Professor Daniel Fernandes vence o C.W. Park Award for Outstanding Contribution

Segunda, Março 18, 2019 - 17:01

O investigador e docente da CATÓLICA-LISBON Daniel Fernandes, juntamente com três co-autores, foi galardoado com um prémio que reconhece a contribuição científica excecional de um artigo da sua autoria no reputado Journal of Consumer Psychology (JCP).

O artigo, que se foca nos mecanismos por detrás do esquecimento dos consumidores de adquirir produtos que tencionavam comprar, venceu o C.W. Park Award for Outstanding Contribution. O prémio foi atribuído na conferência da Society for Consumer Psychology que teve lugar este mês em Savannah, no estado norte-americano da Georgia.

Este prémio é um dos mais significativos no campo do comportamento do consumidor, e serve para reconhecer o melhor artigo publicado num determinado ano no Journal of Consumer Psychology. O artigo When and why we forget to buy (https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S105774081500073X), assinado por Daniel Fernandes com Stefano Puntoni, da Rotterdam School of Management/Erasmus University, Stijn M.J. van Ossalaer da Cornell University, e Elizabeth Cowley, da University of Sydney Business School, foi publicado em julho de 2016.

O foco do artigo é o esquecimento dos consumidores, que por vezes deixam de adquirir, por falta de lembrança, produtos que tencionavam comprar. Os consumidores têm formas diferentes de comprar, descreve o artigo. Por exemplo, podem tentar memorizar aquilo que pretendem comprar e ir relembrando os itens na lista a ir buscar diretamente, ou podem ir circulando pelas zonas da loja para, perante esse estímulo, ir encontrando os itens necessários.

Estas duas formas de comprar foram estudadas no contexto das compras online, e houve duas conclusões principais: usando uma pesquisa baseada na memória, os consumidores lembravam-se mais vezes dos produtos que compram frequentemente, e esqueciam-se daqueles que compravam com menos frequência; mas com uma pesquisa baseada no estímulo das zonas da loja online, os consumidores até se lembravam com maior facilidade dos produtos que compram menos frequentemente.

Este trabalho está parcialmente relacionado com a dissertação de doutoramento que Daniel Fernandes desenvolveu na Rotterdam School of Management/Erasmus University. Esse trabalho venceu o prémio Emerald/EFMD Doctoral Research Award 2015, por melhor dissertação em gestão nesse ano.

Notícias relacionadas

Out 09 2019
A Professora Isabel Horta Correia, da CATÓLICA-LISBON foi citada num artigo de Kenneth Rogoff, que foi economista-chefe do FMI e é actualmente Professor de Economia e Políticas Públicas na Universidade de Harvard, artigo este divulgado de seguida, no...
Set 30 2019
24 Ago. 1963 – 25 Set. 2019 Licenciatura em Economia 1981/82 -1984/85 “O importante é que cada um de nós viva sempre no sentido de servir”, partilhou o Fernando com a tranquilidade que o caracterizava, na (insuspeitada) última conversa que teve com um...

Próximos eventos

17
Out
09:00

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal
21
Out
18:00

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal