Passar para o conteúdo principal

PROSPER: Center of Economics for Prosperity

Missão Iniciativas Equipa Notícias Eventos

Missão

O PROSPER - Center of Economics for Prosperity é um centro de investigação em Economia e áreas complementares com o objetivo de melhorar o debate público sobre a economia portuguesa e europeia. Pretende contribuir para ajudar os agentes privados e públicos a responder aos principais desafios económicos, através de investigação científica, produzindo análises novas e relevantes, usando a riqueza dos microdados existentes para a realidade da economia portuguesa. Para atingir este objetivo é crucial a independência deste Centro a qual será construída através de uma reputação académica baseada num investigação cientifica rigorosa e transparente.

O Centro irá concentrar-se na análise de temas económicos como o Emprego, Inovação e Crescimento Económico, a Pobreza, Desigualdade e Mobilidade Social e a Educação e Economia da Saúde. Focando nas causas próximas ou mais remotas que caracterizam cada uma desta questões, todas elas crucias para a prosperidade coletiva e bem estar de todos os cidadãos – a economia ao serviço das pessoas.


Iniciativas

Emprego, Inovação e Crescimento Económico

Economia da Saúde e da Educação Pobreza, desigualdade e Impacto Social

Esta iniciativa estuda os efeitos das políticas económicas, assim como dos choques, crises e desenvolvimentos económicos nas empresas e trabalhadores, para compreender quais as melhores formas de incentivar a inovação, o empreendedorismo e o emprego. 

Esta iniciativa estuda os aspetos de políticas públicas da saúde e da educação, para compreender o que leva ao sucesso educacional, assim como à saúde e bem-estar da população. 

Esta iniciativa estuda tendências e causas, para compreender que medidas resultam no sentido de reduzir a pobreza e aumentar a equidade e a mobilidade social.


Equipa

O Centro conta com contribuições dos professores na área de Economia da CATÓLICA-LISBON e dos seus investigadores. Pretende alargar esta base de investigadores através de parecerias com centros congéneres noutros países, ou grupos de investigadores nacionais com agendas de investigação complementares. Pretende ainda atrair investigadores visitantes que permitam aumentar a capacidade de trabalho e alargar o âmbito de actuação. Funciona também como polo organizador de trabalhos de alunos no âmbito de teses de mestrado e promotor de estágios em que economistas  recém graduados possam ser introduzidos e treinados para os trabalhos de análise desenvolvidos no Centro.

 

Joana Silva
Diretora Científica
Professora Associada

João Borges de Assunção
Associado Professor
Fátima Barros
Associado Professor
Anna Bernard
Investigadora doutorada
Isabel Horta Correia
Professora Catedrática
Pedro Afonso Fernandes
Investigador doutorado
Francisco Espiga
Investigador
Madalena Gaspar
Investigadora
Miguel Gouveia
Professor Associado
Kamil Kouhen
Investigador
Martim Leitão
Investigador
Teresa Lloyd-Braga
Professora Catedrática
Miguel Godinho de Matos
Professor Associado
Leonor Modesto
Professora Catedrática
João César das Neves
Professor Catedrático
Pedro Raposo
Professor Associado
Catarina Reis
Professora Associada
Filipe Santos
Dean da CATÓLICA-LISBON / Professor Catedrático
Pedro Teles
Professor Catedrático
Rita Coelho do Vale
Professora Associada

Notícias

Webinar Estudo  Relatório

KNOWLEDGE | Quem arcará com os custos da crise covid-19: Análise de empregos em risco em Portugal

4 de junho, 17h00
Assista no Facebook

- Lançamento do CATÓLICA-LISBON Center of Economics for Prosperity (PROSPER),
Professor Filipe Santos, Dean da Católica Lisbon School of Business & Economics

- Apresentação do Estudo: “Quem arcará com os custos da crise covid-19: Análise de empregos em risco em Portugal”,
Professora Joana Silva, Diretora do CATÓLICA-LISBON Center of Economics for Prosperity

- Comentário pelo Presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE)
Professor Francisco Lima

- Encerramento pela Exma. Reitora da Universidade Católica Portuguesa
Professora Isabel Capeloa Gi

Quem arcará com os custos da crise covid-19: Análise de empregos em risco em Portugal

Este relatório fornece uma avaliação abrangente do nível de vulnerabilidade económica dos diferentes empregos face à crise associada à pandemia de Covid-19. Tem três objetivos principais: (i) oferecer evidência empírica sobre as perdas esperadas de emprego nos setores mais afetados no curto e médio prazo; (ii) avaliar quais e quantos empregos correm maior risco, usando quatro medidas diferentes de exposição / vulnerabilidade: empregos que não podem ser realizados em teletrabalho, empregos que exigem interação presencial cara a cara mais intensa, empregos que não são considerados essenciais, e empregos mais suscetíveis de serem automatizados/substituídos por maquinas e robôs; e (iii) avaliar como é que os potenciais efeitos no emprego diferem entre os trabalhadores e contrastar a resposta de política económica com a dimensão social/emprego da crise.

