Fani Kalogirou é detentora de um doutoramento em Contabilidade e Finanças da Lancaster University. Antes de se juntar à CATÓLICA-LISBON, deteve posições de investigação na Saïd Business School University of Oxford, Exeter Business School, no KPMG Financial Reporting Centre da ESSEC Business School e no projeto de investigação INTACCT – Lancaster University. 

A sua investigação foca-se no papel da normalização contabilística, dos analistas e das divulgações contabilísticas na melhoria da eficiência dos mercados de capitais. Atualmente, a sua investigação avalia o papel da contabilidade na mitigação dos custos de agência e da assimetria de informação entre empresas e fontes externas de capital, e também dentro de grupos multinacionais. Os seus interesses focam-se ainda na relação entre as caraterísticas do mercado de trabalho e as práticas de divulgação financeira das empresas, na fiabilidade de ratings de crédito baseados em modelos de crédito, e no impacto do mercado de controlo corporativo nas práticas contabilísticas das empresas. Todos os seus projetos têm como objetivo contribuir para um maior conhecimento do papel da contabilidade na mitigação das fricções de mercado, assim como para informar profissionais e entidades de normalização contabilística sobre estes temas.

Fani é uma fellow da HE Academy e tem dez anos de experiência de ensino numa variedade de temas, graus e instituições académicas.