O Fernando era, antes de tudo, o melhor. O melhor aluno da sua Licenciatura em Economia na Católica, o melhor da sua Licenciatura em Matemática na Faculdade de Ciências, o melhor do seu doutoramento no MIT, o melhor Professor nos tópicos altamente técnicos onde apenas ele se aventurava. Os alunos  reconheciam-no como o nosso sumo sacerdote da pura economia. Mas ele era também o membro mais fiel, devoto e piedoso da nossa Faculdade. Ele era, simplesmente, o melhor de nós.

O Fernando era muito mais que Cientista e Professor. Ele era também Gestor e Administrador. Desde os cumes irrespiráveis da Teoria dos Jogos, ele foi capaz de descer às questões mundanas da administração académica. Foi Director, Vice-Reitor, Dean for Faculty, sempre profundamente envolvido nas questões políticas, burocráticas e económicas da nossa complexa vida escolar.

Acima de tudo, o Fernando era o nosso pilar; a nossa bússola. Foi ele quem definiu os padrões, quem estabeleceu as regras, quem manteve as linhas orientadoras. Ele sabia o que a Escola deveria ser, e nunca cedeu uma vírgula nesse tema. A alta qualidade por que ele ansiava, espiritual, científica ou académica, sempre foi a principal motivação da sua pessoa. Podíamos sempre contar com ele para nos puxar para cima, para nos levar para as alturas exigentes onde ele já estava.

A partir de agora, a sua memória continuará a servir como nossa referência, nosso pilar e nossa bússola. Porque queremos que ele se continue a orgulhar de nós, lá no alto de onde ele, seguramente, continuará a olhar por nós.


Publicações