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Presencial
“As empresas apenas têm 2 centros de lucro: o marketing e a inovação. Tudo o resto são custos.”
Peter Drucker
A digitalização da economia, acelerada pela mudança drástica de hábitos dos consumidores e métodos de trabalho, tem produzido efeitos nas mais variadas áreas de negócio. Assim ocorre na banca, saúde, retalho, ciência, agricultura, trabalho, ambiente, segurança, transporte, política e vida empresarial em geral. É por todas estas razões que é fundamental saber ler as tendências, o mercado e a concorrência para agir de forma mais eficaz, numa lógica coerente e consistente. Seja em mercados B2C ou B2B, o grau de importância e responsabilidade do Marketing Estratégico aumenta a cada dia, alocando o seu desempenho à criação de valor para os clientes e à rentabilidade.
Torna-se crucial alinhar os objetivos de marketing com as metas estratégicas de qualquer empresa para aferir o desempenho de forma eficaz, seja no reforço da sua posição competitiva, penetração em novos mercados, melhoria dos índices de notoriedade e imagem de marca, diferenciação de serviço ou da força de vendas e otimização de gestão omnichannel da comunicação e distribuição. Investir no marketing de forma estratégica não pode nem deve comprometer a rentabilidade. Pelo contrário, deve representar o motor que lhe dará expressão e grandeza. O seu grau de eficácia depende do alinhamento da estratégia de marketing como todo o plano operacional, o qual deve ser monitorizado de forma constante, nas suas dimensões económica, reputacional e social.
Este programa visa dar respostas a estes desafios, reforçando-os constantemente através de um valor acrescentado, privilegiando uma forte ligação às práticas empresariais, consubstanciado na discussão permanente de casos, contacto com realidades de sucesso e dinâmicas de projeto em sala.
Exposição a temas atuais e desafiantes que contribuem para a permanente reflexão e partilha de boas práticas de gestão.
Desenvolvimento de uma atitude empresarial predominantemente vocacionada para a ação em mercados competitivos.
Aquisição e consolidação de competências específicas em gestão de marketing estratégico.
Patrícia Rodrigues