Os robôs podem tornar a educação mais inclusiva? Veja recursos aqui

Quinta, Agosto 1, 2019 - 18:05

A integração de crianças com limitações motoras e comunicativas nas atividades da sala de aula pode ser um desafio significativo para os instrutores. Apesar de existirem tecnologias para ajudar as crianças a manipularem objetos, muitas vezes estas não estão integradas com a tecnologia e software que as mesmas crianças usam para comunicar, criando uma barreira ao uso por parte de alunos com dificuldades concorrentes. 

É este o desafio que o projeto UARPIE, liderado desde 2013 por Pedro Encarnação da CATÓLICA-LISBON, foi criado para enfrentar. Investigadores de cinco instituições parceiras desenvolveram um Sistema Integrado para a Manipulação e a Comunicação Aumentativas (SIMCA) que estas crianças poderiam utilizar para manipualr objetos educacionais, permitindo, em simultâneo, o uso do seu sistema de comunicação aumentativa e alternativa. 

Os resultados do projeto mostram que os sistemas robóticos foram considerados um recurso útil pelos professores envolvidos, e tiveram um impacto positivo no nível de participação, comunicação e manipulação de objetos por parte das crianças com deficiência. Tanto os professores como os pais ficaram supreendidos pela positiva com o desempenho das crianças. O uso destes sistemas robóticos em sala de aula também alertou os colegas de turma para as dificuldades que enfrentavam as crianças com deficiência. 

Saiba mais sobre o projeto UARPIE aqui, onde pode encontrar todos os recursos necessários para experimentar os sistemas robóticos, assim como exemplos de atividades para realizar na sala de aula. 

Notícias relacionadas

Out 26 2021
O Professor Auxiliar Nicolò Bertani, que se juntou ao corpo docente da CATÓLICA-LISBON este ano, viu o seu trabalho reconhecido pela Decision Analysis Society (DAS) da INFORMS. Nicolò, que obteve o seu Doutoramento em Decision Sciences no INSEAD, venceu...
Out 13 2021
O NECEP - Católica Lisbon Forecasting Lab - divulga hoje as suas previsões para a economia portuguesa. Tudo indica que o nível de atividade da economia portuguesa terá sido, no 3º trimestre, o maior desde o início da pandemia e das políticas de...