Análises da Economia Portuguesa em tempos de COVID-19

A pandemia COVID-19 coloca enormes desafios à Economia Portuguesa e aos decisores económicos e políticos. A CATÓLICA-LISBON tem vindo a desenvolver, desde o início da pandemia, um conjunto de iniciativas que incluem sondagens, análises económicas, propostas de políticas, e conferências digitais, as quais divulgamos nesta página. Estas iniciativas geram conhecimento, partilham experiências e mostram nova evidência relevante para as decisões económicas dos cidadãos, empresas e entidades públicas. Esta página sintetiza estas análises económicas e propostas de reflexão e tem a curadoria da Profª Joana Silva, Diretora do CATÓLICA-LISBON Center of Economics for Prosperity (PROSPER), contando com contributos dos economistas e investigadores da CATÓLICA-LISBON.


Eventos

 

4 de junho, 17h00

Quem arcará com os custos da crise covid-19: Análise de empregos em risco em Portugal

Joana Silva, Professora da CATÓLICA-LISBON e Diretora Científica do PROSPER

Lançamento do CATÓLICA-LISBON Center of Economics for Prosperity (PROSPER) e apresentação do Estudo: “Quem arcará com os custos da crise covid-19: Análise de empregos em risco em Portugal”.

14 de maio, 17h00

COVID-19 e os Portugueses: Resultados do Estudo da Universidade Católica e os desafios para a Economia Portuguesa | PARTE 2

Ricardo Reis, Professor da CATÓLICA-LISBON e Diretor do CESOP - Centro de Sondagens da Universidade Católica Portuguesa

Nesta sessão, partilhamos os resultados da 2º fase do estudo da Universidade Católica Portuguesa sobre os impactos sociais e económicos da pandemia no País. Este estudo foi realizado em maio, pelo CESOP, pelo que é um retrato muito atualizado dos portugueses nos tempos do COVID-19.

23 de abril, 17h00

O Impacto da pandemia do COVID-19 na Sociedade Portuguesa: Avaliação de múltiplos indicadores

Rita Coelho do Vale, Professora na CATÓLICA-LISBON

O Observatório da Sociedade Portuguesa da Católica-Lisbon realizou nos últimos dias de março um dos seus estudos regulares, desta vez centrado na análise de vários indicadores relacionados com a crise de saúde que todos estamos a viver. O objetivo deste estudo foi avaliar o impacto da situação atual em múltiplos indicadores como a Felicidade, Bem-estar, Comportamentos de Consumo e Impacto Económico, bem como avaliar múltiplos indicadores relacionados com o que os portugueses esperam que aconteça nos próximos meses. Os resultados sugerem muitas diferenças significativas em função das atuais condições económicas dos cidadãos, bem como em função do seu atual estatuto laboral, lançando algumas luzes sobre as diferentes realidades vividas pelos portugueses.  

22 de abril, 17h00

Economia em tempos de peste

João César das Neves, Professor na CATÓLICA-LISBON

Com o título "Economia em Tempos de Peste", este evento é apresentado pelo Professor João César das Neves, que analisa os dados atuais relativos à evolução da economia, bem como os possíveis cenários que poderão acontecer nos próximos meses. 

21 de abril, 17h00

2020: A Odisseia da Economia Portuguesa no Grande Confinamento

João Borges de Assunção, Professor na CATÓLICA-LISBON
 
O NECEP – Núcleo de Estudos de Conjuntura para a Economia Portuguesa (Católica-Lisbon Forecasting Lab) - publicou a 23 de Março a primeira análise do impacto da crise COVID-19 na Economia Portuguesa. Neste seminário, o seu Diretor apresenta os dados e estimativas mais recentes do impacto económico da pandemia em Portugal, informação muito relevante para decisores políticos e empresariais. 

 

ALTA DIGITAL