Observatório da Sociedade Portuguesa (OSP) -Estudo da Sociedade Portuguesa- Felicidade, satisfação e qualidade de vida, solidão e perceção de saúde (novembro 2016)

Quinta, Janeiro 26, 2017 - 17:36

O Observatório da Sociedade Portuguesa da CATÓLICA-LISBON realizou em novembro de 2016 o seu quarto estudo de modo a caracterizar os fatores que influenciam a vida das pessoas que pertencem à Sociedade Portuguesa.

Neste estudo, ao qual responderam 983 participantes, aferiu-se níveis gerais de bem-estar e de satisfação com a vida, níveis específicos de satisfação com a vida, posição na sociedade, perceção de saúde, solidão, qualidade de vida, confiança no Sistema de Saúde, e rendimento e poupança nos membros da Sociedade Portuguesa.

Tal como verificado no último trimestre de 2015, em geral, os participantes referem sentir-se felizes (72%) e estarem satisfeitos com a vida em geral (68%). Em relação à perceção de saúde, 81% dos participantes reporta ter uma saúde boa a ótima e relativamente a aspetos de solidão, a maioria dos participantes não indica sentir-se só. No que concerne a confiança no sistema de saúde, 93% dos respondentes consideram que é responsabilidade do governo assegurar que todos os Portugueses têm acesso a cuidados de saúde. Em termos de comportamentos de poupança, 89% dos participantes refere ter muito interesse em poupar. Este é um contributo da Católica Lisbon à sociedade civil e académica.

Resultados mas detalhados podem ser consultados aqui.

 

Notícias relacionadas

Abr 08 2020
Aquando da divulgação da Folha Trimestral de Conjuntura nº 60 (Ano XV) no passado dia 23 de março, o NECEP decidiu antecipar a publicação da Folha Trimestral de Conjuntura apenas com cenários para o ano de 2020 e sem divulgar as estimativas habituais...
Mar 24 2020
Está disponível o sumário executivo da Folha Trimestral de Conjuntura (FTC) relativo ao 1º Trimestre de 2020, divulgado publicamente, quer no site da CATÓLICA-LISBON quer junto da imprensa. A FTC apresenta trimestralmente estimativas sobre o crescimento...