O episódio desta semana do videocast Negócios com Impacto, uma parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença, traz uma perspetiva distinta sobre o tecido empresarial português, ao centrar-se num dos seus pilares mais relevantes: os negócios familiares. A convidada é Liliana Dinis, especialista em negócios familiares e Diretora Executiva da CATÓLICA-LISBON Family Business Platform.
Para a investigadora, as empresas familiares podem ser caracterizadas por “negócios que têm a intenção de serem transmitidos às gerações seguintes” e, ao contrário da perceção comum, nem todos os pequenos negócios, como restaurantes ou pastelarias, são considerados empresas familiares.
“Muitos realmente trabalham com membros da família, mas não têm a intenção de que os seus filhos continuem o talho, a pastelaria ou a sapataria. Isso não é uma empresa familiar, porque não há intenção de passar à geração seguinte. Mas quando um dono de restaurante começa a abrir um segundo, um terceiro ou a criar um franchise, aí já existe uma clara intenção de continuidade e podemos falar de um verdadeiro negócio familiar”.
Estima-se que este tipo de negócios represente cerca de 70% do tecido empresarial português, composto em grande parte por PMEs, um valor em linha com outros países europeus, como a Irlanda, Dinamarca ou Itália. De acordo com Liliana Dinis, “a nível global, estima-se que as empresas familiares sejam responsáveis por mais de 60% do PIB e mais de 50% do emprego que é criado”.
Ao longo do episódio, a investigadora aborda os desafios que estas empresas enfrentam na sua gestão, nomeadamente a sucessão entre gerações, mas também evidencia as vantagens competitivas que estas empresas possuem. Uma maior agilidade no processo de decisão, uma reputação consolidada e a capacidade de inovar através da tradição, são algumas delas.
Em Portugal, a falta de dados concretos sobre negócios familiares motivou a CATÓLICA-LISBON a assumir um papel pioneiro na área: “Tem tido um papel muito importante. Foi a primeira escola de negócios a criar uma cadeira de licenciatura sobre empresas familiares, que tem vindo a crescer e é sempre muito procurada. Depois criou a cadeira de mestrado, escolhida sobretudo por alunos estrangeiros, o que demonstra que esta não é apenas uma realidade portuguesa”, destaca a investigadora.
Nos últimos anos, a aposta foi reforçada com a criação da Family Business Platform, uma estrutura dedicada exclusivamente ao estudo das empresas familiares em Portugal. Paralelamente, têm sido promovidos eventos como o Family Business Day e o Founders Forum, que aproximam a academia das empresas e traduzem a investigação em conhecimento prático.
“Nestes encontros, tentamos trazer a investigação para uma linguagem simples, sem estatística, sem floreados. Queremos partilhar boas práticas e exemplos concretos, criando pontes entre as empresas familiares para que todos possam melhorar”, acrescenta.
O 10.º episódio já está disponível para ouvir e ver no Spotify e YouTube da CATÓLICA-LISBON.