O sexto episódio da segunda temporada do videocast Family Business Talks, uma iniciativa integrada na unidade curricular Mastering Family Businesses da CATÓLICA-LISBON, contou com a participação de João Rodrigues Pena, fundador e managing partner da Arboris, uma consultora de referência especializada no aconselhamento estratégico a empresas familiares.

Ao longo da conversa, são abordados temas estruturantes para a longevidade e sustentabilidade das empresas familiares, incluindo os seus principais pontos fortes e vulnerabilidades, os desafios da sucessão entre gerações, a importância de mecanismos de governance, o papel do conselho de família e o impacto das emoções no processo de tomada de decisão.

João Rodrigues Pena é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, tendo completado um MBA na Universidade Nova de Lisboa (em parceria com a Wharton Business School) e uma pós-graduação na Harvard Business School. A sua experiência de quase três décadas em consultoria estratégica, incluindo funções como Senior Partner na Roland Berger e Presidente da Itcarni para Portugal e Espanha, permitiu-lhe colaborar com alguns dos maiores grupos empresariais da Península Ibérica.

A paixão pelas dinâmicas próprias das empresas familiares levou-o, em 2020, a fundar a Arboris, com o objetivo de prestar aconselhamento personalizado e altamente especializado ao Presidente e ao corpo acionista de grupos familiares de referência. A atuação da consultora foca-se em quatro áreas complementares: Estratégia, Organização, Governance e Pessoas.

“Uma empresa familiar bem gerida tem, na minha opinião, mais atributos do que desafios, e são frequentemente atributos superiores aos das empresas não familiares”, afirma.

Entre os aspetos positivos, destaca-se o forte compromisso dos acionistas com o negócio, a visão de longo prazo, a proximidade com os colaboradores e uma reputação construída sobre continuidade e seriedade. No entanto, alerta para o principal risco enfrentado por estas empresas a partir da terceira geração: a falta de unidade acionista, muitas vezes provocada pela multiplicação de ramos familiares e pela divergência em decisões estratégicas e sucessórias.

O sexto episódio do Family Business Talks está já disponível no YouTube da CATÓLICA-LISBON.