Quatro das cinco melhores teses de mestrado do país em economia são de alunos da CATÓLICA-LISBON, segundo distinção do Banco de Portugal

Segunda, Novembro 14, 2022 - 18:45

Hoje, dia 14 de novembro, vai ter lugar a 11ª Conferência do Banco de Portugal com o tema “Desenvolvimento Económico do Espaço Europeu” – dedicado à análise de políticas públicas. Nesta conferência serão também apresentadas as melhores teses de mestrado sobre a economia portuguesa, de entre as quais, nos primeiros cinco lugares, estão quatro teses de graduados da CATÓLICA-LISBON.

O Banco de Portugal atribui bienalmente, em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, um prémio à melhor tese de mestrado em economia. Estas teses são escolhidas por um júri externo. Com o Prémio José da Silva Lopes, o Banco de Portugal pretende promover e reconhecer o mérito na elaboração de estudos económicos, uma área central para a missão que prossegue.

Esta 11ª conferência terá lugar no Museu do Dinheiro, no Largo São Julião em Lisboa, e irá debater temas fundamentais para a economia portuguesa. Está previsto, entre o conteúdo programático, a premiação da melhor tese de mestrado na área da economia portuguesa, onde um dos alunos da CATÓLICA-LISBON poderá ser destacado.

Numa seleção altamente competitiva, quatro dos cinco estudantes distinguidos pelo Banco de Portugal no âmbito desta Conferência, numa iniciativa apoiada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos – Martim Leitão, Madalena Gaspar, Rahim Richard Jiva Lila e Francisca Monteiro Fernandes de Novais e Silva – são graduados do mestrado em Economia da Católica Lisbon School of Business & Economics.

A CATÓLICA-LISBON não poderia estar mais orgulhosa com esta distinção e reconhecimento para com a qualidade e empenho dos alunos bem como do seu trabalho de investigação, espelhando aquele que é o desejo e ambição da Católica Lisbon School of Business & Economics: praticar a excelência no ensino e investigação, ajudando os seus alunos a desenvolverem uma carreira extraordinária e contribuindo para um futuro mais próspero da sociedade.

Estes são os nomes dos graduados de mérito da CATÓLICA-LISBON, bem como o título das suas teses, agora a concurso para ser a melhor tese do país na área de economia portuguesa:

• “And Yet, They Last: The Employment and Productivity Effects of Crises on Firms in Portugal”, de Martim Leitão;
  • “Resource misallocation in Portugal: Between sector misallocation and intersectoral linkages”, de Madalena Gaspar;
  • “Better and Stronger? Theory and Evidence on the Effect of R&D Tax Credits on the Trajectory of Firms”, de Rahim Richard Jiva Lila;
  • “Can The Trade-Off Be Escaped? The Potential Economic Impact of Controlling GHG Emissions: A Case Study for Portugal”, de Francisca Monteiro Fernandes de Novais e Silva.

Mais sobre esta celebração aqui.