Vivemos numa era em que a tecnologia dita o ritmo do mundo e as habilidades do futuro parecem moldar o destino das próximas gerações, e Pedro Teixeira, cofundador da Happy Code, compreende isso perfeitamente. Nascido em Lisboa há 47 anos, desde jovem já sonhava com uma vida de serviço, inicialmente imaginando-se como polícia ou bombeiro. No entanto, a sua trajetória levou-o por outros caminhos, especialmente depois de descobrir a sua paixão pela Economia, uma disciplina que o cativou.

Hoje, Pedro Teixeira é uma figura central no sistema educacional português, impulsionando a inovação e o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro. O seu compromisso em impactar positivamente a vida dos outros é evidente na missão da Happy Code, uma escola que se posiciona na vanguarda da preparação das crianças para os desafios do amanhã, e que está hoje em destaque no “Negócios com Impacto, um podcast da Renascença com a CATÓLICA-LISBON.

Fundada em 2017 por Pedro Teixeira e Filipe Leitão, ambos Alumni da CATÓLICA-LISBON, a Happy Code rapidamente se tornou uma referência no panorama educativo nacional. Com uma visão clara, a escola de competências do futuro opera na interseção de três áreas cruciais: tecnologia, empreendedorismo e consciência social. "Usamos a tecnologia para desenvolver competências socio emocionais, as soft skills, que acreditamos que são as competências que farão dos jovens de hoje adultos de sucesso no futuro", explica Pedro.

Em termos práticos, a Happy Code ensina programação a alunos dos 5 aos 17 anos. Pedro descreve a abordagem da escola como um convite para que as crianças aprendam não apenas programação, mas também sejam desafiadas a resolver problemas reais. "Ensinamos programação às crianças, mas ensinamos de uma forma em que vão ser desafiados a resolver problemas do mundo, problemas esses que têm por base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas", afirma.

O impacto da Happy Code é tangível, contam com quase 40 mil alunos formados até o momento e uma faturação de 1 milhão de euros em 2023. Contudo, além dos números, o verdadeiro sucesso da escola reside na transformação que proporciona às crianças. Pedro lembra com carinho que os seus próprios filhos foram os primeiros alunos, testemunhando em primeira mão o entusiasmo e o potencial transformador da Happy Code.

A relação das crianças com a tecnologia é uma preocupação crescente, e a Happy Code aborda essa questão sem receios. Pedro Teixeira reconhece os desafios, mas enfatiza a importância de encontrar um equilíbrio saudável. "Na Happy Code, a forma como nós vemos é que tudo o que é em excesso é mau, mas se for bem utilizado, a tecnologia não é um mal em si mesmo", destaca.

A sua jornada, marcada pela parceria estratégica com a CATÓLICA-LISBON, é um testemunho vivo do poder transformador da educação. Formado em Administração e Gestão de Empresas pela CATÓLICA-LISBON, Pedro Teixeira destaca que foi essa formação que lhe proporcionou a confiança necessária para abraçar novos desafios. "Não ter medo de me lançar nesta ideia nova - que hoje já não o é - mas há 7 anos era. Isso veio de uma confiança que o próprio curso incentivou", reflete. Assim, a história de Pedro Teixeira e da Happy Code é uma narrativa de visão, resiliência e compromisso com a construção de um futuro melhor. Num mundo em constante mudança, a escola continua a ser uma luz orientadora, preparando os jovens não apenas para enfrentar os desafios, mas também para moldar o mundo que desejam habitar.

Ouvir aqui