Passar para o conteúdo principal

Perceção de saúde

Os indicadores de perceção de saúde e de perceção do estado de saúde atual foram aferidos nos estudos do Observatório da Sociedade Portuguesa, realizados em novembro de 2016, julho de 2017 e julho de 2018. A comparação dos resultados obtidos nesses estudos permite comparar os valores destes indicadores no segundo quadrimestre de 2017 e no segundo quadrimestre de 2018 (Figura 4 e Figura 5).

Em julho de 2018, os participantes concordam em média que se preocupam com a saúde, que têm uma saúde ótima, que são tão saudáveis como qualquer outra pessoa, que se sentem melhor agora que antes, e que terão uma saúde melhor no futuro do que têm agora.

Em comparação com os valores obtidos em julho de 2017, observou-se um crescimento de 1.3% no valor médio de concordância com “Sinto-me melhor agora do que alguma vez me senti antes”.

Em geral, as taxas de crescimento relativas ao período de julho de 2017 e julho de 2018, sugerem uma certa estagnação na evolução deste indicador.

Em julho de 2018, os participantes reportam uma perceção positiva em relação ao estado de saúde atual, discordando em média que sentem que a saúde limita a participação em atividades sociais, que interfere nos seus relacionamentos sociais, que dificulta a realização das suas atividades diárias, e que fazem menos do que queriam devido a questões de saúde.

Em comparação com o observado em julho de 2017, no presente estudo os valores médios obtidos nas afirmações de perceção de estado de saúde aumentaram 5.6% relativamente a “Sinto que faço menos do que queria devido à minha saúde”, 3.4% em “Sinto que a minha saúde limita a minha participação em atividades sociais”, 2.7% em “Sinto dificuldade em realizar as minhas atividades diárias devido à minha saúde”, e 2.1% em “Sinto que a minha saúde interfere no meu relacionamento social com a família, amigos, vizinhos e outras pessoas”.

As taxas de crescimento relativas ao período de julho de 2017 a julho de 2018 sugerem uma perceção menos positiva em relação ao estado de saúde atual.

Os resultados dos estudos que aferem este indicador específico podem ser consultados em detalhe em baixo:

 

ALTA DIGITAL