João Félix Pinto Nogueira, doutor em direito, é professor da Universidade Católica Portuguesa. Exerce também as funções de Deputy Academic Chairman do International Bureau for Fiscal Documentation – IBFD, sediado em Amesterdão (Países Baixos), onde coordena o respetivo departamento académico. É o presidente da Comissão de Fiscalização da Comissão de Mercado de Valores Mobiliários de Portugal. Foi nomeado como professor associado honorário da Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul, bem como professor visitante regular de várias outras universidades. É Deputy Editor-in-Chief de várias publicações académicas de referência, como o World Tax Journal, o Global Tax Treaty Commentaries, a Doctoral Series e o International Tax Studies. Integra a lista de personalidades independentes da Comissão Europeia, estando habilitado a exercer as funções de árbitro no âmbito da Diretiva Europeia de resolução de litígios em matéria fiscal. Foi advogado numa das sociedades de advogados mais conceituadas de Portugal.

Especialista em Direito Fiscal Europeu e Internacional, publicou uma dissertação, diversos manuais académicos, capítulos em monografias coletivas e inúmeros artigos científicos. Conta com mais de vinte anos de experiência docente ao nível universitário, sobretudo em programas de pós-graduação. Lecionou e fez apresentações científicas em mais de 30 países da Europa, América, Ásia e África.

Tem uma vasta experiência na orientação de trabalhos académicos (de mestrado, doutoramento e pós-doutoramento) incluindo várias dissertações premiadas. É convidado regularmente para conferências e seminários internacionais na área do Direito Tributário Europeu e Internacional, sendo frequentemente designado como relator nacional em representação de Portugal. Para lá das suas atividades científicas no IBFD, colabora ativamente com vários centros de investigação europeus. Durante vários anos, foi co-arbitrator da IBFD-KU Leuven International e European Tax Moot Court Competition, sendo responsável pela elaboração dos casos. A sua experiência inclui também consultoria governamental, tendo sido convidado a assessorar e formar autoridades fiscais em diversos países, incluindo algumas das administrações tributárias mais avançadas do mundo.

É membro da EATLP, da IFA, do IBDT e da IFA Portugal (Associação Fiscal Portuguesa), sendo atualmente o Vice-Presidente desta última. É membro (e secretário científico) da ECJ Task Force da Confédération Fiscale Européenne. É membro do Conselho Diretivo do ILADT (“Diretorio”). Participa nos conselhos editoriais de várias revistas internacionais na área da fiscalidade, atuando frequentemente como revisor externo em processos de revisão de pares. Em 2025, foi General Reporter no Congresso Anual da IFA, realizado em Lisboa (“Residence for Corporate Income Tax Purposes”), tendo igualmente integrado o comité organizador do evento. Entre 2019 e 2025, foi membro do Comité Permanente Científico (“Permanent Scientific Committee”) da IFA.