabilidade internamente
2) Inovação, Sustentabilidade e AI
keyboard_arrow_up Leadership expedition (2h)
1) A Tecnologia e Sustentabilidade: Muito mais do que um mundo de Inteligência Artificial
keyboard_arrow_up Encerramento (2.5h)
Future trends and sustainability 

Diretor do Programa

Quer saber mais?

Contacte a program manager: