Doutorado em Gestão pela Bayes Business School (City, University of London, Londres), MBA com especialização em Finanças (CATÓLICA-LISBON), licenciado em Economia (CATÓLICA-LISBON) e diplomado em Strategy e em Finance (Massachusetts Institute of Technology, Boston). É Professor na CATÓLICA-LISBON, lecionando Estratégia, Criatividade e Strategic Entrepreneurship (que são também as suas áreas de investigação científica) nos Executive Masters in Management, nos Programas para Executivos, no MBA, no Master of Science e nas licenciaturas. Lecionou a cadeira de Introdução à Gestão nas licenciaturas durante cerca de quinze anos (uma cadeira de topo nas avaliações dos alunos durante esse período). Em 2015, decidiu deixar de lecionar a cadeira (bem como cessar outras funções de coordenação de programas) de modo a melhor alinhar os seus tópicos de ensino com as suas atuais áreas de investigação e a poder dedicar-se ao desenvolvimento de dois projetos de investigação científica de elevado impacto. Coordenou várias dezenas de Programas para Executivos. Lançou o programa para Executivos “Gestão Estratégica e Criação de Valor”, um programa inovador, com um único docente, em versão “inscrição aberta” e em versão “intraempresa”, que tem suscitado sistematicamente elevados níveis de satisfação dos Participantes.

Ocupou várias posições executivas na Escola, nomeadamente como membro da Direcção da Faculdade, Coordenador da Licenciatura de Gestão e fundador e Diretor dos Executive Masters in Management. Foi co-autor da estrutura programática da licenciatura em Gestão quando esta deixou de ter cinco anos de duração e autor das estruturas programáticas iniciais do Master of Science in Management e dos Executive Masters in Management. É consultor no âmbito do Centro de Estudos Aplicados da UCP, na área de Estratégia. Tem publicado vários trabalhos em algumas das mais reputadas revistas científicas internacionais em Management, tais como, o Academy of Management Review, o Journal of Management, o Journal of Management Studies, a Organization Science, e o Strategic Management Journal. O seu paper sobre dynamic capabilities, um tópico state-of-the-art em Gestão Estratégica, no final de 2017, figurava no top 10 dos artigos científicos de Estratégia mais citados e publicados em todo o mundo desde 2010 (dados do Google Scholar). O seu artigo científico “Navigating Uncharted Waters: How Executives Originate High-Quality Ideas for Strategic Responses to Unprecedented Shocks”, publicado em 2023 no Academy of Management Review, contém uma teoria revolucionária que sugere novas formas de pensar nos domínios da Estratégia e da Criatividade.

Ganhou, em Agosto de 2013, o JMS Best Paper Award, um dos mais prestigiados prémios internacionais de investigação científica em Management, pelo seu paper “Solving the entrepreneurial puzzle: The role of entrepreneurial interpretation in opportunity formation and related processes” publicado em 2012 no Journal of Management Studies. Tem estado associado a algumas das mais reputadas publicações científicas internacionais em Gestão. Tem sido, há alguns anos, membro do Editorial Board do Journal of Management Studiese do Board of Review do Journal of Business Venturing. Em 2019 passou a integrar o Editorial Review Board do Academy of Management Journal. Em 2021 e 2023, foi incluído no top mundial de cientistas mais influentes, elaborado pela Stanford University. Em outubro de 2022, recebeu o Excellence in Teaching Award da Católica-Lisbon.

 

 

 

 

 


Publicações