Um mestrado é uma expedição ao coração do conhecimento, onde a mente é desafiada a explorar novas fronteiras. Nos dias 29 e 30 de agosto, mais de 650 estudantes de mestrado, vindos de mais de 40 países, participaram num evento que incluiu discursos e atividades que começaram com a intervenção inspiradora de Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, que deu as boas-vindas aos mais novos membros desta comunidade.

Por Filipe Santos foram destacados os três pilares centrais da instituição: conhecimento rigoroso, aprendizagem inspiradora e impacto social. Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON sublinhou também o papel da educação em transformar informação em ação e como a escola está comprometida em fornecer um ambiente de aprendizagem inovadora e significativa.

Filipe Santos encoraja os alunos a serem protagonistas na procura de soluções, aproveitando o conhecimento, a tecnologia e as redes que vão construir na CATÓLICA-LISBON: “vocês sabem coisas e estão ligados de formas que eu nem podia sonhar há 25 anos, quando comecei o meu mestrado. Temos agora acesso direto à informação mundial, mas, informação não é conhecimento, precisam de a colocar em contexto e de entender como aplicá-la para transformar informação em conhecimento e conhecimento em ação. A nossa escola, a nossa comunidade, está enraizada no conhecimento rigoroso. O nosso corpo docente, 40% do qual é internacional, está entre os melhores do mundo na criação de novo conhecimento em gestão, economia e inovação. E entre os outros 60% dos professores, que são portugueses como eu, todos temos carreiras internacionais profundas”.

O professor Kyryl Lakishyk, Dean for Master Programs, deu também as boas-vindas aos novos alunos de mestrado da CATÓLICA LISBON, começando por comparar a jornada educacional à aventura de Gil Eanes na exploração do Cabo Bojador. No seu discurso, Kyryl destacou que os estudantes são peças essenciais desta aventura, comparando-os a uma tripulação de exploradores e, enfatizou a importância do trabalho em equipa, da diversidade cultural e da interação pessoal. Kyryl Lakishyk sublinhou também a necessidade de equilibrar o trabalho académico com a diversão e de adotar os valores da comunidade: diversidade, integridade, mente aberta e excelência.

Os alunos de mestrado recém-chegados também tiveram a oportunidade de participar em atividades organizadas pelo Career Talent Office, que promoveram a interação e comunicação entre colegas. Em colaboração com as Mentes Empreendedoras, as atividades incluíram desde exercícios de team building, como a construção de pontes com materiais simples (cartão, papel, tesoura e fita adesiva), até debates e partilhas de conhecimento sobre temas socialmente relevantes. Entre os tópicos discutidos estiveram as medidas de sustentabilidade adotadas em diferentes países e questões sensíveis como refugiados e migração, o que intensificou os debates devido à diversidade nacional dos participantes.

O esforço da CATÓLICA-LISBON é reconhecido pelos seus principais protagonistas: os alunos. Proveniente dos Estados Unidos da América, John, um dos novos alunos de mestrado comenta: “achei excelente o esforço da escola para promover a colaboração e o convívio entre os alunos antes do início das aulas. Confesso que chegar sozinho foi um pouco intimidante, mas agora sinto que sairei daqui com muitas novas amizades e de diferentes lugares.”

Gabriella, também americana reforça essa opinião ao dizer que “os três Inspiring Talks foram a minha parte favorita. Aprender com eles, especialmente por serem alumni da CATÓLICA-LISBON, ouvir as suas experiências e perceber as conexões que podemos fazer, além das diferentes oportunidades de trabalho disponíveis, foi muito valioso.”

Sean, outro recém-chegado ao mestrado dos EUA, conclui: “ao começar o mestrado, perguntamo-nos como será a experiência, quão motivados nos sentiremos e quanto trabalho teremos e, ouvir estas pessoas bem-sucedidas falarem sobre as suas trajetórias deixou-me realmente entusiasmado.”

É claro, entre os recém alunos de mestrado que compreenderam o significado da importância da comunidade na instituição, onde a colaboração é mais valorizada do que a competição e onde o apoio mútuo será essencial na jornada educacional e profissional de cada um.

Sejam bem-vindos à comunidade CATÓLICA-LISBON.