A integração de crianças com limitações motoras e comunicativas nas atividades da sala de aula pode ser um desafio significativo para os instrutores. Apesar de existirem tecnologias para ajudar as crianças a manipularem objetos, muitas vezes estas não estão integradas com a tecnologia e software que as mesmas crianças usam para comunicar, criando uma barreira ao uso por parte de alunos com dificuldades concorrentes.
É este o desafio que o projeto UARPIE, liderado desde 2013 por Pedro Encarnação da CATÓLICA-LISBON, foi criado para enfrentar. Investigadores de cinco instituições parceiras desenvolveram um Sistema Integrado para a Manipulação e a Comunicação Aumentativas (SIMCA) que estas crianças poderiam utilizar para manipualr objetos educacionais, permitindo, em simultâneo, o uso do seu sistema de comunicação aumentativa e alternativa.
Os resultados do projeto mostram que os sistemas robóticos foram considerados um recurso útil pelos professores envolvidos, e tiveram um impacto positivo no nível de participação, comunicação e manipulação de objetos por parte das crianças com deficiência. Tanto os professores como os pais ficaram supreendidos pela positiva com o desempenho das crianças. O uso destes sistemas robóticos em sala de aula também alertou os colegas de turma para as dificuldades que enfrentavam as crianças com deficiência.
Saiba mais sobre o projeto UARPIE aqui, onde pode encontrar todos os recursos necessários para experimentar os sistemas robóticos, assim como exemplos de atividades para realizar na sala de aula.