Há uma nova empresa a operar na área da sustentabilidade em Portugal, cuja missão é a de ajudar outras empresas a calcular a pegada carbónica dos seus produtos. Chama-se ZeroPact e é cofundada por João Pedro Morgado, o convidado desta semana do videocast Negócios com Impacto, uma parceria com a Rádio Renascença, na qual damos a conhecer os empreendedores alumni da CATÓLICA-LISBON e os seus negócios com impacto.
Fundada em 2023 e lançada ao mercado em setembro de 2024, a ZeroPact surge da vontade conjunta de três fundadores em desenvolver a área da sustentabilidade com o apoio da tecnologia.
Durante nove meses, os fundadores auscultaram as empresas para perceber quais as suas necessidades e como podiam ser mitigadas com o recurso à tecnologia. Rapidamente, identificaram o problema: “Todos os produtos que vestimos, que consumimos, têm uma pegada carbónica associada. E esta pegada carbónica é especialmente difícil de calcular. Por exemplo, um par de calças pode passar por 70 países. Portanto, requer muita informação e está altamente dispersa por vários stakeholders ao longo da cadeia de valor”.
João Pedro Morgado explica, durante o episódio, que a ZeroPact foi a primeira empresa a automatizar o cálculo carbónico: “Desenvolvemos uma solução que extrai automaticamente toda a informação necessária a partir das bases de dados de uma empresa, seja do seu site, onde normalmente estão descritas a composição dos produtos e a sua origem, ou de sistemas internos, como softwares de gestão ou outras bases de dados menos estruturadas. Reunimos todos esses dados no nosso algoritmo, que processa tudo e gera automaticamente o resultado final das emissões de carbono”.
Empresas como a Diverge e Chulé, que já estiveram em destaque na primeira temporada do Negócios com Impacto, já trabalham com a ZeroPact, cujo modelo de negócio opera por subscrição, “com um custo relativamente baixo comparativamente ao que existe”, explica João Pedro Morgado.
A CATÓLICA-LISBON teve um papel fundamental no arranque do percurso da ZeroPact, sobretudo pela rede de contactos que proporcionou. Desde investidores a pequenas marcas disponíveis para testar o produto, João Pedro Morgado encontrou sempre abertura e apoio.
Durante o episódio, João Pedro Morgado partilha as maiores dificuldades em lançar uma empresa com impacto, quais os objetivos futuros da ZeroPact e explica de que forma são feitos os cálculos para determinar a pegada ecológica dos produtos que consumimos.
O nono episódio do videocast Negócios com Impacto conta a história da ZeroPact, pela voz de um dos cofundadores, e já está disponível para ouvir e ver no Spotify e YouTube da CATÓLICA-LISBON.