SIT Impact Bootcamp

Quinta, Janeiro 26, 2017 - 15:37

Empreendedores sociais europeus reuniram-se em Lisboa para um bootcamp pioneiro de impacto social do Instituto BEI.

31 Empreendedores sociais europeus estiveram reunidos em Lisboa de 4 a 11 de dezembro para o primeiro SIT Impact Bootcamp, um programa de formação executiva inovador promovido pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento em colaboração com a Católica Lisbon School of Business & Economics, que instituiu recentemente uma Cátedra em Empreendedorismo Social. Saiba mais em baixo e veja aqui o respetivo vídeo:

Empreendedores sociais de Portugal (SPEAK, CDI Portugal, Academia de Código, ColorADD®, Associação Leque - EKUI, Entrepreneurs’ Factory - SEA), Espanha (Juntosalimos, Koiki), Hungria (Down Egyesület, School4All) Roménia (VitorPlus – Recicleta, ACU - Atelierelecreativeunite,) e Itália (Progetto QUID) participaram em sessões sobre inovação social, modelos de crescimento, negociação, captação de fundos e comunicação, a par de sessões de treino intensivas em pitching.

O programa esteve vocacionado para projetos que apresentem soluções inovadoras para problemas da sociedade, que tenham sido já lançados e validados, e que pretendam escalar o seu impacto. Equipas de três elementos avaliaram o potencial de desenvolvimento do seu projeto e aperfeiçoaram a sua estratégia de crescimento, centrando-se na forma de estabelecer relações produtivas com parceiros e financiadores a fim de mobilizar recursos. O programa foi lecionado por professores internacionais especializados em empreendedorismo social. A encerrar o programa teve lugar no dia 10 às 15h uma «Feira de investidores», na qual os empreendedores sociais apresentaram os seus projetos a investidores sociais.

Este Impact Bootcamp alicerçou-se no êxito do Torneio de Inovação Social (SIT) do Instituto do BEI, que todos os anos reconhece e apoia os melhores empreendedores sociais europeus. Ao longo de cinco anos, o SIT desenvolveu com sucesso uma comunidade crescente de empreendedores sociais de 20 países, que trabalham no combate à exclusão social em mais de 60 projetos.