Rodrigo Bourbon da Condoroo: A Revolucionar a Gestão de Condomínios com Inteligência Artificial

CATÓLICA-LISBON
Quarta, Julho 31, 2024 - 11:00

No episódio de hoje do podcast “Negócios com Impacto”, parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença, conversámos com Rodrigo Bourbon, fundador da Condoroo, uma startup portuguesa que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para melhorar a eficiência da gestão de condomínios.

Rodrigo sonhava na sua infância ser médico veterinário, mas foi na economia que viu o seu futuro e na Licenciatura em Administração e Gestão de Empresas na CATÓLICA-LISBON que encontrou a sua verdadeira vocação.

Conta-nos que onde se sente mais realizado é a trabalhar com pessoas com as quais se identifica. “A jornada de criar uma startup é dura e fazê-lo com pessoas das quais gostamos torna-se mais fácil”.

Condoroo, o nome escolhido para a startup “vem da ideia de juntar condomínios com canguru, pela ideia de saltar, de movimento, de avançar para o futuro dos condomínios”, explica Rodrigo. A empresa surgiu em 2022 após um programa de empreendedorismo e um estágio rotativo numa empresa de gestão de propriedades em Charlotte, Carolina do Norte (EUA), onde Rodrigo percebeu que a área de Homeowners Associations tinha potencial para ser transformada com a tecnologia.

Entusiasmado, voltou para Portugal e fez um estudo de mercado, que lhe permitiu identificar ineficiências no setor. Estagiou numa empresa de gestão de condomínios para entender como a tecnologia poderia melhorar a experiência e, em agosto de 2023, após um ano de desenvolvimento e preparação, lançou a Condoroo com uma equipa inicial de quatro pessoas e um roadmap para a execução tecnológica, de equipa e de estratégia de mercado.

Rodrigo Bourbon dá ainda a conhecer que com a app Condoroo “o cliente acaba por ser o condomínio, a quem nós cobramos uma avença e disponibilizamos, através desse serviço, toda a tecnologia”.

A app está dividida em três partes principais: a primeira funciona como um CRM, que ajuda o gestor a aumentar a produtividade nas atividades diárias ao utilizar automações e IA para realizar tarefas com maior rapidez e qualidade. A segunda inclui um chatbot no WhatsApp, um “Chat GPT” especialista em condomínios que responde a questões gerais e específicas, além de permitir a execução de tarefas, como votar antecipadamente ou consultar temas de assembleias. A terceira é constituída pelos Smart Funnels, que são jornadas online que permitem aos condóminos realizar várias ações de forma independente, como votar ou fazer procurações.

Rodrigo Bourbon admite que as bases sólidas criadas na CATÓLICA-LISBON foram fulcrais para o seu início de carreira na área das finanças. Para além de promover um pensamento estruturado e organizado, aplicável a qualquer área de negócio, esta licenciatura proporcionou-lhe o conhecimento necessário para conseguir identificar oportunidades de negócio como melhorar a eficiência na administração de condomínios.

Com cerca de 100 condomínios contratados atualmente, Rodrigo Bourbon acredita que a Condoroo está a revolucionar a gestão de condomínios na Europa tornando-a mais fácil e eficiente. Neste momento, sabendo que vivem 5 milhões de pessoas em 300 mil edifícios em Portugal, finaliza: “se conseguirmos impactá-los, teremos certamente um negócio com bastante impacto”.

Ouvir aqui