Graduados da CATÓLICA-LISBON destacam experiência “desafiante” da licenciatura

Licenciaturas Nacionais
Segunda, Novembro 14, 2022 - 17:00

Vera Santos e Ricardo Magro são dois dos estudantes que celebraram recentemente o fim da licenciatura na cerimónia de graduação da Católica Lisbon School of Business and Economics. “Desafiante” e “superação” são as palavras que escolhem para descrever este percurso na Universidade Católica Portuguesa.

Ao longo de três anos, tiveram aulas exclusivamente em inglês, e a oportunidade de passar um semestre numa universidade internacional. Vera escolheu a IE Business School, em Madrid, Espanha, e Ricardo optou pela Mannheim Business School, na Alemanha. Aquilo que levam com mais carinho da Licenciatura Internacional em Business Administration são as amizades, mas também o que aprenderam dentro e fora da sala de aula.

“Para mim, foi das melhores decisões que tomei, sinceramente. Tanto pelas amizades como pelo conhecimento e as bases que adquiri para o futuro e para a continuação dos meus estudos”, partilha Vera sobre a escolha do curso.

Já Ricardo, destaca a constante superação que teve de fazer: aprender a ser estudante universitário, adaptar-se a ter aulas durante a pandemia, e depois a estudar noutro país. “A Católica é uma universidade muito boa, mas não é só a qualidade que dita o nosso sucesso. Isso depende de nós. Nós temos de querer estar presentes e aprender ao máximo”, explica em jeito de conselho aos atuais alunos.

Para Vera, o maior desafio, e um que não esperava, foi “ter aulas à distância durante a pandemia.” Apesar de difícil inicialmente, tudo acabou por correr bem graças aos professores. “São excelentes profissionais, todos pessoas muito alcançáveis e que estavam sempre lá para nós. Não sentia que era apenas mais uma aluna, sabiam quem eu era e preocupavam-se connosco”, explica.

Atualmente a frequentar o Mestrado em Gestão de Marketing na ESADE Business School, em Barcelona, Vera acredita que a facilidade que está a ter num ambiente internacional deve-se à licenciatura na CATÓLICA-LISBON. Destaca as aulas em inglês e o “Learn in Action”, um programa de desenvolvimento profissional focado nas soft skills.

Por sua vez, Ricardo, a trabalhar na Sonae Sierra, evidencia o plano curricular do último ano da licenciatura, que pode ser completamente personalizado: “No terceiro ano, percebi melhor o que quero fazer, pude escolher as cadeiras que iam ao encontro do que eu gosto mais, no meu caso Finanças.”

Os colegas de curso reuniram-se com os restantes graduados na cerimónia do dia 22 de outubro. “Eu sinto que a graduação foi quase como um último reencontro engraçado e nostálgico, mas também um bom fechar de capítulo”, descreve Ricardo, ao explicar que muitos dos colegas já estão a estudar fora do país, onde planeiam continuar as suas carreiras profissionais.

“Para mim, foi o culminar destes três anos, ali todos juntos a celebrar o mesmo, e pensar em todas as experiências e obstáculos que ultrapassámos juntos na faculdade, onde fizemos tudo, as amizades, passámos as cadeiras difíceis… foi um dia memorável”, conclui Vera.

Fonte: Universidade Católica Portuguesa