Ao longo do segundo semestre do ano letivo 2024/2025, os alunos da unidade curricular Finanças Empíricas, do programa International MSc in Finance, tiveram a oportunidade de aprender com profissionais reputados do setor financeiro, no âmbito da iniciativa Talks by Executives, um ciclo de sessões para a partilha de conhecimento e discussão de temas atuais e relevantes na área.
A iniciativa decorreu entre janeiro e abril e contou com a participação de nove executivos com percursos nacionais e internacionais de empresas como ActivTrades, Syngroh Advisory, Rates & Repo, Norfin, BNP Paribas, PwC Luxembourg, Explorer Investment e Fundação Calouste Gulbenkian.
Ao longo das sessões, foram debatidos temas como regulação e sustentabilidade financeira, estratégias de investimento e private equity, fintech e inovação no acesso ao crédito, análise quantitativa e gestão de risco, mercado de capitais, fusões e aquisições, gestão de patrimónios e aconselhamento financeiro personalizado.
A primeira parte do ciclo, decorrida entre janeiro e fevereiro, contou com intervenções de:
- Raquel Silva, Managing Director de um family office, em Londres;
- José Maria Rego, fundador da fintech Raize e Administrador Não-Executivo da ActivTrades;
- Tim Heise, Investment Manager na Syngroh Advisory em Frankfurt;
- Eduardo de Souza, Head de Market Access Sales for Developed Markets Rates and Repo em Lisboa;
- Sara Franco, Head of Investment & Origination na Norfin.
Já a segunda parte, realizada entre março e de abril, contou com a participação de:
- Nuno Silvestre, Lead Equity Quant Strategist no BNP Paribas;
- Christian Radu, Diretor de Private Equity na PwC Luxembourg;
- Pedro Coutinho, Partner na Explorer Investments;
- Cristina Casalinho, membro do Conselho Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian;
- Raquel Silva e Eduardo de Souza, que voltaram a marcar presença, refletindo a relevância das suas intervenções.
“Esta iniciativa pretende proporcionar aos alunos um contacto direto com quem está, diariamente, a tomar decisões estratégicas no setor financeiro. Ao trazer a experiência do mercado para dentro da sala de aula, aproximamos o ensino da realidade e contribuímos para que os estudantes desenvolvam uma visão crítica e informada sobre o setor”, refere o Professor José Faias, responsável pela unidade curricular Empirical Finance, juntamente com a Professora Zoë Venter.
A iniciativa Talks by Executives reforça, assim, a missão da CATÓLICA-LISBON de promover uma aprendizagem orientada para o mercado, proporcionando aos estudantes não apenas conhecimento teórico, mas também acesso privilegiado à realidade prática e às exigências atuais da profissão.