CATÓLICA-LISBON recebe novos alunos de licenciatura com programa solidário

CATÓLICA-LISBON
Terça, Setembro 3, 2024 - 16:30

Uma licenciatura é uma expedição de descoberta e crescimento onde se adquire conhecimento profundo e habilidades para moldar o futuro. Os dias 29 e 30 de agosto foram dedicados aos novos alunos de licenciatura que escolheram a CATÓLICA-LISBON para firmar os seus conhecimentos.

A tarde de 29 de agosto começou com o discurso de boas-vindas à CATÓLICA-LISBON dado por Filipe Santos que congratulou os novos estudantes pelas suas conquistas académicas, preparando-os agora para a aventura do ensino superior. O Dean destacou a CATÓLICA-LISBON como a escola ideal para moldar a mente e o espírito, evidenciando os três pilares da instituição: conhecimento rigoroso, aprendizagem inspiradora e impacto social. Filipe Santos referiu a importância da colaboração em detrimento da competição e incentivou os estudantes a usarem as ferramentas adquiridas para promover mudanças positivas no mundo. Filipe Santos salientou ainda o impacto que cada um pode ter na vida dos outros: “podemos sempre ajudar e criar impacto para nossos familiares e amigos, o que, em pequena escala, é a parte mais fácil. Mas na CATÓLICA-LISBON, acreditamos verdadeiramente no impacto em grande escala, que exige coragem para explorar o desconhecido por meio de ferramentas como negócios, gestão, inovação, desenvolvimento e impacto. Se dominarem estas ferramentas e se tornarem bons gestores, capazes de inspirar as pessoas a darem o seu melhor; se se tornarem empreendedores que lançam e desenvolvem novos projetos para resolver problemas sociais e impactar o mundo; se se tornarem data experts ou consultores de políticas económicas capazes de implementar as melhores políticas para promover o desenvolvimento, o crescimento das empresas e a redução da pobreza, poderão construir uma carreira de sucesso e causar um grande impacto global. E na CATÓLICA-LISBON, vocês aprenderão a dominar essas ferramentas”.

Filipe Santos lembrou ainda a estes novos estudantes que estão prestes a viver os melhores anos de suas vidas e que terão sempre o apoio de uma comunidade forte e coesa.

A professora Rita Coelho Do Vale, Dean for Undergraduate Programs da CATÓLICA-LISBON, no seu discurso de boas-vindas, destacou a importância deste novo capítulo na vida dos estudantes, ao entrarem no mundo universitário e ao deixarem para trás o estatuto de alunos do ensino secundário. Rita Coelho Do Vale sublinha a missão da CATÓLICA-LISBON de proporcionar uma experiência educativa de excelência onde os estudantes têm a responsabilidade de decidir o quê e o quanto querem aprender, sendo o seu esforço determinante para as oportunidades futuras.

A flexibilidade dos programas de licenciatura é um dos pilares da instituição: “juntamente com o rigor e a excelência académica, os nossos programas de licenciatura também estão estruturados para vos oferecer a máxima flexibilidade”, afirma a Professora, permitindo que os alunos se especializem nas áreas de maior interesse, tornando-se assim únicos. Além disso, a instituição, reforça Rita Coelho do Vale, valoriza um ambiente de cooperação e amizade, tratando cada aluno de forma especial e personalizada: “gostamos de tratar os nossos alunos pelo nome próprio e de vos tratar a cada um de vós de forma especial”.

Rita Coelho Do Vale mencionou também o apoio que será oferecido ao longo do percurso académico, destacando vários departamentos essenciais como Student Union, o International Office, o Career Talent Office e o Gabinete dos Alumni. Estes serviços são projetados para ajudar os estudantes a superar desafios, desenvolver competências e preparar-se para o mercado de trabalho.

O dia 30 foi dedicado à praxe solidária, ação que já faz parte da Welcome Week da CATÓLICA-LISBON e consiste na recolha de restolho de batata que é deixado nos campos depois das primeiras colheitas, pelo seu calibre inadequado e que são posteriormente entregues a instituições de solidariedade social. Esta iniciativa de Combate ao Desperdício Alimentar procura oferecer uma alternativa às praxes convencionais, visando integrar os novos alunos e promover, desde o início, o espírito solidário alinhado com os valores da CATÓLICA-LISBON.

Os novos estudantes da CATÓLICA-LISBON sentiram-se profundamente impactados por esta atividade organizada pela universidade. Aldo, novo aluno da licenciatura em Business and Administration, expressou a sua admiração: 'Nunca imaginei que no segundo dia da vida académica estaríamos a colher batatas, mas estou a adorar a experiência. Estou a fazer amigos, a praticar o meu inglês e acabo de compreender o quanto este tipo de trabalho é árduo. Valorizar esse esforço enriquece-nos bastante”. Carolina, agora estudante de International Management menciona o facto da CATÓLICA-LISBON se diferenciar por estas ações: “pensei que este tipo género de atividades só acontecessem nos EUA e pensava que as praxes das universidades em Portugal eram só as tradicionais e achei incrível participar numa praxe solidária”.

Durante o dia, nos diversos testemunhos recolhidos, os novos alunos destacaram consistentemente a importância destas atividades para que todos possam experienciar o verdadeiro significado de “comunidade CATÓLICA-LISBON”.