João Ribeiro da Costa tem uma longa experiência nas tecnologias da informação, combinada com uma experiência prática de empreendedorismo. Tendo completado a sua Licenciatura em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico em Lisboa, obteve depois o seu doutoramento na Lancaster University. A primeira fase da sua carreira foi em investigação (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) e ensino universitário (professor na Universidade Nova de Lisboa, professor convidado na Universidade Católica Portuguesa, na University of London, na Universidade de Parma).

Em 1996 fez uma mudança para o mundo das empresas privadas e cofundou a Chiron Information Systems, após um desafio do NASA Kennedy Space Center. Desde então cofundou a echiron em 2000 (a primeira ASP e MSP em Portugal), a Guestcentric (uma empresa SaaS) em 2008 e a Truewind-Chiron em 2010 (de desenvolvimento de software). No final de 2013 as três empresas tinham cerca de 120 funcionários, com um volume de neg´ócios de cerca de 8 milhões de euros. Em fevereiro de 2013 a echiron foi adquirida pela Claranet e integrada assim numa grande MSP à escala europeia.

Em 2015, regressou à CATÓLICA-LISBON para lançar novos programas na área do Digital Business. Em 2017 tornou-se Head of Digital Transformation na CATÓLICA-LISBON, com a missão de ajudar a escola a definir e executar a sua visão digital. No seu trabalho enquanto professor, ensina Digital Transformation aos níveis de mestrado, MBA, licenciatura e Educação para Executivos, e lançou e coordena os Programas de Executivos sobre Aceleração Digital, Transformação Digital, Design Thinking, e Regulação RGPD/GDPR de Proteção de Dados.