No episódio de hoje do Negócios com Impacto, ultrapassamos fronteiras e conhecemos um alumnus do Mestrado internacional da CATÓLICA-LISBON. Natan Jacquemin decidiu fazer de Portugal a sua casa e criou a NÃM Mushrooms, uma empresa portuguesa focada em transformar borras de café em cogumelos comestíveis, promovendo uma economia circular e sustentável.

Natural de Bruxelas, Natan Jacquemin sempre teve paixão pela Economia. Influenciado por amigos, decidiu vir para a CATÓLICA-LISBON tirar um Mestrado em Economia e realizar o seu sonho de criar uma empresa com base na economia circular.

E foi precisamente para gerar um impacto positivo na sociedade que Natan fundou, em 2018, a NÃM Mushrooms, uma empresa de economia circular baseada em quintas urbanas que transforma borras de café em cogumelos e fertilizantes.

Com a Delta Cafés como investidor e fornecedor oficial das borras de café, Natan explica que a sua empresa surgiu da vontade de transformar o desperdício numa oportunidade económica de valor. Explica-nos ainda que “estes resíduos não são meramente desperdício, após o uso, permanecem ricos em nutrientes limpos, devido à água a ferver utilizada na preparação do café que elimina impurezas. E o que resulta desse processo? Cogumelos – a única coisa que pode nascer deste desperdício”.

Em Portugal, mais de 150 restaurantes já se renderam aos cogumelos da NÃM Mushrooms, incluindo casas de destaque como A Padaria Portuguesa e a Lupita Pizzaria.  Natan menciona que “apesar de vendermos também a particulares através da nossa loja online e especialmente na altura do Natal, 95% dos nossos clientes estão na área da restauração”.

Diferenciadores, mas competitivos, é assim que o alumnus da CATÓLICA-LISBON considera a sua NÃM. Ao falarmos de alterações climáticas e ambientais, Natan explica que ser sustentável “não é uma brincadeira. As pessoas têm de perceber que a ecologia também tem um custo e uma das dificuldades com que nos deparamos é sermos produtores de qualidade ao mesmo tempo que somos competitivos, isto é, mantermos os preços dentro dos valores de mercado”.

Orgulhoso do crescimento do seu negócio, Natan acredita que ainda há muito caminho para desbravar na área da sustentabilidade: “ainda sinto resistência devido ao estado da economia do país e infelizmente, apesar de ter havido uma evolução principalmente desde a pandemia, ainda não é uma prioridade, é uma tendência. O objetivo será alcançado quando a sustentabilidade passar a ser uma necessidade”.

Com uma fábrica em Odivelas, o grande foco de Natan é transformar a NÃM numa das fábricas mais sustentáveis do mundo, focando-se não apenas na produção a partir das borras de café, mas também em práticas ecológicas em todo o processo, como o uso de energia limpa e a reciclagem de água.

A médio prazo a NÃM Mushrooms pretende manter-se próxima do consumidor nacional, garantindo impacto local enquanto cresce de forma sustentável.