A Universidade Católica Portuguesa, em parceria com o Grupo Jerónimo Martins, apresenta a primeira licenciatura executiva em Gestão Comercial e do Retalho, um marco significativo no panorama educacional português.

Esta nova licenciatura, em funcionamento desde setembro de 2023, representa um avanço estratégico na educação online, oferecendo uma oportunidade única para profissionais já inseridos no mercado de trabalho aprimorarem as suas capacidades de gestão ou progredirem nas suas carreiras.

Um dos principais pontos de destaque desta iniciativa é o modelo de ensino à distância, que combina estratégias síncronas e assíncronas para proporcionar uma experiência educacional adaptada às necessidades dos alunos. Isso permite que profissionais sem diploma universitário, que trabalham nas áreas comercial e do retalho, tenham acesso a educação superior de qualidade, independentemente da sua localização geográfica ou horários de trabalho.

A parceria entre a CATÓLICA-LISBON e o Grupo Jerónimo Martins é um elemento fundamental para o sucesso desta licenciatura. O Grupo Jerónimo Martins financia 80% das propinas anuais dos colaboradores que frequentam o curso, demonstrando o seu compromisso com a formação contínua e o desenvolvimento profissional dos seus funcionários. Além disso, a colaboração entre empresa e universidade resultou na criação de conteúdos personalizados e adaptados às necessidades específicas do setor.

Alexandre Faria, gerente de uma loja Pingo Doce e um dos alunos desta licenciatura, partilha a sua experiência destacando o impacto pessoal e profissional desta formação: "Com esta experiência, tenho ganho uma perspetiva mais ampla sobre o funcionamento do comércio e retalho. O corpo docente tem sido fundamental nesse processo, proporcionando não apenas conhecimento, mas também ferramentas práticas para aplicar no meu dia-a-dia. Esta jornada tem sido desafiante, especialmente ao equilibrar o tempo entre as exigências profissionais e os estudos, mas sinto que estou a crescer tanto a nível pessoal quanto profissional."

Da mesma maneira, Cristina do Carmo Pinto, aluna e Coordenadora de Recursos Humanos, realça a solidariedade e cooperação entre os colegas e o apoio dos professores: "O que eu tenho gostado mais é esta camaradagem que se vê aqui por trás dos meus colegas todos, estamos todos sempre prontos para ajudar. O apoio dos professores também tem sido top, top."

Miguel Machado, Gestor Comercial no Departamento de Exportação do Recheio, expressa a sua expectativa em continuar a desenvolver-se profissionalmente: "A minha expectativa é abrir, é conhecer, é continuar a desenvolver-me enquanto profissional, aplicando os conhecimentos que temos estado a aprender com os professores na realidade do negócio."

Esta licenciatura representa uma oportunidade única para os profissionais do setor comercial e do retalho em Portugal. Com uma abordagem inovadora, conteúdos adaptados e o apoio de uma parceria estratégica, esta iniciativa promete capacitar os profissionais para os desafios do mercado moderno.

As inscrições para a 2ª edição da Licenciatura Executiva em Gestão Comercial e de Retalho, referente ao ano letivo 2024/2025, abriram no dia 4 de junho para o público em geral.

Podem candidatar-se aqueles que já tenham o 12º ano completo ou habilitação equivalente e realizem o exame de acesso na CATÓLICA-LISBON, ou o exame nacional de matemática (A, B ou MACS). A licenciatura dirige-se primordialmente a candidatos com experiência profissional, estando orientada para permitir conciliar a vida profissional com os estudos universitários.