Tudo o que precisas saber para iniciar o ano letivo da melhor forma

CATÓLICA-LISBON
Quinta, Agosto 29, 2024 - 09:00

Bem-vindo à Católica Lisbon School of Business & Economics!

Entrar na universidade é um grande passo na vida académica e pessoal. Este guia foi criado para te conduzir nos primeiros dias e semanas na faculdade. Aqui, vais encontrar tudo o que precisas saber, desde conhecer o campus até às melhores dicas para garantir o teu sucesso académico.

1. Conhece o Campus

Localização e Acesso: A CATÓLICA-LISBON está situada na zona de Palma de Cima, em Lisboa. O campus tem fácil acesso por via de transportes públicos, com autocarros e metro a uma curta distância.

Instalações: Familiariza-te com os edifícios principais como o Edifício da Biblioteca, as salas de aula, o auditório e as áreas de estudo. Não te esqueças de visitar a cantina e os espaços de convívio, que serão importantes para as tuas pausas.

Biblioteca e Recursos: A Biblioteca João Paulo II é um dos maiores recursos disponíveis. Explora as bases de dados, livros e espaços de estudo disponíveis. A biblioteca é também um ótimo lugar para estudar em grupo.

2. Organização Académica

Calendário Académico: Consulta o calendário académico para saber datas importantes, como início e fim das aulas, prazos de inscrição e exames.

Matrículas e Inscrições: Certifica-te de que estás devidamente matriculado nas disciplinas certas. Não hesites em pedir ajuda à secretaria ou ao serviço Student Experience se tiveres dúvidas sobre o processo.

Horários e Gestão de Tempo: Organiza o teu horário de forma eficiente. Considera a carga horária das aulas e reserva tempo suficiente para estudo autónomo e para atividades extracurriculares.

3. Dicas para o Sucesso Académico

Participação nas Aulas: A participação ativa nas aulas é fundamental. Faz perguntas, interage com os professores e colegas quando apropriado e participa em discussões. Isto não só ajuda a compreender melhor a matéria, mas também cria uma boa relação com os docentes.

Métodos de Estudo: Experimenta diferentes métodos de estudo até encontrares o que melhor funciona para ti. Pode ser útil utilizar resumos, blocos, grupos de estudo, ou ainda aulas de apoio.

Gestão do Stress: O primeiro ano pode ser stressante, mas é importante gerir bem o tempo. Pratica atividade física, faz uma alimentação adequada e mantém um sono regular.

4. Vida Social e Integração

Associações e Clubes: A CATÓLICA-LISBON oferece uma variedade de associações e clubes onde podes conhecer pessoas com interesses semelhantes. Participar nestas atividades é uma ótima forma de fazer amigos e desenvolver competências extracurriculares. Conhece os clubes da CATÓLICA-LISBON.

CATÓLICA-LISBON BIG BAND: a Big Band da CATÓLICA-LISBON é a primeira banda musical destinada a unir a comunidade académica através da música e está à espera do teu talento. Preenche o formulário e junta-te a nós numa jornada académica cheia de desafios, aprendizado e, naturalmente, muita música.

Eventos Académicos: Mantém-te informado sobre os eventos académicos, palestras, workshops organizadas no campus. São estes momentos que vão ajudar a expandir a tua rede de contactos e também a relaxar um pouco. Vê o calendário aqui.

5. Serviços de Apoio ao Estudante

Student Experience – Existe uma equipa dedicada à Experiência do Estudante disponível para ajudar todos os alunos em questões relacionadas com vistos, seguro de saúde, alojamento, informações necessárias sobre Lisboa, saúde e bem-estar, entre outros. Informa-te aqui.

Programa de Mentoria: O desenvolvimento de cada aluno é acompanhado por profissionais experientes, porque cada aluno é especial. Alunos, professores e membros do staff desenvolvem e alimentam um forte sentido de comunidade, trabalhando juntos para objetivos comuns. Sabe mais aqui.

Apoio Financeiro: Informa-te sobre as bolsas de estudo e apoios financeiros disponíveis. Estes podem ajudar a aliviar o peso das propinas e outros custos associados à vida universitária. Podes ver aqui .

6. Explora a Cidade de Lisboa

Pontos de Interesse: Lisboa é uma cidade vibrante e cheia de história. Aproveita o tempo livre para explorar os bairros históricos como Alfama e Bairro Alto, assim como as zonas mais modernas, como por exemplo o Parque das Nações.

Cultura e Lazer: Desde museus e galerias a teatros e cinemas, há sempre algo para fazer em Lisboa. Não percas a oportunidade de explorar o lado cultural da cidade.

Gastronomia: Experimenta a gastronomia local, desde os famosos pastéis de nata aos pratos típicos como o Bacalhau à Brás. A cidade oferece também uma grande diversidade de restaurantes internacionais.

7. Networking e Oportunidades de Carreira

Fóruns Carreira: Ao longo de todo o ano académico, inúmeras empresas vão ao Campus da Faculdade ou convidam os alunos a visitá-las num rol de atividades que têm por objetivo melhor conhecer os alunos e recrutá-los. Sabe mais aqui.

Entrar na CATÓLICA-LISBON é o início de uma caminhada emocionante e desafiadora. Com as dicas e informações deste guia estarás mais bem preparado para enfrentar os desafios e aproveitar ao máximo as oportunidades que a Universidade tem para oferecer. Mais do que um local para estudar, a CATÓLICA-LISBON é um espaço para crescer, fazer amizades duradouras e preparar-te para o futuro.

Boa sorte e sucesso nesta nova etapa da tua vida académica!