Os robôs podem tornar a educação mais inclusiva? Veja recursos aqui

Quinta, Agosto 1, 2019 - 18:05

A integração de crianças com limitações motoras e comunicativas nas atividades da sala de aula pode ser um desafio significativo para os instrutores. Apesar de existirem tecnologias para ajudar as crianças a manipularem objetos, muitas vezes estas não estão integradas com a tecnologia e software que as mesmas crianças usam para comunicar, criando uma barreira ao uso por parte de alunos com dificuldades concorrentes. 

É este o desafio que o projeto UARPIE, liderado desde 2013 por Pedro Encarnação da CATÓLICA-LISBON, foi criado para enfrentar. Investigadores de cinco instituições parceiras desenvolveram um Sistema Integrado para a Manipulação e a Comunicação Aumentativas (SIMCA) que estas crianças poderiam utilizar para manipualr objetos educacionais, permitindo, em simultâneo, o uso do seu sistema de comunicação aumentativa e alternativa. 

Os resultados do projeto mostram que os sistemas robóticos foram considerados um recurso útil pelos professores envolvidos, e tiveram um impacto positivo no nível de participação, comunicação e manipulação de objetos por parte das crianças com deficiência. Tanto os professores como os pais ficaram supreendidos pela positiva com o desempenho das crianças. O uso destes sistemas robóticos em sala de aula também alertou os colegas de turma para as dificuldades que enfrentavam as crianças com deficiência. 

Saiba mais sobre o projeto UARPIE aqui, onde pode encontrar todos os recursos necessários para experimentar os sistemas robóticos, assim como exemplos de atividades para realizar na sala de aula. 

Notícias relacionadas

Out 09 2019
Está disponível o sumário executivo da Folha Trimestral de Conjuntura (FTC) relativo ao 3º Trimestre de 2019, divulgado publicamente, quer no site da CATÓLICA-LISBON quer junto da imprensa. A FTC apresenta trimestralmente estimativas sobre o crescimento...
Set 27 2019
A evolução constante da sociedade motiva mudanças na forma como as pessoas se relacionam com a comida. Se no passado o foco era perceber as mudanças naquilo que as pessoas comem, agora é essencial entender a maneira como as pessoas comem. A Terceira...

Próximos eventos

15
Nov
14:30

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal
20
Nov
17:30

Católica Lisbon School of Business & Economics

LisboaLisboa1649-023
Portugal