Filipe Matias Santos, licenciado em Direito e mestre em Direito pela Faculdade de Direito da NOVA, é Advogado e Diretor Jurídico da ERSE, membro do Comité de Assuntos Jurídicos do Conselho dos Reguladores Europeus da Energia (CEER) e do grupo de Compliance and Enforcement da Agência para a Cooperação dos Reguladores de Energia (ACER).

É membro da mesa da Assembleia Geral do CEDIPRE (Centro de Estudos de Direito Público e Regulação da Faculdade de Direito de Coimbra) e integra a network of experts do NOVA Green Lab. É cocoordenador do curso “A Evolução do Direito da Energia” na Nova Law, orador frequente em conferências e leciona em cursos em diversas faculdades, incluindo na Faculdade de Direito da Universidade Católica.

Iniciou a sua carreira no escritório de advogados Garrigues e foi advogado e consultor jurídico sénior durante 8 anos na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), tendo em 2013 passado a Diretor Jurídico da ERSE.

Tem pós-graduações em Direito da Energia pela Universidade de Lisboa e em Regulation of Energy Utilities na Florence School of Regulation/European University Institute. Realizou o PAGE – Programa Executivo em Gestão Avançada 2022, no outono, da CATÓLICA-LISBON

Para além de vários artigos em direito público, publicou “Dever de Divulgação de Informação Privilegiada”, sobre abuso de mercado no setor financeiro, e “Reflexões sobre Direito da Energia”, sobre direito administrativo da energia