NECEP - Católica Lisbon Forecasting Lab - divulga estimativas para PIB do 3º trimestre de 2020

Quarta, Outubro 7, 2020 - 14:11

O NECEP - Católica Lisbon Forecasting Lab - divulga hoje as suas estimativas para a economia portuguesa.

Em traços gerais, o 3º trimestre terá ficado aquém das expetativas com um crescimento de 5% em cadeia, elevado em termos históricos, mas insuficiente para compensar as perdas acumuladas no 1º semestre do ano.

Desta forma, a variação homóloga poderá ter sido de -12.5% no 3º trimestre, com o NECEP a manter o cenário central de contração de 10% do PIB no conjunto do ano de 2020. Não é de colocar de parte um cenário de contração próxima dos 12%, em linha com o esperado para Espanha. No entanto, também não é de descartar uma queda de 9% num cenário "otimista", em todo o caso mais severo face às expetativas do Governo e do Banco de Portugal ontem conhecidas na casa dos -8%.

Relativamente a 2021, o NECEP aponta para que a economia portuguesa permaneça cerca de 8% abaixo do nível de 2019, o último ano "normal" antes do confinamento. A confirmar-se uma queda de 10% em 2020, tal corresponderia a um crescimento entre 2.5% e 3.0% no próximo ano face a 2020, também um pouco aquém do esperado pelas entidades oficiais. Tal explica-se pela profundidade da crise instalada e pela elevada incerteza em torno da evolução da pandemia, da economia europeia e da própria natureza da política orçamental no próximo ano, aspetos que poderão ser clarificados nas próximas semanas.

Pode aceder aqui ao relatório completo do NECEP - Católica-Lisbon Forecasting Lab.

Notícias relacionadas

Jul 07 2021
O NECEP - Católica Lisbon Forecasting Lab - divulga hoje as suas previsões para a economia portuguesa. De acordo com o NECEP, tudo indica que o nível de atividade da economia portuguesa terá sido, no 2º trimestre, o maior desde o início da pandemia e das...
Abr 14 2021
O NECEP - Católica Lisbon Forecasting Lab - divulga hoje as suas previsões para a economia portuguesa. O confinamento das últimas semanas deverá ter motivado uma queda de 5% do PIB no primeiro trimestre de 2021 (ou de 7% face ao mesmo período do ano...