Estrutura do Programa:
30 min. |
Apresentação do programa
Filipe Ravara keyboard_arrow_right
|
|
4h30 |
Apresentação técnica e económica das principais fileiras Agro em Portugal - Mesa Redonda
Filipe Ravara keyboard_arrow_right
|
|
5h |
Apresentação dos recursos e infraestruturas de regadio em Portugal - Mesa Redonda + Visita
José Pedro Salema keyboard_arrow_right
|
|
2h |
Tendências do consumo e da distribuição alimentar
Maria Estarreja keyboard_arrow_right
|
|
2h |
Branding e marketing estratégico no Agronegócio
Carlos Coelho keyboard_arrow_right
|
|
2h |
Política Agrícola Comum e sustentabilidade
Manuela Jorge keyboard_arrow_right
Gonçalo Vale keyboard_arrow_right
|
|
2h |
Detail
keyboard_arrow_up
Carbon Farming: ponto de situação e perspetivas
Sandra Martinho keyboard_arrow_right
Carbon Farming: ponto de situação e perspetivas |
|
2h |
Soluções de financiamento e gestão de riscos no Agribusiness
Filipe Ravara keyboard_arrow_right
|
|
3h |
A inovação tecnológica na gestão da produção Agro: agricultura e pecuária de precisão
Ricardo Braga keyboard_arrow_right
|
|
2h |
A inovação tecnológica na distribuição e na integração das cadeias Agro
Ana Leandro keyboard_arrow_right
|
|
6h |
Apresentação geral e visita guiada a unidade de produção agrícola e agroindustrial
Filipe Ravara keyboard_arrow_right
|
|
4h |
Apresentação de casos e sessão de encerramento do programa
Filipe Ravara keyboard_arrow_right
|
1 – Fileiras de agribusiness: Caraterização dos fatores que condicionam a zonagem das principais fileiras no território nacional e destaque dos principais fatores críticos (técnicos e económicos) de viabilidade e sucesso das mesmas
2 – Os recursos e infraestruturas de regadio em Portugal: perante a importância crítica do regadio no sucesso económico das principais fileiras, pretende-se caraterizar qual é a disponibilidade atual e futura destes recursos nas várias regiões do país e qual o seu impacto efetivo, técnico e económico, nas fileiras
3 – Tendências no consumo e na distribuição de produtos alimentares: Frameworks de análise de preferências e tendências de consumo, aplicados à realidade do consumo alimentar. As preocupações crescentes com a rastreabilidade e qualidade dos alimentos, com o ambiente e com a conveniência de acesso.
4 – O Branding e a Comunicação Estratégica no Agribusiness: como construir e gerir marcas e como posicionar adequadamente o Agribusiness em termos comunicacionais
5 – A Política Agrícola Comum, o financiamento e as estratégias de cobertura e mitigação de riscos no Agribusiness: quais são os pilares da PAC e como vão evoluir no próximo quadro comunitário; como se adequam as soluções de financiamento às especificidades das fileiras e como gerir os riscos no agribusiness. As soluções de seguros no agribusiess, tendências evolutivas e importância crescente.
6 – As tecnologias digitais aplicadas ao Agribusiness: O papel cada vez mais crítico das tecnologias digitais na competividade e na integração das fileiras agroalimentares, desde a produção até ao consumidor final.