No episódio mais recente do podcast "Negócios com Impacto", uma parceria entre a CATÓLICA-LISBON e a Rádio Renascença, ficamos a conhecer Rodrigo Pessoa Jorge, fundador da OFFCOUSTIC, uma empresa inovadora que transforma espaços de trabalho com a instalação de cabines acústicas.

Rodrigo é um jovem empreendedor de 29 anos que teve sempre uma curiosidade insaciável e uma vontade de explorar diferentes áreas. Desde criança, os seus interesses variaram entre a música e a arquitetura, mas foi na gestão que encontrou a sua verdadeira paixão. Formado pela CATÓLICA-LISBON, Rodrigo destaca a disciplina de Data Modeling, lecionada pelo Professor Carlos Rondão, como uma das mais influentes na sua carreira. "Aprendi a base, como se estrutura a base de dados, e ainda hoje uso em quase todas as áreas da nossa empresa", afirma.

Em 2020, Rodrigo fundou a OFFCOUSTIC, uma empresa que se destaca pela produção de cabines acústicas para escritórios, respondendo a uma necessidade que ele próprio sentiu enquanto trabalhava numa start-up tecnológica. A falta de espaço adequado para chamadas e reuniões levou-o a desenvolver uma solução prática e acessível. "Queríamos encontrar alguma coisa para resolver este problema e nem sabíamos o quê. Até que encontramos esta categoria de produtos, cabines acústicas, mas as soluções eram muito caras. Então, pensamos: e se nós fizéssemos uma versão mais IKEA feita em Portugal?", explica.

A OFFCOUSTIC começou com a produção de uma unidade de teste e, após constantes ajustes, conseguiu-se aperfeiçoar o produto. Hoje, a empresa conta com cerca de 130 clientes e mais de 400 cabines instaladas em oito países, embora a maioria esteja em Portugal. A empresa, sediada em Torres Vedras, com escritório em Lisboa e uma fábrica em Vendas Novas, emprega atualmente cerca de 20 pessoas. "A internacionalização é uma das nossas metas, estamos a apostar mais em Espanha e noutros mercados", adianta Rodrigo.

As cabines da OFFCOUSTIC são construídas com materiais como madeira, vidro e feltro, e incluem componentes eletrónicas. Cada cabine é montada em cerca de uma hora, sem necessidade de obras, proporcionando um espaço privado e confortável para reuniões e chamadas. "As nossas cabines são como um móvel IKEA, montam-se facilmente e são muito práticas", destaca.

O acolhimento tem sido positivo, com a procura a surgir tanto de pequenas e médias empresas, como de espaços de co-working e até universidades. "A CATÓLICA-LISBON, por exemplo, é um dos nossos clientes", partilha Rodrigo. O modelo de negócios inclui tanto a venda como o aluguer das cabines, adaptando-se às necessidades financeiras e logísticas de cada cliente.

Apesar dos sucessos, Rodrigo não esconde as adversidades enfrentadas. A internacionalização traz desafios adicionais, como o transporte e a logística. No entanto, a produção 100% portuguesa não é vista como um obstáculo. "O transporte é só contratar uma transportadora internacional. Até agora, conseguimos resolver os problemas de manutenção à distância, através de instruções e apoio técnico", explica.

A formação na Católica Lisbon School of Business and Economics desempenhou um papel crucial no percurso de Rodrigo. "Aprendi tudo do zero e com uma estrutura muito sólida. Conheci muitas pessoas importantes, desde professores a futuros chefes. A Católica ensinou-me a pensar e a ser mais ambicioso", reconhece. Rodrigo Pessoa Jorge é um exemplo de como a formação académica, aliada à inovação e perseverança, pode levar ao sucesso empresarial. A OFFCOUSTIC continua a crescer e a expandir-se, sempre com a missão de melhorar os ambientes de trabalho e proporcionar soluções práticas e eficientes para empresas de todo o mundo.

Ouvir aqui