NECEP - Católica Lisbon Forecasting Lab - divulga previsões para economia portuguesa

Quarta, Julho 7, 2021 - 14:37

O NECEP - Católica Lisbon Forecasting Lab - divulga hoje as suas previsões para a economia portuguesa. 

De acordo com o NECEP, tudo indica que o nível de atividade da economia portuguesa terá sido, no 2º trimestre, o maior desde o início da pandemia e das políticas de confinamento introduzidas em março de 2020.

Assim, a economia portuguesa deverá ter crescido 5% em cadeia ou 15.5% em termos homólogos, pelo que deverá estar a operar a cerca de 95.5% do nível do 4º trimestre de 2019, o último sem efeitos da pandemia e dos confinamentos.

O resto do ano deverá ser influenciado pelo efeito combinado da intensidade das restrições ainda vigentes e da recuperação do turismo. O cenário central de crescimento do PIB em 2021 é agora de 3.5%, uma revisão em alta de 2.5 pontos percentuais que colocaria a economia portuguesa a operar a cerca de 95.7% do nível de 2019. No entanto, a incerteza é elevada pelo que o crescimento este ano poderá vir a oscilar entre 2% e 5% em função da intensidade das limitações à atividade económica e da dimensão do apoio orçamental às empresas e famílias. Para 2022 é esperado um crescimento de 4.5% que permitiria, em princípio, o retorno ao nível de atividade de 2019. Atingido esse nível, o crescimento deverá abrandar para cerca de 2%, com o previsível regresso a medidas de consolidação orçamental em 2023 como forma de reduzir a dívida pública para níveis sustentáveis a médio e longo prazo.

Notícias relacionadas

Abr 14 2021
O NECEP - Católica Lisbon Forecasting Lab - divulga hoje as suas previsões para a economia portuguesa. O confinamento das últimas semanas deverá ter motivado uma queda de 5% do PIB no primeiro trimestre de 2021 (ou de 7% face ao mesmo período do ano...
Jan 20 2021
O NECEP - Católica Lisbon Forecasting Lab - divulga hoje as suas estimativas para a economia portuguesa. A principal novidade é a estimativa de uma queda de 2% do PIB em 2021, uma forte revisão em baixa (-4.5 pontos percentuais) face à previsão anterior...