Content in portuguese.

Terá o economista John Kenneth Galbraith escrito em 1962, numa carta ao então Presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy:

‘A política não é a arte do possível. Ela consiste em escolher entre o desastroso e o não palatável’.

Sessenta anos depois, e relativamente às escolhas alimentares que a Humanidade enfrenta, caso queira ter um futuro neste planeta, é difícil não ver as semelhanças: as nossas escolhas alimentares, de produção, distribuição e consumo, têm sido desastrosas, o que temos de opções para o futuro não será certamente palatável pelos padrões atuais, e há um coro de vozes indignadas por um grupo de cientistas ter tido a audácia de vir a público sugerir que mudássemos de vida, como se isso fosse opção. E ainda por cima de forma organizada, concertada e consubstanciada numa comissão internacional criada por eles para o efeito, que publica matéria de livre acesso em todas as línguas possíveis e apresenta de forma clara, claríssima, os problemas, as estratégias, as metas e as soluções concretas relativamente à alimentação do futuro.

Por esta altura, quem me lê já sorri e pensa – realmente, olha o que havia de dar a estes cientistas, meterem-se em política. Explica-se bem: são jovens, têm acesso às evidências em primeira mão, são frequentemente acusados de não produzir nada com interesse prático e são humanos. Provavelmente ficaram fartos e fartas de assistir à humanidade às cabeçadas com a realidade e decidiram passar à ação, pondo as mãos à obra e usando as suas competências, as suas redes de contatos e o digital. Uma nota para os que, duas décadas depois, ainda estão agarrados ao séc. XX – isto agora funciona assim.

Em 2019, a Comissão EAT-Lancet 1.0, composta por 37 cientistas de 16 países, publicou o primeiro conjunto de metas globais para dietas saudáveis e estabeleceu seis limites ambientais para a produção de alimentos, sinalizando “o impacto desproporcionalmente grande” que o consumo alimentar atual tem no planeta. A pedra de toque do seu trabalho foi a proposta de uma dieta de referência global - “A Dieta de Saúde Planetária”  - recomendando, entre outras coisas, que se promovesse a redução do consumo global de carne vermelha e açúcar em mais de 50% até 2050, apontando que tal alteração ajudaria a travar a degradação ambiental e preveniria até 11 milhões de mortes prematuras de adultos por ano.

No meio dos muitos que saudaram esta primeira tentativa séria de lidar com a alimentação do futuro, existiram uns tantos (cientistas) que afirmaram tratar-se essencialmente de um conjunto de “afirmações politicamente alarmistas”, de “medidas sem aplicabilidade prática” e “simples truísmos com pouca orientação estratégica”, e onde não se dava a devida importância a “uma governança de baixo para cima”. Percebe-se: ao longo da sua carreira tinham tido zero iniciativa para criar uma comissão global para tratar deste assunto – de cima para baixo, de baixo para cima, ou em qualquer outra direção possível -, e também não tinham sido convidados para esta – ficaram chocados com tanta audácia. Mas o que disseram, ou fizeram, não deixará de ter sido altamente eficaz, o que não espantará os mais conformados com essa característica tão humana de preferirmos que as coisas fiquem como estão.

Chegado o verão de 2022, assistiu-se ao lançamento da Comissão Lancet 2.0. Esta é agora composta por “25 comissários de 19 países, para refletir diversas perspetivas em todos os continentes e em vários campos, incluindo saúde humana, agricultura e pecuária, ciência política, mudança de comportamento, justiça alimentar e sustentabilidade ambiental.” Diz a fundadora da Eat, Gunhild Stordalen, que se observou “um grande progresso desde o EAT-Lancet 1.0”, e que “isso deve ser aplaudido”. Mas, segundo ela, “ainda não há consenso sobre as metas globais, e isso significa que as principais tendências ainda não se inverteram”; portanto, o “O EAT-Lancet 2.0 irá reafirmar e confirmar as evidências necessárias para ultrapassar esta situação”.

A Comissão Lancet 2.0 planeia produzir o seu primeiro relatório em 2024, onde reportará sobre o progresso no tal consenso sobre as metas globais. Entretanto, é natural que as alterações climáticas, a guerra, a recessão económica e outras crises continuem a fazer o seu caminho, indiferentes ao nosso amor pelo status quo e à nossa dificuldade em decidir entre o desagradável e o não palatável – ou seja, em enfrentar a realidade e tomar decisões difíceis sem procrastinar.

Posto de outra forma, assistimos finalmente ao encontro da ciência com a arte do possível. Aceitam-se apostas sobre o desenlace, mas por este é melhor esperarmos sentados. Ao contrário dos 56 casais de jovens portugueses que, felizmente, acharam que este mês é tão bom como outro qualquer para mudar os seus hábitos alimentares e fazer a sua parte pelo futuro do planeta - a esses só posso dizer muito obrigada e sejam bem-vindos ao ChangeEat!  E por favor façam melhor do que nós.

Ana Isabel Costa, Professora na CATÓLICA-LISBON

The Susinchain project has been funded with support from the European Commission. This publication reflects the views only of  the  author,  and  the  Commission  cannot  be  held  responsible  for  any  use  which  may  be  made  of  the  information  contained therein.